sexta-feira, 11 de maio de 2007

Formação escolar com saída profissional





Desde 1985 que paralelamente com a minha actividade profissional na Hotelaria, tenho vindo a desempenhar a função de Formador na área de Alimentação e Bebidas (F&B). O Gosto por transmitir os meus conhecimentos aos mais novos e não só, contribuir para a sua valorização profissional e pessoal, bem como para uma boa qualidade de serviços a prestar aos clientes (Turistas) que nos visitem, tem alimentado de uma forma positiva esta minha actividade. No entanto de há três anos a esta parte, um novo desafio foi-me colocado, fazer da equipa Formativa da Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras, em Armação de Pêra, ministrando a área tecnológica de Bar. O Curso Cef-Bar tem por objectivo possibilitar aos Jovens alunos que tenham mais dificuldades na aprendizagem no ensino normal, frequentar um curso Profissional com uma vertente teórica e uma acentuada componente pratica no serviço de bebidas simples, compostas, cafetaria, restaurante, vinhos, assim como noções de higiene e segurança alimentar e segurança no trabalho. Fazem parte do Curso ainda as Disciplinas de Português, Cidadania e Mundo Actual, Matemática, Tic, Inglês, Alemão e Educação Física O curso tem a duração de dois anos, no final os alunos ficarão com a habilitação escolar do 9º ano e com diploma profissional de Barman ou Barmaid. A escolha deste tema deve-se ao facto de acho que outros cursos do género deveriam ser implementos nas mais diversas profissões tais: Carpintaria, Electricista, Canalizador etc. etc. Estes para além de possibilitar aos jovens a habilitação escolar e profissional, proporcionava uma mão-de-obra qualificada e uma excelente qualidade de serviços. Mãos á obra!!! Tem sido uma acção muito enriquecedora!!!

Sem comentários: