segunda-feira, 28 de abril de 2008

JORGE MONIZ PEREIRA, DA ASSOCIAÇÃO BARMEN DO ALGARVE, PRESIDENTE DO COMITÉ I.B.A.


Jorge Moniz Pereira, Barman Português de renome internacional, destaca-se como Presidente do Comité de formação da International Bartender Association, designado por "Education Development Committee", que coordena e verifica os conteúdos programáticos, entre outros os lecçionados no " Training Center John White Course", o qual agrega profissionais de bar dos cinco continentes.
Esta escola de bar da I.B.A. tem vindo a realizar-se em vários países, sendo que Portugal teve a Honra de receber este curso durante 7 anos na década de 80, cujo o Director do curso foi o Barman Português, José Joaquim Poejo Mendes, o qual dignificou em conjunto com a sua equipa formativa os Barmen Portugueses.
( Recordar é viver, com muita saudade da minha participação no Training Center John White Course, em representação de Portugal. Um dos momentos mais gratificantes na minha vida profissional e pessoal.)
Por norma participam nesta acção de formação jovens Barmen dos 18 aos 28 anos que se destaquem em cada país membro da I.B.A. A acção visa a troca de conhecimentos e competências, partilha de saberes, debate acerca das marcas e produtos das firmas patrocionadoras, promoção dos diversos países, assim como a valorização profissional. pessoal e cultural dos participantes.
Para além da coordenação do Curso, que decorreu no Brasil, de 24 de Março a 4 de Abril de 2008, Jorge Moniz Pereira, proferiu durante o mesmo uma palestra acerca do Vinho do Porto, considerado um dos maiores embaixadores de Portugal.
De salientar que a International Bartender Association tem vindo a debater " a problemática do Álcool" nas suas acções de formação em especial com os jovens.
Nesse sentido Jorge Moniz Pereira e a I.B.A. através do Training Center John White Course tem vindo a encetar contactos com firmas patrocinadoras no sentido de obter apoio para formar jovens em período escolar chamando a atenção para os malefícios do álcool. A culminar este projecto foi assinado no passado dia 24 de Abril em Singapura um protocolo com a participação do Vietename, China e Singapura com o alto patrocinio da firma BACARDI.
É de louvar esta iniciativa, salientando o facto de ser liderada por um barman português, o qual organiza e transmite os seus conhecimentos , competências e saberes acerca da técnica da mistura e do mundo das bebidas simples ou compostas a jovens barmen de todo o mundo.

Sem comentários: