terça-feira, 17 de setembro de 2013

Luís Soares Barman na Quinta Jardins do Lago, Madeira, representou a Associação de Barmen de Portugal no Concurso Internacional Mattoni na Republica Checa.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Desta feita o eleito é Luís Soares Barman na Quinta Jardins do Lago, Madeira, que representou a Associação de Barmen no Concurso Internacional Mattoni na Republica Checa.


Fala-nos um pouco acerca do teu percurso profissional?

Em 2001 tirei o curso de Barman na Escola Atlântico onde aprendi as bases para a minha profissão. Depois estagiei no Hotel Regency Cliff que me permitiu desenvolver as minhas competências e aplicar os meus conhecimentos acerca do Bar.


Pelo reconhecimento do meu desempenho durante o estágio fui convidado a fazer contrato de um ano com esta unidade hoteleira.


Passado um ano fui convidado a mudar para o Regency Palace Madeira onde implementei os meus conhecimentos e competências com a ajuda de excelentes profissionais.



Fiz grandes amigos os quais me incentivaram a tornar - me sócio da Associação Barmen da Madeira que possibilitou a participação em vários Festivais e Concursos de Cocktails.



Actualmente trabalho na Quinta Jardins do Lago, a cerca de 4 anos, onde tenho vindo a evoluir pessoal e profissionalmente.



Como têm sido a participação nos Concursos e Festivais de Cocktails e quais as classificações?



Desde a primeira hora pelo meu desempenho, criatividade, trabalho e dedicação consegui o apuramento directo para os Concursos Nacionais. Destaque a classificação de Vice-campeão Nacional em 2010. Em muitas das competições em que participei obtive excelentes classificações, muitas delas no top 5.



Em 2013 foi Campeão Regional da Madeira e tive o privilégio de representar Portugal no Mundial de Cocktails Sem Álcool, Mattoni, na Republica Checa.



Luís Soares como decorreu o Concurso Internacional Mattoni na Republica Checa?



Estar entre os melhores do mundo a participar num concurso internacional foi um momento muito importante na minha carreira. Tive oportunidade de partilhar conhecimentos acerca de novos produtos, de novas técnicas de preparação e decoração dos “cocktails”, assim como, das calorias dos ingredientes utilizados, pois nos nossos dias temos que estar atentos aos gostos dos nossos clientes para os poder satisfazer e assim prestar um serviço de qualidade. Fiquei muito honrado em representar Portugal e Madeira em especial.



Participaram representantes de 60 países entre os quais Portugal onde obtive um honroso 11º lugar.


Mattoni Green Life By Luís Soares


Ingredientes:

4cl Sumo Manga,
2.5 cl Sumo Maracujá
1.5cl Sumo de Limão,
1cl Xarope Mojito Monin,
 0.5cl Xarope Blue Curacao Monin,
10cl Agua com gás Mattoni

No final raspas de tangerina


Preparado no Shaker servido no copo balão.

Decoração: Lima, rabanete em flor, hortelã, borboleta em nabo, fisalis e rebentos da flor do maracujá.


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?


Acho a profissão de Barman/Barmaid muito bonita, com a nossa criatividade se prepararmos as bebidas simples ou compostas de forma apelativa, bem feitas, equilibradas provocamos a satisfação do cliente, assim, seremos sempre visitados e relembrados. Recordo que tive um formador que dizia sempre que um Barman é visto como um “senhor de classe onde podemos por momentos prender o olhar dos clientes que nos observam”.



Diz algo sobre o Flair Bartending?



Em relação ao Flair Bartending acho que está a aparecer grandes talentos Portugal, estamos no caminho certo para desenvolver esta vertente do bar que cada vez mais prende a atenção dos clientes, tornou-se em verdadeiros momentos de animação o que aumenta o volume de negócio.


Votos de sucesso pessoal e profissional!!!


Sem comentários: