sexta-feira, 11 de março de 2011

10º Campeonato Brasileiro de Barista, São Paulo, 14 ao dia 17 de Março, 2011.

A Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) vai levar a efeito, de 14 ao dia 17 de Março, das 9 às 19horas, na Sede da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, o 10º Campeonato Brasileiro de Barista.

Esta iniciativa tem por finalidade apurar o representante Brasileiro, no Campeonato Mundial de Baristas, a ter lugar na Colômbia, assim como, os representantes do Brasil, nos Concursos Coffee in Good Spirits, Latte Art, e Cup Tasters, cujo país anfitrião é a Holanda.


O Barista, que é o profissional especialista no serviço do café, tem neste tipo de competições que ter um elevado grau de profissionalismo, competências e conhecimento, pois acaba por estar envolvido por um vasto leque de situações de extrema exigência, desde a escolha da mistura (blend) do café, da forma como tirar o melhor partindo dos moinhos e máquinas de expresso, que por norma devem ser da mesma marca da utilizada, no Concurso Mundial, da selecção do leite a utilizar, de alguns extractos e mix de sabores, para além de outros equipamentos de suporte, assim como, ter excelentes capacidades de olfacto, paladar, memorização.

Assim fica patente ao público em geral, uma vasta panóplia de conhecimentos, tarefas importantes e necessárias para o serviço de café com qualidade, envolvendo Baristas, experientes e jovens profissionais, com plena energia, criatividade e com novas ideias, apresentando porém, todos, um traço característico: a paixão pelo mundo do café!

Durante a competição principal, os Baristas têm que preparar, em 15 minutos, quatro expressos, quatro cappuccinos e quatro “drinques” de criação própria, não alcoólicos, à base de café. Nas outras três modalidades, o Campeonato de Cup Tasters, provadores profissionais devem acertar o maior número de “xícaras” em um teste de triangulação. No Campeonato de Latte Art, os Baristas são avaliados na criação de desenhos em cappuccinos. Já no Campeonato de Coffee in Good Spirits, Baristas e Bartenders preparam “Cocktails” alcoólicos à base de café.


Este será um momento, para os Baristas Brasileiros, presentearem os Júris e amantes desta arte, com momentos espectaculares, com elevado profissionalismo, apurada técnica, darem largas à sua imaginação, afirmarem o seu conhecimento acerca do café, técnicas para obter o expresso perfeito, o Capuccino e a criatividade na decoração, tornando-o mais apelativo, assim como criar novas bebidas tendo por base o café.


A decisão final cabe ao Júri, composto por quatro jurados sensoriais, dois técnicos e um juiz principal. As bebidas serão avaliadas pelo seu sabor, aroma e aspecto visual.


Por vários pontos do Brasil, foram realizados campeonatos regionais, sendo apurados 1/3 dos participantes para participarem no 10º Campeonato Brasileiro de Barista, de 14 ao dia 17 de Março, 2011, em São Paulo.

Os classificados por regional, foram os seguintes:

ESPÍRITO SANTO

1° Class. – Simone Bolsoni (Café Meridiano)

2° Class – Márcia Muniz

3° Class – Luiz Galvão

4° Class – Ângela Pereira (Café Meridiano)

5° Class – Daniela Goés


PARANÁ

1° Class – Felipe Oliveira (Lucca Cafés Especiais)

2° Class – Lilian Machado (Lucca Cafés Especiais)

3° Class – Igor Sales de Lima (Lucca Cafés Especiais)

BAHIA

1° Class – Luis Fernando dos Santos (Casa Café)

2° Class – Lorena Sena (Feito a Grão)

3° Class – Bruno Santos (Feito a Grão)


CENTRO-OESTE

1º Class – Daniel Vianna (Café & Complemento)

2º Class – José Khabir (Café Cristina)

3º Class – André Birolli (Café Cristina)

MINAS GERAIS

1º Class – Paula Dulgheroff (Mundo Café)

2º Class – Helga Cristina Carvalho de Andrade (Clube Barista MG)

3º Class – Michelle Tameirão (Minas Estate Coffee)

4° Class – Allan Miranda Botrel (Café Sorriso)


RIO GRANDE DO SUL

1º Class - Viviane De Bem (Hamorim)

2º Class - Diego Buchfink (Astória)

3º Class - António Roberto (Press Café)


SÃO PAULO

1º Class – Cecilia Sanada (Octavio Café)

2º Class – Bruno Ferreira (Octavio Café)

3º Class – Rafael Godoy (Suplicy Cafés Especiais)

4º Class – Bruna Batista (Suplicy Cafés Especiais)

5° Class r – Denis Guilherme (Octávio Café)

6° Class – Daniela Capuano (Suplicy Cafés Especiais)

Nota: Esta lista pode sofrer alteração por parte da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB)

Sem comentários: