terça-feira, 26 de março de 2013

Cocktails & Mistura Fina com João Pacheco, Bartender/ Mixologista / Flair Bartender, actualmente a trabalhar no Hotel Intercontinental Dubai Festival City, no Dubai.

Cocktails & Mistura Fina, continua a dar destaque aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.




Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.



O eleito desta feita é o meu amigo João Pacheco, Bartender/ Mixologista / Flair Bartender, actualmente a trabalhar no Hotel Intercontinental Dubai Festival City, no Dubai. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, com objectivo de obter mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional, bem como, para partilhar com aqueles que demonstrem interesse. 



CARO AMIGO JOÃO PACHECO EM PRIMEIRO LUGAR, OBRIGADO POR ACEITARES PARTILHAR COM OS SEGUIDORES DO COCKTAILS & MISTURA FINA, ALGUNS MOMENTOS DO TEU PERCURSO PROFISSIONAL E ASSIM COMO, COMPOSIÇÕES DE BAR DA TUA AUTORIA.




João Pacheco qual a tua formação a nível de bar? 

No que diz respeito à minha formação clássica, sou formado na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril onde frequentei o curso de Restaurante/Bar e implementei os meus conhecimentos com o curso de Gestão e Controlo de Bar, o curso de Decoração de frutas e legumes para cocktails e ainda o curso de Chefes de bar, tudo na mesma escola dado pelo Prof. Fernando Brito, o qual muito contribuiu para a minha valorização pessoal e profissional.




Sabemos que o João é um apaixonado também pela variante do Flair Tending?

Sim também apostei na minha formação na área do flair por considerar uma mais-valia para a minha actividade profissional, nesse sentido tirei o nível I e II na Cocktail Academy Portugal, dado pelo master Paulo Ramos.





Qual é o actual local de trabalho? Qual a função que desempenhas?

Apostei na saída de Portugal, abracei um novo desafio e neste momento estou no Dubai no Hotel Intercontinental Dubai Festival City onde desempenho a função de Head Mixologist.

A saída para o Dubai é recente. Desde Quando?

Estou neste novo projecto desde do início de Março 2013.



Quais foram os locais de trabalho anteriores?

Iniciei a minha actividade profissional no Rock City Lisboa, passei pela Adega dos Carvalhos Sintra, Hemingway Bar Marina de Cascais, Hotel Pestana Palace Lisboa, Wild&Company Albufeira, Hotel Cascais Miragem, Hotel Grande Real Villa Itália Cascais, outra vez Wild & Company, Libertos Bar, Heart Rock Caffe Amora e agora Hotel Intercontinental Dubai Festival City.




Qual opinião sobre a profissão de Barman/ Barmaid/ Bartender?

Somos dos melhores do mundo, só é pena que a maioria dos empresários não nos dê o devido valor no nosso país. No entanto nos mais diversos países do mundo somos considerados excelentes profissionais e reconhecidos pelas distintas capacidades no desempenho da função e pela qualidade de serviços que apresentamos aos nossos clientes.

Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

É a arte e conhecimento de misturar bebidas.

Diz algo sobre o Flair.

É a arte de entreter os clientes, permitindo verdadeiros momentos de animação, cativando muitos clientes que procuram na diversidade passar instantes únicos.




Como tem sido a experiência de participar nos Concursos de Cocktails e de Flair. Sabemos que tens um vasto palmarés e honrosas classificações. Quais as principais classificações?

A experiência de participar em concursos é sempre muito gratificante, já participei tanto na vertente Clássica e no Flair Tending. 
Na Clássica recordo:
O 2º lugar na modalidade de short doce na BTL 1999, 
O 4º lugar no concurso Grand Marnier em 2008, 
Duas vezes a melhor técnica,




No que se refere ao Flair Tending os principais são: 
Campeão Nacional Havana Club em 2006, 
Campeão Cocktail Academy On Tour 2008, 
Campeão Nacional ABP 2009.





Tenho o orgulho de ter representado 2 vezes Portugal, no Mundial de 2006 no Havana Club Grand Prix em Cuba onde obtive o 8º lugar e na Alemanha em 2009 no mundial da IBA no qual me classifiquei no 18º lugar.



Qual o "Cocktail" clássico preferido? 
São vários, mas o Daiquiri Floridita é o meu favorito. 

Daiquiri Floridita

Ingredientes:


4,5cl Rum Branco, 
1,5cl Sumo de limão,
1cl Xarope açúcar,
Um Dash Maraschino,
Preparado no Shaker. Serve-se na taça a cocktail.




Qual a composição de bar que mais gosta de preparar? 

A composição de Bar que mais gosto de preparar é o Long Island Ice Tea.

Long Island Ice Tea, 

Ingredientes:

1,5cl Vodka, 
1,5cl Gin, 
1,5cl Rum, 
1,5cl Triple seco, 
6cl Sewet & Sour 
Top Coca cola.

Preparado no tumbler.
Decora-se com gomo ou rodela de lima.


Gostaria que partilhasses 2 "Cocktails" da tua autoria, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina e amantes dos “Cocktails”.

É com todo o prazer. A minha escolha é a seguinte:

Chocolat Berry 

Ingredientes:

3 blackberrys,
1 Iogurte de baunilha,
4cl Gin, 
2cl Chocolat Mozart,

Preparado no Blender.
Serve-se no copo hurricane. Decoração com chantilly & oreo cookie.


Novatini 

Ingredientes:

2cl Absolut Vanilla, 
2cl Limoncello, 
2cl Chocolate monin, 
4cl Natas, 
2dashes chocolate bitter

Shake & Strain, martini glass, Decoração Raspas de chocolate de Menta 


Qual a bebida preferida?


Eu gosto de quase tudo, desde a Coca cola à Cerveja, de um bom Vinho ao Champanhe, e claro Cocktails bem feitos..lol





Cocktails & Mistura Fina deseja a João Pacheco as maiores felicidades e votos de sucesso pessoal e profissional.



Sem comentários: