domingo, 17 de julho de 2011

Diageo Reserve World Class Winner, India, 2011 - MANABU OHTAKE , do Bar da Torre Bellovisto, Tóquio, JAPÃO.


Manabu Ohtake, Bartender, Japonês, do Bar da Torre Bellovisto, em Tóquio, após ter passado com distinção nos vários desafios colocados durante a “Global World Class Finals” que decorreu em Nova Deli na Índia, foi coroado como Diageo Reserve World Class Winner 2011. O Barman do Ano superou os seus pares, batendo com elevada classe e profissionalismo os outros 33 finalistas que concorreram para o maior prémio do mundo no que se refere ao Bartending.


Este foi terceiro ano consecutivo, de formação global, promovido pela Diageo Reserve World Class, cujo programa oferece uma plataforma internacional para mostrar o talento, a criatividade, técnicas de preparação e decoração das composições de Bar, serviço de excelência das bebidas simples ou compostas dos melhores Bartenders do mundo inteiro, onde, todos eles têm ainda a possibilidade de demonstrar as suas competências, profissionalismo, habilidades, saberes e sabores atrás do bar.

A Diageo Reserve World Class eleva assim a profissão de Bartender/ Mixologista e transporta as tendências de consumo para a vida da maioria dos bares em todo o globo.

Diageo Reserve World Class é a única iniciativa do género, que investe na arte da Mixology, permitindo aos Bartenders adquirirem as competências necessárias para desenvolverem a sua actividade profissional a partir de uma experiência valiosa e original, sendo fonte catalisadora do um aumento das receitas, fidelizando os clientes, e ao mesmo tempo facto do reconhecimento pelos mesmos.

Os 34 participantes, no Global World Class Finals, considerados como os melhores Bartenders internacionais, oriundos dos quatro cantos do mundo, membros da elite da indústria da “Coquetelaria”, resultaram de um excelente trabalho realizado nos últimos 11 meses, com a participação de cerca de 10 000 Bartenders em representação de bares e estabelecidos com mais prestígio em todo o mundo. Competiram em eliminatórias regionais, nacionais, entre grupos de Países, para ganhar um lugar na cobiçada Final Global, em Nova Deli, na Índia.

Durante esta etapa, foram avaliados por profissionais exigentes ligados ao mundo das bebidas e da Mixologia, receberam indicadores por parte de vários embaixadores das marcas, de observadores das tendências e de meios de comunicação a nível mundial relacionados com o sector das bebidas.

TOP TEN OVERALL / CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 º Class. Manabu Ohtake - Tower’s Bar Bellovisto, Japão.

2 º Class. Heinz Kaiser - Dino’s American Bar, Vienna, Austria.

3 º Class. Jamie MacDonald - The Raconteur Bar, UK.

4 º Class. Thorsten Spuhn - Modern Masters Bar, Erfurt, Alemanha.

5 º Class. Jimmy Barrat - Bar Zuma Dubai, Dubai.

6 º Class. Tim Philips - The Ivy's Level 6 Bar, Sydney, Australia.

7 º Class. Mingyu Lee (Mickey) – Woobar Bar, Korea.

8 º Class. Aymeric Tortereau - Soda Bar, França.

9 º Class. Ryan Noreiks – Bar Alchemist Cocktail Kitchen, China.

10 º Class. Mark Huang - Marquee Restaurant & Lounge, Taiwan.

A elite dos Bartenders a nível mundial, reuniu-se em Nova Deli para a Diageo Reserve World Class Finals, durante uma semana foram sujeitos a uma série de seis desafios, durante os quais foram avaliados por especialistas relacionados com o mundo do Bar, de renome mundial e de reconhecido mérito como Dale DeGroff, Salvatore Calabrese, Daniel Estremadoyro, Peter Durelli, Gary Regan e Hidetsugu Ueno.

Aqui vos deixo os desafios realizados pelos 34 participantes e os vencedores de cada um dos desafios.

WINNER OF THE CHALLENGES/ VENCEDORES DOS DESAFIOS.

Theatre and the Stars:

O Vencedor do Theatre and the Stars foi Alberto Pizzaro, do Bar Bobby Gin, Espanha. O Guru Peter Dorelli, um dos mais influentes Bartenders do mundo, e ex- Presidente da United Kingdom Bartenders Guild, teve a responsabilidade de valorizar a criatividade dos participantes, os quais tinham como missão criar um “Cocktail” inspirado em personagens do cinema e suas divas.

Asian Food Pairing:

O Vencedor do Asian Food Pairing foi, Thorsten Spuhn, do Bar Modern Masters em Erfurt, na Alemanha. Neste desafio a proposta foi criar um “Cocktail” que harmoniza-se com pratos da culinária asiática. O Júri foi Daniel Estremadoyro, considerado um dos melhores Bartender da Argentina e reconhecido mundialmente.

Asian Spice Market:

O Vencedor do Asian Spice Market foi, Mingyu Lee (Mickey), do Bar Woobar, na Korea. Este desafio, bastante aliciante cujos participantes tinham como missão visitar um mercado onde encontraram um vasto número de especiarias e outros produtos de seguida usar os ingredientes comprados para a criação de “Cocktails” originais. Os participantes desta feita foram avaliados pelo Guru e Mestre Salvatore Calabrese, um dos maiores Bartenders do Reino Unido e de renome mundial.

Classic & Vintage Drinks with a Twist:

O Vencedor do Classic & Vintage Drinks with a Twist foi Hemant Kumar Pathak, do The Blue Bar, na Índia. Neste desafio os Bartenders tinham a árdua tarefa de executar um Cocktail Clássico, um Cocktail Vintage e a partir dos mesmos criar um Twist ou criar um novo “Cocktail” que deve ser um Mashup das duas composições. Com a elegância que o define o Guru Ueno Hidetsugu, o maior embaixador da actualidade da “Coquetelaria” Japonesa, foi o responsável por avaliar a criatividade e técnicas dos Bartenders neste desafio.

Gentleman Drinks and Fancy Tipples

O Vencedor do Gentleman Drinks and Fancy Tipples foi Mark Huang do Bar Marquee Restaurant & Lounge, em Taiwan. Este desafio carecia de muita criatividade por parte dos participantes, os mesmos tiveram que criar um “Cocktail” de inspiração clássica e outro cujas origens se relacionassem à fantasia, oriunda de contos de fada e outros temas como a kitty etc. Os participantes tiveram a honra de ter como Júri um dos maiores expoentes da “Coquetelaria” mundial, o Guru Gary Regan.

Cocktails Against the Clock - Speed:

O Vencedor do Cocktails against the Clock – Speed foi Heinz Kaiser, do Dino’s American Bar, Vienna, Austria. Neste desafio o tempo de 6 minutos era mais uma dificuldade que os participantes tinham que ultrapassar com mestria. Tinham como missão elaborar um mínimo de dois e um máximo de cinco receitas diferentes. O Júri foi grande Guru da “Coquetelaria” mundial, Dale DeGroff, que avaliou a performance e o desempenho dos Bartenders no domínio da velocidade, técnicas de execução, a criatividade e originalidade das receitas.

Cada participante realizou seis desafios. Após a atribuição da pontuação individual pelos respectivos Júris os mesmos foram agrupados os três grandes Grupos em conformidade com a sua proveniência: EUROPE AND THE MIDDLE EAST, ASIA PACIFIC e LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN.

Aqui fica a classificação:

EUROPE AND THE MIDDLE EAST

1º Class. Heinz Kaiser - Dino’s American Bar, Vienna, Austria.

2 º Class. Jamie MacDonald - The Raconteur Bar, UK.

3 º Class. Thorsten Spuhn - Bar Modern Masters, Erfurt, Alemanha.

4 º Class. Jimmy Barrat - Bar Zuma Dubai, Dubai.

5 º Class. Aymeric Tortereau - Soda Bar, França


ASIA PACIFIC

1 º Class. Manabu Ohtake - Tower’s Bar Bellovisto, Japão.

2 º Class. Tim Philips - The Ivy's Level 6 Bar, Sydney, Australia.

3 º Class. Mingyu Lee (Mickey) - Woobar Bar, Korea.

4 º Class. Ryan Noreiks - Bar Alchemist Cocktail Kitchen, China.

5 º Class. Mark Huang - Marquee Restaurant & Lounge, Taiwan.

LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN

1 º Class. Jesús Cabrera - Fry Restaurant, Bar Time Lounge, Mexico.

2 º Class. Talita Simões - At Nine Cocktail Bar, Brazil

3 º Class. Stephon Scott - Bar Hyatt Regency in Trinidad, Trinidad & Tobago.

4 º Class. Roberto Berdecia - Piropo Restaurant Bar, Puerto Rico

5 º Class. Jorge Garzon - Bardot Bar, Bogota, Colômbia.

Aqui vos deixo os países participantes na “Global World Class Finals”: República Dominicana, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia, Costa Rica, Dubai, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Marrocos, México, Noruega, Porto Rico, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Trinidad & Tobago.

Espero ver em breve a participação dos Bartenders Portugueses na Diageo Reserve World Class, pois não tenho duvidas acerca das suas capacidades que de excelência.

Os meu sinceros parabéns a todos os participantes na Diageo Reserve World Class em especial a Manabu Ohtake do Tower’s Bar Bellovisto, Japão.

Os Bartenders participantes na WORLD CLASS FINALS tiveram oportunidade de usar “luxury spirits from the DIAGEO RESERVE portfolio – Ketel One® vodka, Cîroc® vodka, Tanqueray® No.TEN™ gin, Don Julio® tequila, Zacapa® rum and Johnnie Walker® Gold Label™ and Blue Label™ Blended Scotch Whisky”, com os quais desenvolveram as várias etapas dos desafios propostos com levado profissionalismo, destreza de movimentos, qualidade, criatividade e inovação só possível com o inestimável apoio da Diageo Reserve.


(All results by the great SPIKE MARCHANT)

http://www.diageo.com/en-row/newsmedia/pages/resource.aspx?resourceid=1009

http://www.facebook.com/GlobalWorldClassFinals


Sem comentários: