sábado, 15 de novembro de 2008

Palestra “ O Bar, o Barman, a Criatividade” By António Nunes, Jorge Santos e Bruno Corneta No CEF – BAR da E.B. 2,3 De Armação de Pêra:





Foi um momento enriquecedor para os alunos da turma do 1ºano Cef – Bar da Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra a Palestra “ O Bar, o Barman e a Criatividade” realizada na tarde de quarta-feira dia 12 de Novembro.
A expectativa dos jovens alunos estava ao rubro, devidamente fardados aguardaram a chegada dos convidados, António Nunes, Supervisor de bares do Hotel Alvor Praia, Jorge Santos Barman de 1ª do Hotel Delfim, ambos do Grupo Hoteleiro Pestana e Bruno Corneta, Barman do Hotel Garbe em Armação de Pêra.
A palestra iniciou-se com os convidados a falarem acerca de histórias de vida relacionadas com a sua actividade profissional como Barmen e trabalhadores da Industria Hoteleira, actividade económica de extrema importância para a Região do Algarve e de Portugal.
Foi salientada a necessidade de formação contínua área de bar, da aprendizagem de línguas e de um profundo conhecimento acerca do mundo das bebidas simples ou compostas para que desta forma a pratica e os serviços apresentados aos clientes sejam de qualidade e assim proporcionar um aumento de vendas e a qualidade de serviços.
Outros temas abordados foram: o perfil do Barmen, as aptidões morais e profissionais, bem como a necessidade de existir respeito mútuo, assim como o dever de ser pontual.
Uma boa capacidade de memorização e comunicação ajuda aos profissionais do sector a um bom desempenho nas tarefas que lhes são confiadas, não esquecendo a higiene pessoal e os cuidados ter com a segurança alimentar e do trabalho.
Seguiu-se o momento mais aguardado a criatividade do Barman a qual possibilita a apresentação por vezes e verdadeiras obras de arte na decoração das Composições de Bar tornando-se factor de interesse e atenção por parte do cliente sentindo-se este Especial.
Terminaram com a confecção de algumas composições de bar como forma de exemplificar as técnicas da mistura, no próprio copo, no shaker ou blender e no copo de misturas.
Esta acção proporcionou assim aos jovens alunos conhecimentos e competências acerca do mundo do bar para que de futuro possam aplicar na vida activa e foi uma boa maneira de incentivar os mesmos a uma maior aplicação no estudo das matérias relacionadas com curso de Bar.
È bom poder contar com profissionais do sector da hotelaria em especial com as secções de bar e restaurante, que estejam disponíveis para transmitir aos mais novos conhecimentos e competências, valorizando-se desta forma a profissão e o aparecimento de novos profissionais, melhor preparados e conhecedores das técnicas de serviço de Bar.
Os meus especiais agradecimentos aos convidados pela contribuição que deram para o sucesso da minha aula e para a realização do plano de actividades.
È bom ter amigos assim!!!
Muito obrigado a todos pela colaboração.

1 comentário:

Anónimo disse...

não tem de quê amigo francisco, sempre as ordens, para poder dar largas a criatividade bem como mostrar aquilo que aprendemos com os colegas, vou estar sempre disponivel.tudo de bom para o francisco e força para continuar.

jorge.estevens@netvisao.pt