segunda-feira, 2 de abril de 2012

PORT FLIP BY FRANCISCO GUERREIRO IN "DICAS DE BAR" DE RAFAEL RODRIGUES, SÃO PAULO, BRASIL, 1 ABRIL 2012

Foi uma agradável surpresa o convite de Rafael Rodrigues um amante do Bartending do país irmão, Brasil, para apresentar no Blog “Dicas de Bar” um “Cocktail” clássico relacionado com Portugal.

http://rafaelbar.blogspot.com.br/2012/04/porto-flip.html

Não podia deixar de enviar a Rafael Rodrigues de São Paulo, Brasil, um forte abraço de Portugal e justificar algum atraso no envio da matéria que se deveu a motivos pessoais e profissionais sendo que só agora me foi possível em enviar a minha proposta para Dicas do Bar. Assim junto envio um “Cocktail” Clássico o “Porto Flip”, o mesmo relaciona-se com o Vinho do Porto, um dos maiores “Embaixadores” de Portugal no mundo, produzido na Região do Douro, atualmente considerada património da Humanidade.

A minha escolha vai para o Clássico Port Flip. O Porto Flip pertence ao grupo dos FLIPS é uma composição de bar clássica, que remonta antes do século 19.

6 cl Porto Real Companhia Velha Tawny

1 cl Aguardente Velha Fim de Seculo

1 Gema de Ovo

1 Colher a Chá de Açúcar

Preparado no Boston Shaker; adicionar os ingredientes, bater vigorosamente. Efetuar um Double Strain vertendo suavemente para um copo a Porto o tipo Flip.

Decoração: Noz-moscada no topo ou canela

De salientar que Jerry Thomas no seu livro "How to mix drinks," de 1862 foi um dos primeiros a dar dicas, que ainda hoje caracterizam os “Flips”, bem como, as técnicas para o confecionar este “cocktail”, sendo também um dos primeiros a adicionar ovos para a lista de ingredientes, O Porto Flip continua a ser deliciosamente desfrutada por muitos amantes desta composição fortificante.

O Vinho Generoso Porto, produzido na Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo, demarcada por Marquês de Pombal no ano de 1756, atualmente classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, usado ​​para preparar este “cocktail” transmite notas destintas no aroma e sabor, transforma-o num néctar distintamente adorável.

O Vinho Porto Tawny da Real Companhia Velha foi o meu eleito para preparar o Porto Flip, pelo facto de esta ser a primeira “Cave” a receber a distinção por Alvará Régio aos 10 dias de Setembro de 1756, de El-Rei D. José I, sob os auspícios do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello, (Marquês de Pombal) quando foi instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, também denominada Real Companhia Velha. Formada pelos "principais lavradores do Alto-Douro”, à Companhia foi confiada a missão de sustentar a cultura das vinhas, conservar a produção delas na sua pureza natural, em benefício da Lavoura, do Comércio e de Saúde Pública".

A minha preferência pelo Vinho do Porto Tawny que é vinho tinto, deve-se às suas características distintas, sendo os mesmos sujeitos a apenas dois a três anos de envelhecimento em balseiros, passando depois para as pipas de 550 litros. Estas permitem um mais elevado contacto do vinho com a madeira e daí com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Com a idade os Tawny ganham ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel, entre outros.

Espero ir ao encontro das expectativas, fico ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Para terminar os meus sinceros agradecimentos ao Absolutely Cocktail Lounge Bar, na Praia da Rocha, de Sérgio Vicente e Pedro Ferreira pela colaboração e pela disponibilidade do excelente espaço o qual tem permitido dar largas à minha criatividade na preparação de novos “Cocktails” e neste caso para o Making Off do Port Flip.

Um abraço.

Sem comentários: