quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Filipe Sustelo da Associação Barmen Barlavento Arade foi brilhante vencedor da Competição Barmen Schweppes na 3ª Etapa Regional Sul do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2013, em Évora.


O Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2013 organizado pela revista INTER põe à prova jovens estudantes ou profissionais, com menos de 25 anos, permite a troca de conhecimentos e demonstração das capacidades dos participantes sendo uma importante mostra da geração que marcará o futuro da hotelaria e restauração em Portugal.



A 3ª Etapa Regional Sul do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2013 decorreu na Escola Profissional da Região Alentejo em Évora onde os participantes foram magnificamente recebidos.


Foram dois dias de intensa competição onde os jovens deram largas à sua imaginação, aplicaram técnicas de confecção das iguarias, preparação de mise-se-place, serviço de restaurante e de elaboração de cocktails.


As provas dos concorrentes marcaram o ritmo em cinco categorias: Cozinha Makro, Artes da Mesa Água das Pedras, Harmonizações com cerveja Super Bock, Pastelaria e Barmen Schweppes e as categorias profissionais foram enaltecidas pelo rigor do painel de júri em prova e que avaliou o talento com rigor e isenção.



Além das provas, houve um Fórum moderado pelo Dr. Paulo Amado director das Edições do Gosto onde cerca de 100 alunos assistiram a apresentações sobre o contributo de cada uma das marcas patrocinadoras para o sector. Aconteceram também duas mesas redondas com profissionais de renome como os Chefes Cordeiro, Francisco Gomes, Joaquim Sousa, Alexandre Silva, Arlindo Madeira e Francisco Guerreiro, com importantes reflexões sobre experiências e o estado actual de cada uma das áreas profissionais a concurso.



E os vencedores da etapa Sul do JTG Foram:


- Cozinha Makro: João Mealha da EHT Lisboa

-Artes da Mesa Agua das Pedras: Ana Ruivo do Alentejo Marmoris Hotel & Spa

-Barmen Schweppes: Filipe Sustelo da Associação Barmen Barlavento Arade

-Harmonização com cerveja Super Bock: André Toscano do Alentejo Marmoris Hotel & Spa

-Pastelaria: Henrique Castilho do Alentejo Marmoris Hotel & Spa



A Associação Barmen Barlavento Arade fez- se representar por Francisco Guerreiro como Júri e por três concorrentes na Competição Barmen Schweppes:



Patrícia Cordeiro



Tiago Laginha



Filipe Sustelo


Na Competição Barmen Schweppes o brilhante vencedor foi Filipe Sustelo da Associação Barmen Barlavento Arade, aluno do 3º ano do curso de restaurante/bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão o qual cativou o Júri com uma prova irrepreensível na preparação dos seus cocktails.


Com esta vitória Filipe Sustelo faz parte dos grandes finalistas nacionais do Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2013. A Final Nacional terá como anfitriã a Escola Profissional Amar Terra Verde, patrocinador institucional deste concurso, que contribui deste o início para a sua realização.

Filipe Sustelo apresentou os seguintes “Cocktails”:

Receitas:


Cocktail Clássico:

Margarita
Ingredientes:
4 cls de Tequila
1 cl de Triple seco
1 cl de sumo de lima


Decoração:Original: Bordura de sal . A utilizar: Bordura de Flor de Sal
Copo: Taça a cocktail
Método de preparação: Shaker



Cocktail contemporâneo:

Fresh Breeze

Ingredientes:
3 cls de Vodka
1 cl de Triple seco
1 cl de Xarope de Laranja
2 cls de sumo de Laranja
1 cl de sumo de limão


Completar com Schweppes de Cardamono e Ginger
Gelo moído
Decoração:1 Ponta de Hortelã
Copo: old Fashion
Método de Preparação: Shaker


Muitos parabéns a todos os participantes e vencedores!



Uma palavra de apreço para as Edições do Gosto pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar em prol da gastronomia em Portugal.

Sem comentários: