quinta-feira, 19 de março de 2009

Festival Long-Drink Inter-Escolas, Faro, Março 2009


1ª Classificada : Soraia Silva
Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Portimão
Nome da Composição: Polution
Receita:
1 Cl Xarope Apricot Roses
1 Cl Xarope Spicy Monin
1 Cl Calvados
4 Cl Vodka Zubrowka
½ Maça macerada
Coentros Macerados qb
8 Cl Sumo maça compal
Espuma de maça com canela no topo
Decoração: Golfinho em Doce Fino (Algarve)

2º Classificado: Luís Cortes


Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Vila Real de Santo António
3º Ano
Nome da Composição: Flor de Sal
Receita:
1 Cl de Rum
1 Dash Creme Menta Branco
3.5 Cl de Xarope Apricot Roses,
12 Cl de Polpa de Meloa
Decoração:
1 Vagem de Baunilha, Flores, Gelatina, Pedras Esterilizadas, Terra Biológica e Elementos Decorativos.


3º Classificado: Valentine Martins


Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Vila Real de Santo António
2º Ano
Nome da Composição: Mundo do Anis
Receita:
10 Cl Chá de Anis
0.5 Cl de Creme Menta Branco
0.5 Cl de anis
3 Cl de Xarope Apricot Roses
Hortelã
Estrela de Anis
Decoração:
Fondant, Açúcar, Hortelã, Estrelas de Anis e Vagens de anis.

De parabéns estão os responsáveis pela organização do Festival de Long Drink da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve Faro. Esta acção possibilitou o encontro entre os alunos e formadores de várias Escolas relacionadas com o ensino de Hotelaria /Bar, no mesmo foi possível a troca de ideias e conhecimentos acerca das técnicas da preparação e decoração das bebidas compostas. a criatividade esteve patente nas apresentações dos concorrentes bem como a utilização das mais diversas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Foram utilizados os mais diversos motivos e elementos de decoração das composições de bar.

Julgo de extrema importância a realização de eventos desta natureza, pois fornecem indicadores muito importantes para verificar-mos a evolução dos nossos alunos e ao mesmo tempo faculta aos mesmos uma preparação e formação tão necessária para uma verdadeira integração na vida activa.


Manhã com uma temperatura agradável, ponto de encontro da turma Cef Bar, Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras em Armação de Pêra, tendo por objectivo a visita de estudo à Escola de Hotelaria e Turismo em Faro e participação no Festival Long Drink Inter – Escolas.

O nervosismo dos três representantes da Turma, respectivamente, Ana Silva, Rute Correia e João Inácio, foi visível, demonstrando elevado sentido de responsabilidade, mas o apoio da equipa formativa e dos colegas de turma esteve sempre presente, o que fortaleceu o espírito do grupo.

Na Escola de Hotelaria a Turma foi recebida pelo Coordenador Técnico e operacional Manuel Serra o qual deu as boas vindas e desejou u ma boa estada e participação no Festival de Long Drink.

Abertura do Acção foi feita pelo Director da Escola de Hotelaria, Eng. João Fernandes, o qual deu as boas vindas a todos os presentes, agradeceu a presença das escolas participantes tais como: Escola Hoteleira de Faro, de Vila Real de santo António, de Portimão e as escolas convidadas, a Básica Eng. Duarte Pacheco de Loulé e Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra.

Realçou a importância de iniciativas do género considerando que as mesmas possibilitam o estreitamento de relações dos alunos com o exterior, troca de ideias e conhecimentos o que valoriza os cursos ministrados e aumenta as capacidades técnicas dos futuros profissionais de Hotelaria. Desejou a todos boa sorte e excelente participação.

Os concorrentes reuniram-se na sala Bar onde prepararam as decorações dando largas á imaginação, culminando em excelentes trabalhos e muita criatividade, resultado dos conhecimentos e aprendizagens obtidas até ao momento nas diversas escolas presentes no evento.

Conforme o regulamento foi efectuado o sorteio no sentido de encontrar a ordem de entrada no Concurso. Os concorrentes tiveram que preparar 4 Composições, na receita de cada concorrente tinha que conter “Xarope Roses”, gentilmente patrocinado pela firma “Mundo do Vinho” de Loulé.

Sob o olhar atento de uma vasta plateia, muito entusiasta, os concorrentes foram evoluído no palco, preparado e decorando as composições inéditas e da sua autoria. O Júri Técnico formado por Ricardo Encarnação e Rui Gonçalves iam avaliando as prestações, na técnica da mistura, sendo que os alunos revelaram excelentes capacidades técnicas na elaboração das suas bebidas, os mesmos tinham 7 minutos para preparar as 4 composições.

Seguidamente as composições foram transportadas para uma sala onde o Júri Degustador se encontrava local reservado e fora da vista dos concorrentes, onde foi feita a observação do gosto, aroma e aparência.













3 comentários:

Anónimo disse...

Boas, gostaria de dar os parabens aos vencedores do concurso e também aos restantes participantes que vieram de várias escolas do algarve (Cef-Bar Loulé, Cef-Bar Armação de Pêra, EHTA Portimão, ETHA Vila Real e EHTA Faro), continuem todos com um bom trabalho.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os concorrentes, especialmente a Soraia Silva Da E.H.T.A de Portimão.
Mas mais um ano que a escola a E.H.T.A de Vila Real De Santo António Saiu A grande vencedora, dos três concorrentes dois deles ficaram em 2 e 3 e o outro em 4.
Muitos parabéns aos vencedores…

Anónimo disse...

n vou dar parabenz a ninguem em especial dou a todos os concorrentes pk acho k sao todos vencedores por estarem ali e por terem sido capazes de participar...parabens....
...só n me inscrevo no concurso k vai haver dia 19/04/2009 pk n tenhu meios mas espero conseguir participar em outros...cmps
...Gonçalo Ferro-.........