quarta-feira, 4 de maio de 2011

III Grande Mostra de Vinhos de Portugal - ALBUFEIRA - ALGARVE

A III Grande Mostra de Vinhos de Portugal, teve como palco o EMA- Espaço Multiusos de Albufeira, uma iniciativa da Confraria do Bacchus de Albufeira, em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira.

Participaram na iniciativa cerca de 45 produtores nacionais de diversas regiões vinícolas entre as quais se destaca a do Algarve, Alentejo, Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Terras do Sado, Lisboa e região do Vinho Verde, onde participantes tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos, trocar experiências, promover relações de amizade e degustar alguns dos melhores vinhos produzidos em Portugal.

Os vinhos do Algarve marcaram forte presença sinal da curva ascendente em termos de qualidade. È de reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelos produtores Algarvios, os quais têm a vindo a aproveitar as excelentes potencialidades do clima, dos solos, das castas, assim como, desenvolveram esforços no sentido de adaptar as vinhas e os cuidados “tecnológicos” para obter vinhos de grande qualidade.



Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar, bem como, apreciar a diversidade e qualidade dos vinhos produzidos no país, o qual tem uma longa tradição vinícola, estando classificado entre os países com maior produção mundial de vinho. As excelentes condições climatéricas, a grande variedade de solos e castas autóctones imprimem aos vinhos portugueses características invulgares, que lhes tem valido constantes distinções nos principais concursos internacionais.

O evento proporcionou também diversas provas de queijos, enchidos e doçaria regional, tornando-se desta forma uma forte promoção de outros produtos tão importantes para o desenvolvimento económico.

Assim durante três dias, enófilos, hoteleiros, empresários e público em geral apreciaram alguns dos melhores vinhos produzidos em território nacional. O evento foi um sucesso, a julgar pelo número de produtores e visitantes, tendo excedido as expectativas da Organização.

Espero que este evento tenha contribuído em especial para a inclusão dos Vinhos do Algarve nas Cartas de Vinhos dos Restaurantes da Região Algarvia, considero que será uma mais valia e um contributo para completar a excelente Gastronomia da região tão apreciada por quem nos visita.

Cocktails & Mistura Fina, gostaria de dar os parabéns a todos os participantes na III Grande Mostra de Vinhos de Portugal, em especial ao Presidente da Direcção da Confraria do Bacchus de Albufeira, Joaquim Sanches e à sua Equipa, bem como à Câmara Municipal de Albufeira.


Sem comentários: