sábado, 15 de janeiro de 2011

27 th International Bartender Seminar Marie Brizard & Competition 2010, Bordéus França, com presença Portuguesa.



O Grupo Marie Brizard e a Vodka Belvédère Sobieski levaram a efeito, de 7 a 9 de Novembro, o 27 th International Bartender Seminar Marie Brizard & Competition 2010, em Bordéus, França. Participaram neste evento 43 “Bartenders”, em representação de 27 Países, sendo este Concurso o 2º maior de sempre em França.

Portugal fez-se representar no 27 ª Seminário Internacional Bartender (IBS) pelos Barmen Portugueses, José Guerreiro, do Yellow Alvor Hotel e Rui Gonçalves, do Real Marina Hotel & Spa de Olhão, membros da Associação Barmen do Algarve.

Após as Boas-vindas, no 1º dia de presença em França, os participantes no IBS tiveram a oportunidade de participar em Seminários Profissionais ministrados por convidados de renome mundial, entre os temas destacaram-se temas os Licores, as decorações, Cocktails e Mixologia molecular, entre outros, o que proporcionou a valorização pessoal e profissional dos participantes.

Durante dois dias Bordéus, foi o palco onde actuaram os Barmen Vencedores dos Concursos realizados em vários países, que competiram entre si num Concurso muito exigente. Momento em que tiveram oportunidade de trocar experiências, saberes, competências e conhecimentos acerca da arte de preparar os “Cocktails”, das técnicas de mistura, decoração, assim como, acerca da vasta gama de produtos do Grupo Marie Brizard e da Vodka Belvédère Sobieski.


O Concurso teve três fases, na primeira participaram todos os concorrentes os quais elaboraram as suas composições de bar perante os Júris Técnicos, Tempo e Degustador, que levaram em linha de conta aqueles que exibiram mais " energia, conhecimento e experiência", profissionalismo, técnica e eficiência na preparação do seu cocktail no tempo de 6 minutos, assim como, a aparência, aroma e sabor, com o objectivo de seleccionar os 20 melhores.

O Barman Algarvio, Rui Gonçalves, teve uma participação meritória não deixando os seus créditos por mãos alheias, tendo obtido o 25º lugar entre os melhores representantes de 27 Países, uma excelente classificação para Portugal.

Já José Guerreiro obteve nesta 1ª Fase a honrosa classificação, 2º lugar entre todos os participantes a um ponto do 1ºlugar, fazendo jus às suas capacidades, demonstrando excelente técnica e profissionalismo durante a sua prova.

Na segunda fase os melhores 20 Barmen voltaram a ser avaliados pelos Júris, sendo então apurados os 8 Finalistas do 27 th International Bartender Seminar Marie Brizard & Competition 2010.

O representante de Portugal, José Guerreiro do Yellow Alvor Hotel, membro da Associação Barmen do Algarve, realizou uma brilhante prova na segunda fase, ficando entre os 8 Finalistas, dignificando mais uma vez os Barmen Portugueses e colocando-os no top do Bartending mundial.

Aos 8 Finalistas foi fornecida a gama de Bebidas do Belvédère Group, uma selecção de frutas, legumes, ervas, especiarias, xaropes, bitters, sumos e compotas, bem como Licores Novidade da Marie Brizard, com o que os concorrentes da última fase tinham de criar a receita de um novo “Cocktail Assinatura” em dez minutos. Um desafio arrojado para todos, já que para a maioria dos “produtos” eram novidade.

Mais uma José Guerreiro brindou os Júris e os presentes com um excelente “Cocktail”, de salientar é a sua arte e criatividade aliada a uma técnica apurada e muito profissionalismo, tendo assim arrecadado o 5º lugar no 27 th International Bartender Seminar Marie Brizard & Competition 2010, Bordéus França, honrosa classificação para Portugal.

IBS 2010 - Winners are:

1st Prize - Amit Gilad – Israel

Blue Heaven

Vodka Gold

Vanilla syrup

Fresh orange juice

Fresh lemon juice

Egg white

2nd Prize – Stephan Hinz (Germany)

Brainwash

Calvados

Grand Orange Marie Brizard

Fresh lime juice

Almond syrup

Fresh mint

Ginger Beer


3rd Prize – Tamiko Shirakawa (Japan)

Vodka Sobieski

Triple sec Marie Brizard

Anisette Marie Brizard

Peach juice

Fresh lemon juice

Almond syrup

Red wine

Sem comentários: