segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FERNANDO LEOTE, A PAIXÃO AO RUBRO PELO BARTENDING, GASTRONOMIA E VINHOS, DE LONDRES AO YELLOW ALVOR HOTEL PARA PARTILHA DE SABERES ACERCA DO "CARVING"

Como já tem vindo a ser habitual tenho mais uma vez a honra de homenagear mais um grande amigo Fernando Leote, um barman português que se encontra em Londres a exercer a sua profissão, no Blakes Hotel, como Butler. Não podendo esta tarefa ser atribuída a pessoa mais qualificada, pela sua criatividade e competência, demonstrando conhecimento em diversas áreas como a gastronomia, vinhos, cocktails e claro o carving, que lhe permite proporcionar um serviço de excelência.


Decorriam os anos 70 quando nos cruzamos pela primeira vez no mundo do Bar, desde então a partilha de conhecimentos e competências tem sido uma constante, de ideias abertas temos vindo a construir um grupo de profissionais de bar aos quais temos transmitido os saberes e a arte da cocktelaria. Honra-nos termos permitido aos nossos “discípulos” obterem excelentes classificações e terem se tornado profissionais de alto gabarito.



Durante a sua breve estadia no Algarve, Fernando Leote fez questão em passar alguns momentos no Yellow Alvor Hotel, para partilhar os seus conhecimentos em matéria de Carving, comigo e com o barman José Manuel Guerreiro, sob o olhar atento da Célia, foram momentos marcantes de estreita amizade, muito entusiasmo, momentos estes que não encontro palavras para descrever.








Quem olha à primeira vista para uma decoração de um cocktail ou para uma decoração feita à base de fruta ou legumes num restaurante, pode pensar que é bastante fácil e dizer “Até eu era capaz de fazer isto…”, é nessas alturas que a muitos profissionais desta arte que é o Carving lhes apetece dizer “Então faça.






Assim como não poderia deixar de ser apresento-lhes um apaixonado pela arte do carving, que como bem se pode ver nas fotografias vive em constante aprendizagem procurando sempre os livros com as técnicas mais recentes e os instrumentos mais adequados para criar a sua decoração.










Esta é uma arte em que é necessária minúcia, paciência e tempo para aperfeiçoar a técnica e o resultado final.

Ao ter conhecimento que ele e o barman José Manuel partilhavam ambos o gosto por esta actividade, na primeira oportunidade que teve Fernando Leote dirigiu-se às instalações do Yellow Alvor Hotel para momentos de partilha de conhecimento em que se pode ver o entusiasmo do Mestre e do discípulo.










Nem sempre nestas áreas o mestre está apto ou tem vontade de transmitir o seu conhecimento, mas como em tudo o que faz na sua área de saber Fernando Leote gosta do que faz e sabe transmiti-lo de forma irrepreensível.








Num ápice o tempo esgota-se como que de um corte se tratasse, e eis que nasce a arte da amizade que com enorme força faz com que um novo encontro esteja marcado para breve, para que se possa continuar a obra e a arte do carving.










É com enorme prazer que continuo a divulgar o homem, o barman e o profissional, que é Fernando Leote. Um até sempre!

Sem comentários: