quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cocktail “SONHO DA SERRA”, homenagem à Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” By Francisco Guerreiro.

Olá amigos, conforme já referi senti-me muito honrado pelo convite da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” para elaborar alguns “Cocktails” tende por base o elixir notável a Aguardente de Medonho de Monchique.

A aguardente de medronho é produzida a partir dos frutos com o mesmo nome (medronho) que se cultivam neste caso na serra de Monchique no Algarve.

Recentemente tive a oportunidade de contactar de perto com a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio), sediada em Monchique.

A APAGARBE tem por objectivo, entre outros, credibilizar cada vez mais a genuidade e qualidade da aguardente de medronho produzida na serra de Monchique, apesar de as análises não serem obrigatórias segundo, o Presidente da Associação de Produtores de Medronho, José Paulo Nunes, esta decidiu solicitar a análises ao departamento da Universidade do Algarve, das aguardentes dos seus associados, sendo que as mesmas foram aprovadas atestada a sua qualidade.

De salientar que todas as aguardentes enviadas para serem analisadas, até ao momento, foram aprovadas, para satisfação desta associação, que, conta já com 26 rótulos de Aguardente de Medronho de Monchique devidamente certificados e de qualidade.

Tive também a oportunidade de visitar a Loja do Mel e do Medronho, cita no centro de Monchique, junto á nora, onde podem ser adquiridos produtos dos membros da (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio), bem como, diariamente um produtor promove a sua marca a um preço especial e dá a degustar aos visitantes, o que considero uma mais-valia para a divulgação e promoção dos produtores de Mel e do Medronho.

A Confraria do Medronho Os Monchiqueiros congratulou-se com a atitude vigilante e promocional da APAGARBE e com os resultados das análises.

Nesta receita do “Cocktail” Sonho da Serra a escolha recaiu nos seguintes ingredientes, mais uma vez relacionei a força o acentuado e distinto aroma do Medronho, com os seguintes produtos: primeiro efectuei a maceração de ½ Clementina cortada aos cubos, duas Amoras e 1cl de Xarope Cherry Blosson da Monin para encontrar novos aromas, criar novos sabores, de seguida no Boston Shaker, adicionei, 2 cl de Licor a Serra, da Regionalarte de São Marcos da Serra, 6 cl Compal Vital de Romã e Chá Verde e 4 cls de Aguardente de Medronho Envelhecida, adicionei gelo, agitei vigorosamente e verti no copo médio drink ½ de gelo moído. Na decoração utilizei ½ figo fresco, 2 Amoras e um ramo de hortelã.

NOME: SONHO DA SERRA DE MONCHIQUE

INGREDIENTES:

4 CLS AGUARDENTE DE MEDRONHO ENVELHECIDA

2 CLS LICOR DA SERRA DA REGIONALARTE

1 CL XAROPE CHERRY BLOSSOM DA MONIN

2 AMORAS

½ CLEMENTINA

6 CLS DE COMPAL VITAL DE ROMÃ COM CHÁ VERDE

METODO DE PREPARAÇÃO: MUDDLER, BOSTON SHAKER, DO

UBLE STRAIN.

SERVE-SE: COPO MÉDIO DRINK

DECORA-SE: COM ½ FIGO E 2 AMORAS E RAMO DE HORTELÃ

Esta, a minha contribuição para a promoção e divulgação da Aguardente de Medronho, que para além de ser servida simples, como era tradicional, também pode ser utilizada na preparação de “Cocktails” e perfeito para composições de bar inovadoras, sem descorar claro as tradições, podendo ser um produto a ter em conta nos bares, criando novos hábitos e alternativas à sua comercialização.

Gostaria de agradecer a magnífica tarde passada no Innside Caffé Cocktail Bar, em Carvoeiro, Lagoa, com a sua Equipa de Bar, nas pessoas de Pedro Ferreira e Sérgio Vicente, que disponibilizaram o espaço para o Making Off do Cocktail “O Monchiqeiro” onde partilhamos competências, saberes e conhecimentos acerca do Bartending.

Uma palavra de apreço à Regionalarte de S. Marcos da Serra, na pessoa do Sr. Jorge Lima, pela colaboração ao disponibilizar a sua gama de Licores para testar vários “Cocktails”, assim como, ao seu Embaixador Tiago Laginha.

Sem comentários: