quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Curso de Educação e Formação E B 2,3 Armação de Pêra .Janeiro /09


Nos últimos cinco anos tenho vindo a ministrar aulas na área de Bar/Restaurante na Escola E B 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, no denominado Curso de Educação e Formação.
Penso que este tipo de Curso é uma excelente ideia, pois permitem aos jovens com maiores dificuldades nas aprendizagens na dita escola tradicional obterem a sua escolaridade e ao mesmo tempo uma profissão.
Para facilitar um contacto, o mais próximo da realidade e preparar os jovens para a vida activa tem a equipa formativa vindo a levar a cabo várias acções, palestras e demonstrações de profissionais relacionados com o mundo das bebidas, do Bar e do Restaurante.
Desta feita no passado dia 28/01/09 o convidado foi António Correia Chefe de Cozinha do Yellow Alvor Hotel com o Tema “Sanduíches & Canapés e A criatividade ao serviço da qualidade na cozinha”.
António Correia fez um breve historial acerca da sua actividade profissional em várias unidades hoteleiras tais com a Vila Vita Parc, Meridien Penina, Hotel Algarve Casino e mais recentemente no Yellow Alvor Hotel entre outros. Salientou a importância da dedicação à profissão como forma de evoluir e procurar uma aprendizagem contínua no sentido de obter competências para preparar as mais variadas iguarias.
São atribuições de um Barman ou Barmaid o serviço de sanduíches & canapés dá a pertinência desta palestra /acção, no sentido de dotar os alunos de conhecimentos, bem como proporcionar práticas individuais.
Chefe António apresentou pormenores que marcam a diferença na preparação das sandes e canapés tais como: a mise-en-place, a organização de serviços, a inovação e criatividade, com a meta de prestar um serviço de qualidade.
Também a forma correcta de utilizar os equipamentos, os utensílios assim com o cumprimento das regras da Higiene e segurança alimentar e no trabalho.
Os alunos participaram activamente na acção, manifestando interesse na mesma e tiveram oportunidade de ver in loco as diversas tarefas necessárias à execução das diversas iguarias.
Durante a acção o Chefe António Correia foi questionado acerca do tema e transmitiu conhecimentos que de futuro irão contribuir para a valorização pessoal e pessoal dos jovens alunos do Cef Bar
O Chefe António Correia preparou vários tipos de sanduíches entre as quais podemos referir a de galinha, salmão, de atum, tosta mista, canapés diversos, tendo que os alunos também a oportunidade de preparar as referidas iguarias.







Outro dos temas abordados foi as técnicas de corte de legumes, no sentido de simplificar o trabalho e a apresentação das confecções. Assim o Chefe António Correia exemplificou a forma correcta de descascar a cebola, cortar a alface.


Também não faltou uma breve explicação acerca da forma mais rápida de descascar um ovo o que surpreendeu os jovens alunos pela sua simplicidade.

Considero que esta acção foi um valor acrescentado para solidificar as aprendizagens acerca do serviço de sanduíches e canapés, a mesma só foi possível com o apoio da Equipa formativa, da Escola e em especial da valiosa colaboração do Chefe António Correia e do Yellow Alvor Hotel, aos quais apresento os meus agradecimentos.
Como Formador/Professor sinto-me privilegiado por poder contar com a colaboração e apoio de vários profissionais ligados ao sector da hotelaria no sentido de transmitir aos mais jovens os conhecimentos e competências tão importantes para a sua evolução na vida pessoal, escolar e futuro profissional.

Sem comentários: