sábado, 10 de maio de 2008

Concurso Long Drink, Na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Núcleo Escolar de Portimão

Ao longo da minha vida profissional, tenho vindo a acompanhar a evolução do Mundo das bebidas simples e compostas, não só pelo facto de me encontrar ligado ao departamento de Alimentação e Bebidas mas também porque paralelamente sou formador na área de Bar/Restaurante. Sempre que me é possível tento participar ou estar presente em eventos que me permitem uma actualização constante nesta matéria e assim me preparar da melhor para o meu desempenho profissional e transmitir os meus conhecimentos e saberes aos meus colegas e formandos.
Assim no dia 8 de Maio a convite da Escola de Hotelaria do Algarve, Núcleo Escolar de Portimão, participei no concurso de Long Drink, em representação da Associação Barmen do Algarve, tendo por missão prestar a minha colaboração no secretariado do referido Concurso.


Esta acção organizada pelo Núcleo Escolar de Portimão, da Escola de Hotelaria do Algarve, superiormente coordenada por Pedro Moreira, contou com a colaboração da Equipa Formativa e alunos os quais participaram activamente, como Júris de degustação, bem numa multiplicidade de tarefas inerentes à realização desta iniciativa.

( Da esqrdª para a drtª Paulo Cardoso, Formador de Bar da EHTA- Núcleo Escolar de Portimão e Manuel Alves, da Associação Barmen do Algarve)

( Da esqdª para drtª, Paulo Cardoso e Telmo, Formadores de Bar, sempre atentos nas tarefas de apoio aos concorrentes, um trabalho de extrema importância para das provas dos participantes)

No entanto gostaria de destacar o trabalho realizado pelos Formadores da área de Bar desta Escola respectivamente, José Joaquim Poejo Mendes, Paulo Cardoso e Telmo, na coordenação da parte organizativa do evento, os quais contribuíram para o sucesso da acção e proporcionaram as condições necessárias para que os participantes no concurso tivessem as condições ideais para a preparação das composições e decorações apresentadas a concurso.



( Da esqrdª para a dirtª, Manuel Alves, representante da Associação Barmen do Algarve e José Joaquim Poejo Mendes, Formador de Bar da EHTA Núcleo escolar de Portimão e membro da organização)

Mais uma vez a Associação Barmen do Algarve, aceitou o convite no sentido de colaborar na realização de mais um Concurso de Cocktails na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Desta feita, fez-se representar por Barmen de renome Internacional, respectivamente, Jorge Moniz Pereira, Luís Bragança, Manuel Alves, Manuel Tavares, Hélder Longo e Francisco Guerreiro, os quais participaram como Júris Técnicos de Degustação e no Secretariado.


(A FlairZone, Academia de Bar, vocacionado para a formação de Flair/ Frestyle Bartending fez representar pelo "Trainer", Rui Serra, o qual colaborou com júri degustador.)

( Alunos do Curso de Turismo, responsáveis pela apresentação do Concurso)

Também o Curso de Turismo colaborou com a iniciativa, quer na apresentação do Concurso quer no Secretariado e demonstra uma forte entre ajuda de turmas de diferentes cursos, o que é de saudar, pois só assim è possível criar espírito de Equipa.

( No secretariado, Isa Santos e Inês Morais, do curso de Turismo, contabilizaram a pontuação atribuída por cada Júri aos concorrentes e apresentaram á organização a classificação Final.)

( Alunos do 1º ano Bar/Restaurante, estiveram no apoio aos concorrentes)

A turma do 1ª ano de Bar/Restaurante, a qual procedeu ao apoio e transporte de bebidas, copos, utensílios e assim teve oportunidade de assistir, adquirir conhecimentos, tendo em vista uma futura participação.

( Alunos do 1ª ano Bar/Restaurante, colaboraram no apoio aos concorrentes)

Participaram neste concurso 34 Alunos do 2º e 3º ano do Curso Bar/Restaurante, os quais demonstraram elevado grau de profissionalismo, de criatividade na preparação das suas composições e decorações. Assim sob o olhar atento do Júri Técnico, os mesmos evoluíram em palco, com preparação de 4 Long Drinks cada, no tempo de 7 minutos.

( Luis Bragança, da Associação Barmen do Algarve, Júri Técnico, atento á prova de um dos concorrentes)

O Júri Técnico foi formado por Jorge Moniz Pereira e Luís Bragança, da Associação Barmen do Algarve, sendo que os memos em conformidade com a prova efectuada concorrentes atribuíam uma pontuação de 0 a 20. De salientar que os participantes demonstraram elevado grau de técnica na preparação das suas composições.

( Jorge Moniz Pereira, da Associação Barmen do Algarve, Júri Técnico, observa a mise-en-place, de uma concorrente)

( Grupo de Júri nº 1, da Esqdª para a dirtª, Profª Telma, Manuel Tavares, da A.B.A. e Rui Serra da Flairzone)

Tarefa árdua teve o Júri Degustador, formado por Professores da EHTA, por representantes da Associação Barmen do Algarve e da Flairzone, em apreciar os aromas , cor, decoração e distintos sabores dos Long Drinks apresentados a Concurso.

( Grupo de Júri nº2, da esqrdª para drtª, Profª Teresa Chinopa, Manuel Alves, da A.B.A. e profª Patricia Constantino )

( Grupo Júri nº4, ao centro, Helder Longo, da A.B.A., ladeado por dois Professores da EHTA)


De realçar a presença de uma numerosa assistência, no auditório da escola, alegre, participativa, dando forte apoio ao concorrentes e interessada no desenrolar das provas .

( Grupo Júri nº 3, ao centro Rui Serra, da Flairzone, ladeado por dois professores da EHTA)

Após a soma dos pontos atribuídos pelos diferentes Júris, a classificação foi a seguinte:

1º Classificado

Alexandre Luz

Nome da Composição: Strawberry Sofhic

0,5 cl Xarope de Morango Monin

5 cl de Vodka

3 cl de Sour Mix

Prepara-se no : Blender

Preenche-se com : Plopa de Morango Compal

Decora-se com : Morango

2º Classificado

Rui Correia

Nome da Composição: Fresh Portugal

1 cl de Xarope de Melancia Monin

4 cl de Rum

1 cl de Sour Mix

Preparado no: Boston shaker

Preencher com: Cranberry juice e Champanhe

Melancia e chocolate

3º Classificado

Carlos Lisboa

Nome da Composição: Pamela

2 cl de Xarope de Morango Monin

3 cls de Vodka de Framboesas Absolut

1 cl de Licor de Melão Bols

1 cl de Locor Passoa

Preparado no: Shaker

Preencher com : sumo Maracujá Compal

Decora-se com: Melão e morango.











































Sem comentários: