domingo, 14 de março de 2010

NELSON BERNARDES, BRILHA NO CONCURSO "HILTON / VODKA ABSOLUT" EM LONDRES, INGLATERRA.


É com muita satisfação que volte a falar do Barman Português Nelson Bernardes, o qual desempenha a sua actividade profissional em Londres, na cadeia hoteleira de renome mundial HILTON. Tendo por finalidade proporcionar a valorização pessoal e profissional dos seus colaboradores, a mesma levou a efeito com a colaboração da "Vodka Absolut" um Concurso em várias zonas de Inglaterra e em seguida uma final em Londres.
Para além da vertente profissional e criatividade dos participantes, esta acção teve por objectivo criar novos "Cocktails", com aromas e sabores indicados para a Primavera e assim apresentar novos produtos aos seus clientes.
De salientar que Nelson Bernardes apresentou o "Cocktail" Sring Memories, com o qual obteve a honrosa classificação de 1º lugar na zona de Londres e 2º lugar a nível de Inglaterra, tendo demonstrado elevado profissionalismo e mais uma vez dignificado os Barmen Portugueses, por tudo o referi "Cocktails & Mistura Fina"não podia deixar passar em claro mais um feito de um profissional Português além fronteiras.


"Spring Memories"

5 Folhas de Alecrim

40ml Vodka Absolut

25ml st. Germain Liqueur

25ml Sumo de Limão

20ml Clara de ovo

5ml xarope de açúcar



Método de preparação:

O Nelson optou por preparar da seguinte forma:

Adicionar tudo para dentro de um Mixing Glass, 1º faz - se um "dry shake" sem gelo, apenas com a mola do strainer (passador) para ter a certeza que a clara de ovo fica bem partida, depois introduz - se o gelo e bate-se vigorosamente.

Efectuar um (Double strain ) verter para um Martini Glass (previamente pulverizado com um spray com Elderflower Licor para intensificar o aroma), de modo a evitar que qualquer folha de alecrim apareça na bebida ou que os pequenos pedaços de gelo apareçam no topo. A esta altura e com a ajuda da clara de ovo temos uma camada de espuma branca na superfície do copo que aproveitamos para colocar a decoração... uma ramagem de alecrim!




Por achar uma explicação bem conseguida da composição por parte do meu amigo Nelson Bernardes passo a partilhar convosco.


O Nelson Bernardes acha que o St. Germain Licor é uma perfeita escolha para esta competição (em busca do "Spring Cocktail") porque contribui com um aroma muito agradável (floral e doce) o que tem a ver com a primavera, é balançado com a acidez do limão para cortar a doçura, o papel da clara de ovo, vai dar uma boa textura, mantém os ingredientes juntos por mais tempo o que acaba por dar longa vida e a camada de espuma no topo do cocktail, o alecrim é uma erva muito poderosa portanto eu tento não o partir nem tão pouco fazer um Muddler, 5 folhas são o suficiente para contribuir com a sua presença no cocktail, decidi usar 40ml de vodka, sendo uma competição patrocinada pela Absolut, para mim faz todo o sentido que se note o seu poder e o seu forte carácter. O que a clara de ovo traz de bom, também tem algo que não é tão bom, a camada de espuma tem tendência a deixar os aromas presos por baixo dela, por isso intensifico o aroma, pulverizando no interior do copo junto ao rebordo e para garantir que o convidado tenha a experiência por completo, pulverizo também no exterior, principalmente no pé do copo, de maneira que quando o convidado pega no copo, o aroma lhe fique nos dedos e à medida que vai falando e gesticulando irá sentir uma vez mais os aromas em seu redor integrando-o no "Spring Feeling".


Quando se cheira e prova este cocktail, com o casamento de sabores do alecrim e do Elderflower e todo o aroma envolvente, este tem a capacidade de nos fazer imaginar na nossa mente tudo, o que significa a primavera. Jardins magníficos com plantas lindíssimas... daí o seu nome "Spring Memories" ou "Memorias de Primavera"



1 comentário:

Daniel Carvalho disse...

É um grande orgulho poder acompanhar a carreira do Nelson de perto!Os meus parabens mais uma vez..Dignificar os bartenders de Portugal é uma das metas!
next step.. a ver se nos sai a Whisky World Class Competicion..
e nao posso deixar de dar os parabéns ao Sr Francisco Guerreiro ,pelo optimo trabalho que tem feito com o seu blog!
Shake it!


Daniel Carvalho