quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LUÍS GERALDO, O AMIGO, O PROFISSIONAL, O BARMAN, O FORMADOR , LAGOS.

LUÍS GERALDO

O trabalho realizado por profissionais de Hotelaria em Cursos de Educação e Educação (CEF) conta com o meu enorme apreço, já que contribuem para o desenvolvimento pessoal, escolar e profissional dos jovens, os quais desta forma ficam melhor preparados para uma perfeita integração na vida activa, sendo que é uma mais valia para a indústria hoteleira e para o País.

Luís Geraldo, vem da hotelaria tradicional, iniciou a sua actividade na Costa do Estoril no entanto radicou-se no Algarve . No Hotel Golfinho em Lagos, passou por várias categorias na sua percussão de carreira profissional no mundo do Bar. Colocou as capacidades de gestão, de líder, as técnicas de preparar bebidas simples ou compostas ao serviço da sua equipa, à qual transmitiu os seus conhecimentos, saberes e competências, resultando desse facto uma qualidade reconhecida por colegas e clientes. Como reconhecimento e pela sua dedicação atingiu a categoria de Direcção Hoteleira.

No sentido se valorizar e evoluir profissionalmente decidiu "embarcar" na sua viagem pelos quatros cantos do mundo, em Cruzeiros onde as normas de higiene e segurança alimentar e no trabalho e da qualidades de serviços são muito regidas. Cedo e pelas suas qualidades se destacou sendo que passou a formar as brigadas de bar da Companhia de Cruzeiros.

Membro desde a primeira hora da fundação da Associação Barmen de Portugal, tem vindo a participar nos mais diversas iniciativas relacionadas com o associativismo, a cultura, o desporto, a formação profissional e nos mais variados concursos de "Cocktails" a nível regional, nacional e internacional, na procura de dignificar a profissão de Barman ou Barmaid.

Tive o prazer de partilhar a Turma do CEF - Bar na Escola Básica de Armação de Pêra, onde iniciou a actividade de Formador. Actualmente, Luís Geraldo, desempenha a sua função na E. B. 2.3 nº 1 de Lagos e Escola Secundaria de Lagos, onde com muito empenho, prepara os jovens alunos na área de bar/ restaurante para a vida activa, transmitindo os saberes, conhecimentos na arte de servir e preparar as iguarias, bebidas simples e compostas, bem com os vinhos, assim a mise-en-place e técnicas de serviço adequadas a cada momento na futura actividade profissional.

Afinal, a maior recompensa para um Formador/ Professor é ver o trabalho reconhecido por Entidades Oficiais como foi o caso da Câmara Municipal de Lagos, aquando da inauguração do novo Edifício dos Serviços Municipais, os Paços do Concelho Século XXI, momento relevante para o Concelho de Lagos.
O "Cocktail de Boas Vindas" foi preparado e servido pela Turma Cef da Escola E.B. 2,3 nº1 de Lagos, liderados pelos Formadores Luís Geraldo e Fábio Correia e contou com a coordenação do Professor Pedro Domingues. Este mais um momento de aplicação pratica dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no curso, bem como de inserção na vida activa e ao mesmo tempo de divulgação dos Cursos de Educação e Formação tão importantes para a afirmação e desenvolvimento do nosso País.

Como agradecimento pela colaboração por parte dos Professores e Alunos do Curso de Bar e de Restaurante da Escola E.B. 2,3 nº 1 de Lagos, a Câmara Municipal de Lagos salientou em oficio que: "Não se limitando às cerimonias protocolares obrigatórios e habituais neste tipo de actos oficiais, a inauguração dos Paços do Concelho Séc XXI constituiu também uma oportunidade de mostrar valores locais, representados de forma brilhante na participação dos professores e alunos da referida Escola"

Salientou ainda: " É por isso, com grata satisfação, que envio, desta forma, um agradecimento especial à Escola E.B. 2,3 nºi de Lagos, na pessoa da sua Directora Profª Maria da Graça Cabrita e dos Professores do Curso "CEF - Restaurante e Bar" Pedro Domingues, Luís Geraldo e Fábio Correia, agradecimento extensivo a todos os alunos que serviram, com assinalável profissionalismo, o beberete de inauguração que ajudou a tornar este evento mais digno"
De salientar ainda que, como prova de reconhecimento os Docentes e Discentes envolvidos no evento, foram distinguidos com um Certificado de Participação pelos serviços prestados neste acto inaugural.

Assim estão de parabéns, pelo trabalho realizado, merecem todo o meu apoio e admiração.
Bem Hajam

Sem comentários: