sexta-feira, 29 de julho de 2011

Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', apresentação pública, em Monchique 30 de Julho de 2011

Cocktail & Mistura Fina, não podia ficar indiferente ao nascimento de mais uma Associação sem intuito lucrativo, que pretende preservar os usos e costumes da sua terra, promover os produtos que a distinguem, procurando sempre o incentivo à qualidade e que sejam factor de desenvolvimento económico, social e cultural a recém-constituída Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros'.

Conforme pode observar no: http://confrariadomedronhomonchique.blogspot.com/

É seu objectivo a defesa, a edição e a valorização do Medronho da Serra de Monchique, de todos os saberes e tradições que lhe estão associados e, de uma forma geral, do nosso património gastronómico.

Trata-se duma Associação aberta a todos os que nela pretendam participar, com especial destaque para os produtores, distribuidores, apreciadores e simpatizantes do tão conhecido e reconhecido Medronho de Monchique.

A Comissão Instaladora da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', realiza amanhã dia 30 de Julho de 2011, pelas 21h30, nas instalações da Caixa Agrícola de Monchique, a apresentação pública da CONFRARIA, seus objectivos, tem também como propósito a eleição de três elementos que irão desenvolver o processo de eleição dos Corpos Sociais.

É de enaltecer a iniciativa, pois de certeza que irá contribuir para a promoção e desenvolvimento de Monchique, da Região Algarvia, da sua gastronomia e em especial do Néctar que é a AGUADENTE DE MEDRONHO DE MONCHIQUE.


De salientar que a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio), sediada em Monchique, solicitou a análise de mais 10 aguardentes dos seus associados, ao departamento da Universidade do Algarve o qual voltou a aprovar a qualidade de todas. Sendo, assim, 26 as aguardentes analisadas e aprovadas até ao momento, não tendo sido nenhuma reprovada. De referir que estas análises não são obrigatórias. Com elas a APAGARBE tem por objectivo credibilizar cada vez mais a genuidade e qualidade da aguardente de medronho produzida na serra de Monchique.

Sem comentários: