domingo, 2 de novembro de 2008

Autódromo Internacional do Algarve de Portimão

O novo Autódromo Internacional do Algarve de Portimão, no sul de Portugal, foi inaugurado oficialmente hoje.
O circuito, também conhecido como Algarve MotorPark, tem 4.692 metros de extensão e reúne todas as condições técnicas para ser palco privilegiado das provas oficiais de Fórmula 1 e do Mundial de MotoGP. Pilotos e organização, mais as devoradoras do asfalto na zona ribeirinha de Portimão

Situado a cerca de 10 minutos das localidades de Portimão e Lagos, o autódromo contou com um investimento de cerca de 20 milhões de euros e poderá receber mais de 70 mil pessoas. Ministro da Economia corta a fita da inauguração do Autódromo Internacional de Portimão, com Paulo Pinheiro, da Parkalgar e o olhar atento de Manuel da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.



Ministro da Economia corta a fita da inauguração do Autódromo Internacional de Portimão
O ministro da Economia classificou este domingo a inauguração do Autódromo do Algarve como um “grande dia” e elogiou a coragem dos privados em criarem uma estrutura que irá gerar emprego e combater a sazonalidade na região.


Paulo Pinheiro, da Parkalgar, ladeado por Troy Bayliss e Miguel Praia

“O empenho e a visão dos privados foi fundamental para um projecto que tem dimensão regional, nacional e internacional”, afirmou Manuel Pinho.
Troy Corser conquistou o vice-campeonato da Superbike.


O presidente da Câmara de Portimão, também se mostrou satisfeito com a inauguração do equipamento, que acredita que será rentabilizado, sobretudo depois da conclusão do complexo que inclui um hotel, um parque tecnológico e um parque desportivo.
“Todos os equipamentos que aqui irão crescer são uma mais-valia para evitar que o autódromo se transforme num elefante branco, que era a minha grande preocupação”, afirmou Manuel da Luz.
Quanto ao circuito, que Manuel Pinho já teve oportunidade de experimentar com o piloto Tiago Monteiro ao volante, afirmou que as opiniões são unânimes em considerá-lo como “um dos melhores do mundo”.
Paulo Pinheiro e o ex-campeão do mundo de Fórmula 1 Michael Schumacher, no Autódromo



“É fascinante, provoca emoções muito fortes”, afirmou aos jornalistas, elogiando o tempo recorde em que decorreu a obra e afirmando que a criação da estrutura é a prova de que “somos capazes de executar projectos de qualidade com grande rapidez”.

A prova que marcou a inauguração da pista foi o campeonato do Mundo de Superbikes, que decorreu este fim-de-semana, dias 1 e 2 de Novembro.


Luís Carreira, o piloto de São Bartolomeu de Messines, que correu em Superbikes com um wild card

O australiano Troy Bayliss, já campeão do mundo de Superbikes, junto à sua Ducati


O australiano Troy Bayliss, da Ducati, não poderia ter encerrado de maneira melhor a temporada 2008. Campeão antecipado do Mundial de Superbike, Bayliss despediu-se com vitória nas duas corridas realizadas neste domingo, no Autódromo de Portimão, no Algarve, Portugal. Noriyuki Haga, 3º classificado do Campeonato de Superbike

Na primeira, o espanhol Carlos Checa, da Honda, chegou em segundo, com o australiano Troy Corser, da Yamaha, em terceiro. Já na corrida seguinte, na segunda posição ficou com o italiano Michel Fabrizio, da Ducati, com o britânico Leon Haslam, da Honda.
O algarvio Miguel Praia foi 12º na corrida de Supersport, mas foi o melhor português

Andrew Pitt, campeão do mundo de Supersport


Com um terceiro e um sexto, Troy Corser conquistou o vice-campeonato da Superbike, já que o japonês Noriyuki Haga, da Yamaha, não terminou a primeira corrida e chegou apenas em 14º na segunda. O espanhol Carlos Checa, que estreou este ano na categoria, terminou em quarto na temporada.





A inauguração do circuito, contou ainda com uma exibição do Campeão Britânico de F3 o espanhol Jaime Alguersuari, ao volante de um Fórmula 1 da escuderia Toro Rosso, a antiga Minardi.
O Algarve MotorPark conta com arquibancadas VIP com capacidade para 16.650 pessoas, 84 boxes, centro de imprensa com 750 postos de trabalho, parque tecnológico, kartódromo, complexo desportivo de 10 mil metros quadrados e hotel cinco estrelas. Os campeões: Michael Schumacher e Troy Bayliss

Sem comentários: