sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cocktails & Mistura Fina com Cristina Pimenta, a vice - campeã mundial na modalidade de Long Drink, em Varsóvia, Polónia, 2011.


Eis que chega ao fim o ano de 2011, intenso em termos de eventos, iniciativas relacionadas com o mundo do bar nos mais diversos pontos do globo. O “Cocktails & Mistura fina” esteve atento e sempre que possível divulgando o que de melhor se faz em Portugal e além fronteiras em prol do Bartending. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão o Bartending.


Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.

Não podia terminar de melhor forma esta rubrica de “Cocktails & Mistura Fina com…”. Do outro lado do Atlântico, mais propriamente da Ilha da Madeira, com Cristina Pimenta, a vice - campeã mundial na modalidade de Long Drink, em Varsóvia, Polónia, 2011.

Cristina Pimenta, está ligada á formação profissional, actualmente exerce a função de Formadora, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e aceitou partilhar convosco alguns momentos da sua vida profissional.

Cristina Pimenta, sei que desde de sempre tiveste uma paixão pela profissão de Barmaid. Quando inicias-te a tua formação na área de Bar?

Sim, foi uma decisão tomada bastante cedo, frequentei o Curso de Bar de 2 anos e 6 meses de estágio na Escola de Hotelaria nos (1997/1998). Foram dois anos de aprendizagem muito importante para o meu crescimento em termos de conhecimentos acerca das bebidas simples e compostas, bem como, de outras matérias relacionadas com a hotelaria e turismo.

Também procuras-te novos saberes e conhecimentos assim como valorização profissional no estrangeiro. Queres nos referir onde?

Realmente procurei a minha valorização profissional e tive a oportunidade de realizar um estágio em França no Hotel Beausejour (Colmar) com uma duração de 4 meses em 2001. Foi uma experiência muito interessante a qual me permitiu contactar um novo idioma e com uma nova realidade acerca do mundo do Bar.

Em termos profissionais tiveste mais alguma experiência noutro país?

Sim, sempre à descoberta e aproveitando a oportunidade no ano de 2002 aceitei a proposta e decidi trabalhar 6 meses no Gertsch-Hotel Merkur em Interlaken (Suíça). Este foi mais um momento aproveitado para desenvolver os meus conhecimentos e saberes, bem como, contactar com novas realidades e técnicas o que permitiram a minha valorização, pessoal, cultural e profissional.

Para além da paixão pela formação profissional onde tens tido a oportunidade de partilhar os teus conhecimentos e saberes acerca do Bartending com os mais novos e todos aqueles que pretendem valorizar-se, também tiveste a oportunidade de trabalhar em “part-times” nas mais prestigiadas unidades hoteleiras na Madeira. Queres referir algumas?

Sim, sempre me mantive activa, pretendi, assim, angariar o meu salário e ao mesmo tempo adquirir mais conhecimentos e saberes com os brilhantes profissionais que desempenham com elevado profissionalismo a sua função nas mais diversas unidades hoteleira da região da Madeira. Posso salientar o Grupo Pestana nas unidades Pestana Carlton Hotel, Pestana Atlantic Hotel, e Pestana Village Hotel, bem como, na Quintinha de São João, no Choupana Hills e no Bar Glória Latina. Foram sem dúvida unidades hoteleiras que contribuíram para a minha valorização com profissional de bar e como Formadora na área de Bar.

Desde quando estás ligada à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira?

Comecei a exercer a minha actividade profissional na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira com categoria de Barmaid de 1ª em Julho de 2004, onde desempenho actualmente minha função como Formadora com muito agrado.

Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

O Barman/ Barmaid é um técnico especializado, a quem são exigidos sérios conhecimentos acerca de todas as bebidas desde o seu grau alcoólico, a sua densidade, origem, destilaria, e modos de servir.

Deve saber idiomas, ser atencioso, paciente, e ter certa cultura, visto que é hábito manter conversação com os clientes.

Cabe ao Barman/Barmaid o papel importante de estar à altura, não só de atender «tecnicamente» deve ter conhecimentos exactos de todas as bebidas e composições, para quando o cliente o interrogar, saber responder «psicologicamente» quer dizer que nem todos os clientes tem o mesmo feitio, por isso devemos primeiro deixar os clientes tomar a iniciativa na conversa com o Barmen.

O Barmen para além de ser um profissional que confecciona e serve bebidas, deve ser relações públicas com responsabilidade e ao mesmo tempo um vendedor por excelência.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia arte que ultimamente tem sido muito referida no meio dos profissionais ligados ao mundo do bar.

Em relação a Mixologia, infelizmente não tenho grandes conhecimentos nessa área mas ainda gostaria de um dia vir a explorar.

Pelo que sei os cocktails são obtidos através da utilização de equipamentos científicos em que trabalham com as densidades das bebidas, combinação de sabores, texturas, aromas, e seus efeitos visuais.

Ao longo da tua vida profissional já participas-te em vários concursos a nível regional e nacional onde tens obtido honrosas classificações, mas penso que a mais importante foi a participação no Concurso Mundial em representação dos Barmen Portugueses. Como foi a experiência de participar no Mundial na Polónia?

A experiência de participar no Mundial foi espectacular, muito diferente dos Regionais e Nacionais não que sejam muito inferiores mas no qual sentimos a grande responsabilidade de representar o país no nosso melhor.

Temos a oportunidade de fazer grandes amizades para além fronteiras, trocar informações, conhecimentos e saberes sobre a nossa profissão, das bebidas mais recentes no mercado, dos copos existentes, assim como, de novas técnicas de preparação e decoração das composições de bar “Cocktails”.

Claro que para mim esta experiência fez com que me valorizasse cada vez mais e o mais importante de ser também valorizada pelo nosso desempenho.


Qual a classificação que obtiveste?

Resultado do meu trabalho e dedicação, bem como, do apoio desde a primeira hora da Associação Barmen da Madeira, obtive a honrosa classificação de Vice - campeã mundial e recebi ainda o Prémio da melhor decoração. Senti-me honrada por ser a primeira Barmaid a representar Portugal num concurso mundial e ao mesmo tempo por ter dignificado os Barmen Portugueses. Foi um momento muito saboroso da minha carreira profissional.


Queres partilhar com o “Cocktails & Mistura Fina” a receita da tua composição de Bar com a qual obtiveste o título de Vice - campeã mundial?

É para mim uma honra partilhar no “Cocktails & Mistura Fina” com os seguidores deste Blog o qual tem vindo a divulgar o trabalho realizado pelos Barmen nos mais variados pontos do mundo contribuído para o conhecimento dos amantes do Bartenting.

Receita do Cocktail Vice - campeã mundial, Polónia 2011.

Autora: Cristina Pimenta

Nome do Cocktail: Atlantic Flower

Ingredientes:

2 cl Rum Bacardi

1,5 cl Licor Malibu

1 cl Licor vanille Madagáscar (marie Brizard)

1,5 cl Xarope de morango (Monin)

6 cl Sumo de Maracujá (néctar)

6 cl Sumo de Ananás (néctar)

Preparação:

Preparado no shaker e servido em copo long-drink

Decoração:

Flor obtida de abóbora amarela, pepino, cereja vermelha cristalizada e Hortelã-pimenta

Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?

Tenho um gosto muito especial em preparar os Cafés Especiais ex: Irish Coffee

Ingredientes são:

4 cl Irish Whiskey

8 cl Café expresso bem quente

2 cl Natas frescas

8 grs Açúcar mascavado

Preparação:

Aquecer previamente o copo tipo Irish coffee

Colocar o café, açúcar e mexer

Juntar o whiskey e mexer suavemente

Colocar com ajuda de uma colher as natas

Servir sobre um pires com guardanapo

Cristina Pimenta, qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

De entre outros o meu Cocktail preferidos é o Grasshopper.

Ingredientes:

2,5 cl Creme de Menthe verde

2,5 cl Creme de Cacao Branco

2 cl Natas Frescas

Preparação:

Preparado no Shaker e servido em taça de cocktail previamente arrefecida

Decora-se com uma cereja vermelha cristalizada e um raminho de hortelã.


A arte de criares novos “Cocktails” é sem duvida uma das tuas virtudes profissionais, a comprovar isso estão as excelentes classificações obtidas nos mais variados concursos e festivais de cocktails, “Cocktails & Mistura Fina” gostaria que partilhasses algumas composições de bar "Cocktails" da tua autoria.

Claro que sim com prazer. Aqui vos deixo 3 composições da minha autoria, espero que gostei. Muito obrigado pela divulgação do meu trabalho.


1- Nome do Cocktail: Drinkwell

Ingredientes:

- 2 cl Vodka neutra (Smirnoff)

- 1 cl Licor Galliano

- 0,5 cl Licor Safari

- 1,5 cl Xarope Monin de morango

- 2 cl Sumo de Maracujá Natural

Preenchimento com Brisa Maçã

Preparação:


Preparado no Shaker e servido em copo long-drink.

Decoração:

Flor obtida de: Abóbora amarela, Pepino, Cereja vermelha cristalizada, Corante vermelho (origem vegetal) e Hortelã

2- Nome do Cocktail: My TWINS

Ingredientes:

- 2 cl Vodka incolor ou Clássica (Smirnoff)

- 2 cl Licor morango Bols

- 1,5 cl Apricot Brandy Bols

- 1,5 cl Licor Vanilla Magagascar (Marie Brizard)

Preenchimento com Brisol Tropical

Preparação:

Preparado no shaker e servido em copo long-drink

Decoração:

Flor obtida de Alho francês, Pepino, Hortelã e Cenoura


3- Nome do Cocktail: Love Christmas

Ingredientes:

2 cl Aguardente vínica (incolor) J.F.

1,5 cl Licor de morango J.F.

1 cl Xarope de groselha J.F.

2 cl sumo de maracujá natural

Preenchimento:

4 cl polpa de mango natural

8 cl Brisa maracujá

Preparação:


Preparado no Shaker e servido em Fancy Glass

Decoração:

Flor obtida de Alho Francês, Pepino, Groselhas vermelha, Nabo e Hortelã-pimenta.




Cristina, é bom sentir o reconhecimento por parte dos colegas de profissão e das Entidades, pela dedicação e trabalho desenvolvido?

Sem duvida, tive o privilégio de receber uma bonita homenagem por parte da Associação Barmen da Madeira durante o Jantar de Natal que decorreu no Hotel Porto Mare, no qual me foi atribuído o Certificado do Barmen/Barmaid 2011 o que me dá mais força para continuar a desenvolver as minhas capacidades na área do Bartending e fiquei muito feliz pelo voto de Louvor dado pelo Governo Regional da Madeira o que aumenta a minha responsabilidade em dar o meu melhor em prol da minha profissão como Barmaid, bem como, Formadora, passando os meus conhecimentos e saberes a todos quantos pretendem evoluir profissionalmente na área da restauração/bar.

Gostaria de agradecer à Associação Barmen da Madeira, tudo o apoio que me tem dado sem qual não teria sido possível atingir os meus objectivos.


Estamos preste a terminar posso saber qual a tua bebida preferida?

- De entre as que mais gosto destaque o licor Sheridans.


Assim "Cocktails & Mistura Fina" resta agradecer a amabilidade em facultares esta breve entrevista e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Um bem Haja!

Sem comentários: