terça-feira, 9 de setembro de 2008

Portimão Formula Windsurfing World Championships , Setembro 2008


Está a decorrer em Portimão mais um evento de renome Mundial o Formula Windsurfing World Championships 2008, de 8 a 14 de Setembro, no qual a elite do windsurfing mundial, desfruta as excelentes condições da praia do Alvor para a prática desta modalidade desportiva.
Este evento ISAF [International Sailing Federation] junta os melhores velejadores dos cinco Continentes, para atribuir aos melhores os títulos de Campeões do Mundo nas Divisões de Homens e Senhoras.
De destacar a presença de algumas das mais cintilantes estrelas do universo deste desporto os quais ostentam nos seus currículos vários prémios a nível Europeu, Mundial.
Portugal tem como representantes nesta competição Bruno Bértholo, Campeão do Mundo Masters Pesos Leves; pelo portimonense Miguel Martinho, Campeão do Mundo na Classe Seniores Pesos Leves; Vasco Chaveca, Rui Silva e Pedro Soares. O que demonstra a evolução dos atletas Portugueses no contexto Mundial desta modalidade desportiva.

O evento Portimão Formula Windsurfing World Championships 2008 está ser palco de todas as atenções das mais altas instâncias que regulam o desporto olímpico, já que a Formula Windsurfing - One Design é o projecto mais bem colocado para integrar os próximos Jogos Olímpicos.
Tendo em conta a excelência do evento, o Comité Organizador liderado por Manuel da Luz - Presidente do Município de Portimão e assessorado por Luís Carito - Presidente da ExpoArade, EM, João Pedro Cascais - Presidente do CA da Federação Portuguesa de Vela, José Guimarães - Presidente da Direcção do Overpower Club e Ceri Williams - Presidente da Classe, está a desenvolver um trabalho exemplar com vista ao sucesso do evento em Portugal.

José Guimarães - Presidente do Overpower Club, o organizador local - não esconde o seu contentamento e afirma: "Estamos muito felizes por a IWA nos ter confiado a organização do seu evento maior. ...prometemos tudo fazer para que o sucesso destes Campeonatos seja uma certeza". Portugal pode perfeitamente estar orgulhoso por ter sido eleito para organizar tão importante evento, pois estes Campeonatos Mundiais contam sempre com imensas candidaturas por parte de países influentes na área do desporto.
Portimão, o local onde se realiza o evento, é um paraíso para a prática dos desportos náuticos. Tem 8 kms de praia e as condições de vento são, normalmente, um side off-shore ou off-shore constante de 12 a 20 nós. A temperatura da água ronda os 22º C e temperatura do ar 25º C. Além da inegável conexão da Cidade ao Mar, os visitantes encontrarão aqui os mais emblemáticos eventos náuticos - Campeonato do Mundo de Motonáutica F1, Campeonato do Mundo de Kitesurf, Troféu Med Cup, Campeonato do Mundo de Powerboat, entre outros.

A patrocinar a vinda deste grande evento a Portugal, está a Câmara Municipal de Portimão como “main sponsor”, tendo como “official sponsors” - a ExpoArade, EM e o Grupo Pestana - Hotels Resorts. A NISSAN acaba também de aderir a esta iniciativa, adquirindo a posição "Viatura Oficial do Evento" e participando ao mesmo tempo de uma forma activa com as Navara's - uma utilitária desportiva 4X4 com toda a potência necessária para todas as movimentações exigentes que a organização necessita. Este “official sponsor” providenciará, ainda, dois potentes barcos que levarão os convidados para os Campos de Regata para que possam acompanhar de perto todas as estratégias dos velejadores em competição.
Penso que não existem dúvidas acerca da importância de eventos desta natureza para Portimão, para o Algarve e para Portugal no sentido do seu desenvolvimento e da promoção da actividade turística e desportiva, aproveitando as excelentes condições e características da Região, bem como para a economia local e Nacional.
Programa Oficial

6, 7 de Setembro

Chegada & Treinos


8 de Setembro

09:00 :: Abertura do Secretariado
10:00 :: Registos


9 de Setembro

09:00 :: Abertura do Secretariado
09:00 :: Registos & Medições
15:00 :: Início da Competição
17:30 :: Última Possível Largada
19:00 :: Cerimónia de Abertura & Cocktail
22:00 :: Actividades Sociais


10, 11, 12, 13 de Setembro

09:00 :: Abertura do Secretariado
10:00 :: Abertura da Área VIP
10:00 :: Primeira Possível Largada
17:30 :: Última Possível Largada
22:00 :: Actividades Sociais


14 de Setembro

09:00 :: Abertura do Secretariado
09:00 :: Primeira Possível Largada
17:30 :: Última Possível Largada
19:00 :: Cerimonia de Entrega de Prémios
21:00 :: Jantar & Festa
22:00 :: Partidas



Os Vencedores Portimão Formula Windsurfing Grand Prix 2007



HOMENS

1 Austrália Steve Allen AUS-0 Benzacne, Gaastra, Tabou, Deboichet, Billabong
2 Argentina Gonzalo Costa Hoevel ARG-3 F2, Neil Pryde, F2 Clothing
3 Brasil Fabio Melo BRA-74 Gaastra,Starboard,Katanka.com.br
4 Itália Alberto Menegatti ITA-456 Quiksilver, Trentingrana, F2, Deboichet, North Sails, Deemeed
5 Brasil Wilhelm Schurmann BRA-999 Starboard, Neil Pryde, Oakley, www.schurmann.com




MASTERS

1 Estónia Martin Ervin EST-202 Sailing Club Pomorie
2 Alemanha Andy Abendroth GER-66 Loft Sails, Starboard
3 Polónia Ryszard Pikul POL-40 Starboard, Neil Pryde
4 Letónia Romualds Zelcs LAT-25 Extreme Sport
5 Portugal Rui Silva POR-11 Starboard, Neil Pryde, C. N. Cascais

Sem comentários: