domingo, 6 de dezembro de 2009

ECOS & NOTAS , FINAL CONCURSO "GRAND MARNIER TROPHY, 2009/10", ALBUFEIRA.

(Da esq. para a drt. João Alves, Chefe de Bar do Grande Real Villa Itália e Formador, Francisco Guerreiro e João Pacheco, Chefe de Bar do Grande Real Villa Itália, em Cascais)
Os eventos como o Concurso "Grand Marnier Trophy 2009/10, cuja a final teve lugar na Sede Social da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira, permite aos participantes a troca de ideias, partilha de conhecimentos, saberes e competências acerca do mundo das bebidas e da arte de criar novas composições de bar com base em produtos e marcas das firmas e entidades patrocinadoras.
Tive a oportunidade de contactar com os melhores Barmen da actualidade em Portugal de entre os quais destaque o meu amigo e colega João Alves, formador e Chefe de Bar, do Grande Real Villa Itália Hoel & Spa, em Cascais, unidade hoteleira de cinco estrelas que tem como colaboradores nos mais diversos departamentos elementos de renome internacional, tendo em vista o serviço de excelência com que distingue.

João Alves, Campeão Nacional na modalidade clássica em titulo, participou no ultimo Concurso Mundial realizado em Berlim, na Alemanha no qual dignificou a profissão e os Barmen Portugueses, tendo obtido honrosa classificação entre os melhores do Mundo.
A participação nos mais variados eventos têm permitido o adquirir de novas competências, conhecimentos, a valorização pessoal e profissional, o contacto com personalidades do mundo Bartending com resultados muito enriquecedores.
Na Final Nacional do Concurso Grand Marnier Trophy 2009/10, realizado em Albufeira, denominada capital do Turismo no Algarve, João Alves, representou a Associação Barmen do Estoril e defendeu o seu "Long Drink"com elevado grau de profissionalismo, tendo também apresentado muita criatividade na elaboração do mesmo.

NOME DA COMPOSIÇÃO: UN GRAND MOMENT

3 CL DE GRAND MARNIER

2 CL DE VODKA TANGERINA ABSOLUT

2 CL DE XAROPE DE FRAMBOESA MONIN

11 CL PURÉE MARACUJÁ FUNKIN

5 UNIDADES DE FOLHAS DE HORTELÃ

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: SHAKER

SERVE-SE EM TUMBLER DE 27 CLS

DECORAÇÃO: LARANJA, MAÇA VERDE, CENOURA, TALO DE HORTELÃ.

No sentido de transmitir os seus conhecimentos e competências acerca do mundo do Bar, João Alves abraçou a função de Formador e assim pretende dotar os jovens alunos de competências necessárias ao desempenho da profissão de Barman ou Barmaid bem como os preparar para uma plena integração na vida activa.

O Curso resulta da parceria entre o I.E.F.P e a Associação dos Cozinheiros de Portugal, assumindo a sua responsabilidade social no domínio da formação profissional, está inserido no nível III para Empregado de Bar.

Esta iniciativa é elucidativa da importância da profissão de Barman ou Bramaid já que de momento são várias entidades a ministrar cursos de bar, preparando os futuros profissionais para o sector da alimentação e bebidas, bem como para a hotelaria tão importante para uma boa qualidade de serviços e desenvolvimento económico.

João Alves, Barman experiente no "Bartending", transmite a arte e a destreza de utilizar as máquinas , utensílios, copos e os diversos produtos com mestria , levando a que os jovens alunos fiquem dotados das técnicas e teorias para um bom desempenho na sua actividade profissional.

A dosagem ou capitação deve ser treinada de forma a que os jovens alunos possam apreender a forma correcta de servir ou preparar as bebidas simples ou compostas.

Os métodos de preparação das bebidas compostas (Cocktails) são distintos assim podem ser preparados no próprio copo, no copo de mistura ou no Shaker em conformidade com o tipo de bebida ou grau da dificuldade da sua mistura.

Resta-me desejar as maiores felicidades e sucesso ao Formador de Bar João Alves, aos seus alunos, bem como ás entidades que participam nesta parceria de formação profissional.

Bem Hajam!

Sem comentários: