terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cocktails & Mistura Fina com a Bartender MARIA BENTO de Salvador da Baía, Brasil.

Cocktails & Mistura Fina, continua a sua missão na divulgação de personalidades que tenham e continuam contribuir para o enriquecimento de saberes, conhecimentos e competências na área do Bartending.


Do país irmão, o Brasil, trago até vós, Maria Bento, de Salvador da Baía, Brasil, Bartender, Formadora, Consultora. Tem um curriculum digno de realce, uma participação activa no Associativismo, na Formação Profissional, bem como, tem participado nos mais diversos Cursos, Workshops, na procura da sua valorização pessoal, cultural e profissional, assim como, em Concursos de Coktails, onde tem obtido honrosas classificações, sendo por esse facto um exemplo a seguir.

Em primeiro lugar o “Cocktails & Mistura Fina” agradece por partilhares o percurso e saberes com todos nós.

Na entrevista decidi manter termos de Português do Brasil.

Quando iniciou a profissão de Barmaid?

Aos 14 anos fui apresentada a este mundo maravilhoso por um amigo que fazia o curso e eu ajudava com as apostilas, mas foi aos 23 anos que iniciei um curso na área e logo em seguida participei do primeiro campeonato, desde então não parei mais.

A procura constante de novos conhecimentos e competências tem sido a escolha de Maria Bento. Quais os principais Cursos de formação que frequentas-te a nível de Bar?

Ao longo da minha vida tudo tenho feito no sentido da minha valorização, pessoal, cultural e profissional. Os principais cursos foram, IBA TRAINING CENTER (O papel do Bartender, O álcool e o Bartender, Classificação e tipologia de Bares, Bebidas e Coquetéis, O Tabaco e suas aplicações, Tendências e práticas da arte internacional da elaboração de coquetéis, Enologia, Marketing e Promoção de Bares, Controle de Bar, Custo e preço de bebidas, Psicologia aplicada e recursos humanos, Coquetéis com Café, decoraçãode Coquetéis), Senac Salvador (Conscientização turística para garçom, Copeiro, Cambuzeiro, cummim de restaurante, Atendente de lanchonete, Garçom, pratos feito em Rechaud, Drinks e Coquetéis), Associação Sergipana de Bartenders, Associação Brasileira de Bartenders, IBA Training Center, Drink Lab (Com Marco de La Roche), Curso de Barista pela Cia de Talentos, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Excelência no atendimento ao Cliente, Curso de Aromas com Sommelier José Carlos Satanita, Enologia com António Lima.

Mas não foi tudo em termos de adquirir mais conhecimentos e competências. Sei que sempre que possível participas em “Workshops” ministrados por distintos técnicos relacionados com o mundo de Bar?

Maria Bento no Workshop com Nick Strangeway na Absolut Academy Suécia

Sim realmente sempre que me é possível participo em Workshops, pois considero muito importante estar a par das novas tendências do mundo das bebidas. Assim participei nos Workshops como: de Análise Sensorial de Vodkas no Absolut Academy na Suécia, sobre cocktails com Nick Strangeway na Absolut Academy Suécia, Cocktails Moleculares com Zeca Meireles, Cocktails a base de Whisky com James Guimarães, sobre os Licores da Marie Brizard com Rogério Coelho Barroso, com Mestre Cervejeiro da FENSA, Visitas técnicas à Campari do Brasil, Seagreams, Bols do Brasil, Stock do Brasil, Schincariol Alagoinhas Brasil e FENSA. O que me permitiu enriquecer os meus conhecimentos e adquirir novas técnicas para um melhor desempenho profissional.

Visitando o Ice Bar em Estocolmo, Prémio Absolut Creative.

Qual O profissional de bar que admiras mais e tenha marcado o teu percurso profissional?

Na realidade foram 03 Profissionais que influenciaram muito na minha carreira, no entanto vou citar só um, Ginaldo Alves da Silva, Presidente da Associação Sergipana de Bartenders e Campeão Brasileiro de Coquetelaria. Pois abriu-me as portas da ASB para que eu pudesse me aperfeiçoar e ajudar na sua luta pela profissionalização dos Bartenders de Sergipe. Começar andar na carreira de bar com profissional tão dedicado foi muito importante para minha carreira.

No Deli & Cia após o mise en place

Quais os principais locais de trabalho que já tiveste oportunidade de desempenhar a tua actividade profissional?

Gostaria de destacar o “Bernard Prestige Bistrô”, onde pude desempenhar desde a função de cummim até chegar a coordenação da casa com total apoio e reconhecimento dos proprietários que flexibilizavam os meus horários para que eu pudesse continuar estudando e participando nos eventos ligados a profissão que sempre eram fora da Cidade.

Outra experiência muito interessante foi a “Cachaçaria Alambique” local onde trabalhei durante 2,5 anos como Bartender e tive a maravilhosa experiência com mais de 180 rótulos de cachaça onde as experiências eram muitas com total apoio dos proprietários, uma clientela sempre fiel e de muito bom gosto, que sabiam apreciar uma boa cachaça e/ou um drink!

Também trabalhei no Hotel Transamérica Salvador como Bartender, o Lobby Bar era sempre lotado, com clientes que apreciavam uma boa bebida.

No DOC Casual Dining trabalhei como Barchef á tive a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos na área de gestão e recursos humanos, participei activamente no processo de selecção dos Bartenders, elaborei o cardápio e fiz o treinamento da brigada, foi muito gratificante.

Com a brigada do Alquimia Cuisine em dia de inauguração da casa após treinamento intenso.

Na LCB Consultoria fiquei por 3 anos, durante este período desenvolvi a função de Bartender Consultora onde desempenhava várias funções. Fazia desde o recrutamento e selecção de pessoal, treinamento, elaboração de apostilas, desenvolvimento de cardápio de bebidas, elaboração de fichas técnicas, além de fazer todo acompanhamento desde a obra até 06 meses após inauguração da casa. Em paralelo tive o prazer de recrutar e avaliar candidatos a vaga, treinar de acordo com o cardápio de cada casa, criar cardápios personalizados. Dei treinamentos específicos para grupos a exemplo de Drinks para gestora do lar, reciclagem de equipas e acompanhamento no desenvolver do processo de adaptação dos colaboradores em cada casa.

Maria Bento ministrando a oficina sobre Cocktails Exóticos

Maria Bento com este percurso profissional tão completo, tive conhecimento que também tens participado nos mais variados Concursos de Cocktails. Quais e que classificações obtiveste?

Sim tenho um gosto especial em participar na criação de novos “Drinks” ao mesmo tempo divulgar as minhas capacidades técnicas na preparação e decoração dos mesmos, assim como, obter novas texturas e sabores indo ao encontro do gosto dos clientes e surpreende-los. Também se aprende muito com os participantes nos Concursos de Cocktails. Mas destaque os seguintes:

1º Torneio entre alunos Barmen do Senac – Campeã

Concurso Luso-brasileiro, etapa Aracaju – Campeã

1º Campeonato de Cocktails à base de Soho, em Salvador – Campeã

1º Festival de Drinks Tropicais à base de Cachaça em SP - 3º lugar

3 Vezes Vice Campeã no Certame Sergipano de Coquetelaria

Absolut Creative Drinks em Salvador Dez 2010 - Campeã

No Absolut Creative Drinks em São Paulo.

Recentemente foste galardoada pela Associação Barmen do Brasil. Que tipo de prémio recebes-te no ultimo Concurso Brasileiro em São Paulo?

No último Concurso de Cocktails que se realizou em São Paulo, recebi um Prémio pelo reconhecimento do meu trabalho, em especial o realizado em prol da classe em Salvador, tendo sido também eleita melhor Bartender do Campeonato, o que me deixou muito feliz e me dá forças para continuar esta caminhada em prol da profissão, Bartender.

Qual o trabalho realizado em prol da causa Associativa e formação profissional?

Estamos buscando recursos para fazer crescer uma Associação que já está na activa, sendo uma sede da ABB SP e membro também da IBA. O intuito é de profissionalizar cada vez mais a classe e fazer uma instituição forte que possa ajudar este mercado tão carente de bons profissionais e que tenham consciência da importância que representam para o mercado.

O meu trabalho ganhou um aliado muito importante na causa para fazer crescer a profissionalização aqui em Salvador e Região desde que a Pernod Ricard veio com o Clube do Barman. Durante o evento é sempre feito apresentação de novas tendências, treinamentos e orientações pertinentes a classe Bartending. A Associação Brasileira de Bartenders com a presidência do Sr Nilson Viana Cândido também sempre me deu aval para que montasse uma Sub Sede aqui no estado, facto este que está sendo consumado neste ano de 2011 e já está a dar os seus frutos.

Qual a função que desempenhas actualmente?

Sou responsável pelos cursos e treinamentos da equipe que trabalha para a Bento Eventos

(http://bentoeventos.blogspot.com/),

um sonho que se tornou realidade, a mesma tem ao dispor dos interessados serviços de qualidade, muita criatividade, inovação, com o que se procura satisfazer os clientes. Também sou Conselheira e Instrutora de cursos da Associação Baiana de Bartenders, bem como, Consultora em Atendimento e Bares de Salvador e Região Metropolitana. O que me preenche a minha vida pessoal e profissional.

Não podia terminar sem pedir a Maria Bento que nos presenteia-se com algumas receitas de “Cocktails” da sua exclusiva criatividade. Aqui ficam espero os desfrutem.

NOME DO “COCKTAIL” ABSOLUT PARADIZE

Ingredientes:

08 Cl Absolut Berry Açai – Pernod Ricard

08 Framboesas

06 Folhas de manjericão

02 Pimentas rubras ou biquinho

30 Gramas de doce de buriti

09 Cl de suco de cajá/taperebá

Categoria: Long Drink

Modalidade: Batido e montado

Decoração: 01 ramo de manjericão com pimentas rubras/biquinho

Preparo: Coloque as framboesas, o manjericão, a pimenta e o doce de buriti e macere. Acrescente o suco de cajá, a vodka, o gelo e bata vigorosamente. Sirva em copo long drink com esferas de gelo. Decore com um ramo de manjericão e pimenta biquinho.

NOME DO “COCKTAIL” EXOTIC ABSOLUT

Ingredientes:

04 Cl de vodka Absolut

01 Cl de Soho licor de lichia

04 Cl de suco de mangaba

02 Cl de infusão de erva-cidreira com mel de abelha

01 Colher de café de gengibre em pó

02 Colheres de sopa de caviar de morango com cardamomo

Modalidade: Batido e Montado.

Taça Martine capacidade 20 cl com dupla coagem

Decoração: Flor de gengibre com ramo de erva-cidreira

Preparo: Coloque a vodka, o licor, o suco de mangaba, o gengibre, a infusão de mel com erva-cidreira e gelo. Bata vigorosamente e reserve. Retire o gelo da taça Martine e coloque 02 colheres de sopa de caviar de morango com cardamomo. Faça dupla coagem do cocktail sobre o caviar. Decore com galhinho de erva-cidreira e flor de gengibre.

NOME DO “COCKTAIL” REBECCA

Ingredientes:

05 Cl de vodka Absolut

02 Cl de Licor Peach Stock

01 Caju em lâminas

01 Cl de Blue Curaçau Stock

1/2 Colher de café de gengibre em pó

Espumante para completar

½ Caju com 01 pimenta biquinho para decorar

01 Canudo

Preparo: Coloque ½ caju na coqueteleira com o gengibre e macere levemente, acrescente o gelo, a vodka e o licor de pêssego batendo vigorosamente. Despeje esta mistura em copo hurricance já com as lâminas de caju que foram reservadas coladas a parede do copo. Complete com espumante resfriado e acrescente o licor Blue Curaçau para decorar. Coloque a flor de caju, o canudo e sirva.

Sem comentários: