terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

De Sol A Sol, Licores Caseiros, segundo as tradições ancestrais do Alentejo, Estremoz, por Josefa Arieira.


Olá amigos, ao fazer uma breve pesquisa sobre Licores tradicionais produzidos por métodos artesanais, encontrei, um vídeo da Rubrica “Sol a Sol”, pretende mostrar o que de melhor existe e se faz em Portugal nos sectores da agricultura, das pescas e do desenvolvimento rural. O mesmo apresenta o trabalho desenvolvido sobre a produção de "Licores Caseiros" pela artesã Josefa Arieira, de Estremoz. Fiquei agradado pela forma como desenvolveu a sua actividade, pela entrega em partilhar os saberes, as tradições e arte de produzir os Licores.


A ideia de fazer produções limitadas de licores caseiros, segundo as tradições ancestrais do Alentejo, surgiu no ano 2001 pela mão de Josefa Arieira, uma artesã de Estremoz que nasceu na Serra d'Ossa em 1957.


Com base em aguardente velha toda a produção é feita por uma pessoa apenas e pelo processo tradicional, sendo que a produção anual não ultrapassa as centenas de garrafas, consoante a possível recolha de frutos silvestres e outras plantas da região alentejana.

Os Licores Caseiros são produzidos a partir de Frutos e Plantas Silvestres oriundos da Serra D'Ossa, como:

O Medronho Silvestre

O Mirtilo Silvestre

O Poejo da Serra

O Amoras Silvestres

Outros produtos são utilizados para produzir os Licores Caseiros, que com mestria, muita dedicação e trabalho, Josefa Arieira, vai colocando no mercado em vários pontos do país, sendo os mesmos muitos procurados em lojas Groumet.

No mercado pode encontrar os seguintes Licores:

Licor Caseiro de Geripapo

Licor Caseiro de Canela

Licor Caseiro de Amoras Silvestres

Licor Caseiro de Mirtilo Silvestre

Licor Caseiro de Poejo

Licor Caseiro de Morango

Licor Caseiro de Café

Licor Caseiro de Rosas

Licor Caseiro de Medronho Silvestre




Sem comentários: