sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mixologia Molecular por Francisco Guerreiro colaboração com a página “Cocktail Art and Science”. Opinião 1

Caros colegas, amigos e amantes do mundo das bebidas simples ou compostas (cocktails), início hoje a colaboração com a página “Cocktail Art and Science”, a qual pretende lançar um grande debate nacional referente aos grandes desafios que rodeiam os profissionais de bar. Este espaço tem ainda por objetivo a troca de conhecimentos, a partilha de técnicas e o intercâmbio de informações acerca das várias temáticas relacionadas com o bar e as bebidas.


Claro que aquilo que vos vou apresentar é meramente a minha opinião, em conjunto com o resultado da pesquisa, estudo e experiência adquirida ao longo da minha carreira profissional.

Uma das vertentes que pretendo explorar é a Mixologia Molecular. Este tema que tem vindo a ser bastante debatido pelo mundo fora, e as opiniões acerca do mesmo são bastante divergentes, no entanto, é uma tendência que ganha cada vez mais importância no Bar.


A Mixologia Molecular é uma tendência relacionada com um ramo da ciência que estuda as reações químicas dos alimentos e bebidas, que começou a ser desenvolvido, a partir de 1998, por Hervé This, actual diretor científico da Fundação Ciência & Cultura Alimentar e Nicholas Kurti, cujas descobertas químicas e físicas, construíram as bases da Gastronomia Física e Molecular.


A designação de Mixologia Molecular deriva de “ Moléculas”, dado que tudo o que ingerimos é composto por moléculas, quer as comidas, quer as bebidas. Portanto certo é que tudo o que ingerimos é molecular.

Assim, gostaria de apresentar a minha definição de Mixologista ou Mixólogo como sendo o profissional que utiliza sua criatividade na elaboração dos seus cocktails apoiado em novas técnicas, empregando novas ferramentas e utilizando métodos aliados à química e à física. Para que isso possa acontecer deve ter elevado conhecimento acerca do vasto mundo das bebidas, das suas características, da arte de misturar os vários produtos, no sentido de apresentar de forma criativa as suas composições de bar, tendo em conta as regras de higiene alimentar e segurança no trabalho.


O famoso chefe de cozinha espanhol Ferrá Adrian foi pioneiro na prática desta tendência na cozinha. Mas muito rapidamente esta prática passou a ser aplicada no bar, onde os Mixologistas tal como os grandes chefes de cozinha preparam muitas das suas misturas (Cocktails), apresentando texturas diferenciadas.

Na Mixologia Molecular pelo mundo fora têm sido utilizados os mais variados produtos, frutos, especiarias, plantas e ervas e têm-se realizado as mais variadas experiências na preparação de novos cocktails utilizando a física e a química, bem como, as mais variadas técnicas de mistura, como macerações, infusões e inclusive destilações especiais.


Penso que, os profissionais de bar com a sua criatividade, aliada ao estudo da química e da física das bebidas, continuarão a criar combinações originais, com novas texturas, cores, aromas e sabores, com as quais vão surpreender os amantes deste tipo de bebidas, pela diversidade e qualidade. Assim, os clientes ficarão satisfeitos e fidelizados às novas experiências que lhes foram proporcionadas.



Em breve voltarei com os produtos que possibilitaram esta nova tendência, os aditivos alimentares, os quais permitiram a alteração da Mixologia.

Recomendo a visita a:

https://www.facebook.com/pages/Cocktail-Art-and-Science/263227680362323?ref=hl

Por: Francisco Guerreiro  

Sem comentários: