quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Primeira Rota do Petisco de Portimão, organização da “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva”


Mais uma agradável surpresa, desta feita em Portimão, a “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva” que adoptou a sigla abreviada de TDI, é uma associação sem fins lucrativos que iniciou a sua actividade a 16 de Março de 2011 em Portimão, fundada por um grupo de pessoas que partilham um Impulso comum.


Da partilha dos Impulsos da individualidade de cada um, pretende gerar uma Teia que os una e os capitalize, para a promoção dum bem-estar comum na comunidade onde cada um se encontra inserido.

Desde de Abril de 1977 que faço parte de uma Associação Sócio -profissional, a Associação Barmen de Portugal, a 20 de Fevereiro de 2010, fui membro fundador da Associação Barmen Barlavento Arade, com sede em Portimão, onde tenho vindo a participar nos mais variados tipos de eventos, tendo como objectivo, a valorização, pessoal, cultural e profissional dos associados, bem como a promoção de Entidades, produtos e marcas, em especial as excelentes potencialidades turísticas do Algarve e de Portugal.

http://www.facebook.com/barmenbarlavento.arade

Gostaria de reforçar a opinião de que são as forças vivas, as comunidades locais, o motor de desenvolvimento, da cultura, do desporto, da gastronomia, dos vinhos, dos produtos diferenciadas de cada local, região ou país, assim como, do desenvolvimento da economia. De pequenos actos podem nascer grandes iniciativas, coroadas de êxito, para tal temos que passar as ideias de cada um à prática.

Foi o que fez em Portimão, a recém-criada associação Teia D’Impulsos que propõe a primeira edição da Rota do Petisco, num desafio à descoberta dos melhores sabores da gastronomia e da doçaria locais a preços anti-crise, contando para o efeito com a participação de 23 restaurantes e oito pastelarias.

Esta iniciativa segundo a organização surgiu com o principal objectivo de dinamizar a restauração e o comércio local, dirigindo-se tanto aos cidadãos que residem no concelho, como a todos os que visitam Portimão.

Durante 30 dias a partir de 3 de Setembro e prolonga-se até 2 de Outubro, 23 restaurantes e oito pastelarias aderiram à primeira Rota do Petisco de Portimão. A ideia é divulgar a gastronomia e doçaria locais a preços anti-crise. A ementa deste roteiro é composta por um petisco e uma bebida a 2,5 euros.

Para ser mais preciso a modalidade “Petisco” é composta por um prato e uma bebida por 2,50 euros, enquanto a modalidade “Doce Regional” inclui uma sobremesa e bebida, com o preço de 2 euros - um preçário assumidamente popular.

A oferta é variada, apela á gastronomia local e vai desde a:

Açorda com filete pirilau e copo de vinho,

Salada de ovas e imperial,

Morcela com pimentos e amêndoas e sumo,

Sardinha albardada e copo de vinho,

Papinhas de berbigão e cerveja,

Enchidos regionais e copo de vinho

Estupeta de atum e imperial

Estes são apenas alguns dos sabores típicos da região que vão marcar presença na Rota do Petisco de Portimão. E cada ementa a 2,5 euros…!

A iniciativa, que arranca no dia 3 de Setembro e prolonga-se até 2 de Outubro, é o primeiro projecto da Associação Teia D´Impulsos, foi apresentada, esta segunda-feira, no Museu de Portimão. Tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e “pretende estimular um passeio a pé pelo centro da cidade, na degustação de variadas ementas a preços especiais, tendo por base os produtos locais”, como explicou Nuno Vieira, o presidente da nova associação, durante a apresentação do projecto, que ontem teve lugar no Museu de Portimão.

Segundo o vice-presidente da Teia D’Impulsos, Luís Brito, “o objectivo da nossa associação criar novas sinergias entre os particulares e as entidades públicas e privadas ligadas ao associativismo, em prol de uma cidade com cada vez melhor qualidade de vida”.

Para Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão, a Teia D’Impulsos “tem tudo para se assumir como uma rede de sinergias muito relevante”, realçando que “é nos momentos de grande pessimismo que costumam surgir iniciativas revolucionárias, que saem fora da rotina”.

Na perspectiva do autarca, “este embrião de uma teia cheia de projectos surge dos cidadãos e dirige-se a eles, reunindo um grupo de jovens empreendedores atentos a várias áreas, a primeira das quais – a gastronomia – é encarada na sua vertente mais pura, através dos petiscos, apelando às raízes da nossa própria identidade”.

“Portimão precisa de iniciativas vindas da base para as bases, sendo esta Rota um exemplo acabado de cidadania e um incentivo à experimentação dos produtos da terra e da riqueza gastronómica de Portimão”, considerou ainda Manuel da Luz.

Gostaria de convidar todos os interessados a visitar o site ou na página do Facebook:

http://www.teiadimpulsos.pt/

http://www.facebook.com/pages/Teia-DImpulsos/136707336406806

Onde poderão encontrar informações detalhadas acerca da primeira Rota do Petisco de Portimão, bem como das futuras iniciativas da “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva”.

Votos do maior sucesso!

Sem comentários: