sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ProDrinks, de Zeca Meirelles, promoveu o DRY DAY com ilustres convidados do mundo bar, os Mestres Kascão de Oliveira e Derivan Ferreira de Souza em São Paulo, Brasil.

O Dry Martini Cocktail, DRY DAY,


Perde-se no tempo as divergências acerca da receita original do “Dry Martini Cocktail”. Vários autores fazem menção nos livros publicados deste cocktail tão apreciado desde longa data com as mais variadas receitas. Entre outros no livro de Jerry Thomas, lançado em 1862, mediante indícios o primeiro livro a ser publicado nos EUA ou no livro escrito por Harry Johnson’s em 1882 com o título “The Bartenders Guide”.



Já no ano de 1900 o autor William Boothby publicou o livro “The World’s Drinks and How to Mix Them”, o mesmo foi reimpresso com o mesmo nome, em 1908, desta feita julga-se com a primeira receita do Dry Martini Cocktail que mais se assemelha com a actual. A receita referenciava os seguintes ingredientes: Gin, Vermute Seco Francês, Bitters de laranja, casca de limão torcida e azeitona.



Na (IBA) International Bartenders Association a receita é a seguinte:

Dry Martini Cocktail

Before Dinner Cocktail

Ingredientes:
6 cl Gin
1 cl Dry Vermouth
Pour all ingredients into mixing glass with ice cubes.
Stir well.
Strain in chilled martini glass.
Squeeze oil from lemon peel onto the drink, or garnish with olive.


Mas o que me leva a escrever no Cocktails & Mistura Fina não é propriamente acerca da história de um dos cocktails mais famoso da história da “coquetelaria” americana e mundial o Dry Martini Cocktail”, o qual podemos encontrar nos bares de todo o mundo.



Já sabia da dedicação do Barman do país irmão Kascão de Oliveira à causa do Dry Martini Cocktail, por alguma razão é apelidado de o rei dos Dry Martinis pelos seus pares e pelos média. Tenho acompanhado o seu excelente trabalho na formação dos Barmen, na criação de cartas de bar actuais dos bares mais famosos, bem como, ditando as novas tendências da coquetelaria apresentando a diversidade e qualidade.



Outra das figuras do mundo do bar no Brasil e no mundo é o Derivan Ferreira de Souza um Mestre da arte de preparar os cocktails com provas dadas, autor de vários livros de bar. Um grande impulsionador do reconhecimento da Caipirinha no mundo e em especial pela International Bartenders Association.



Na (IBA) International Bartenders Association a receita é a seguinte:

CAIPIRINHA

All Day Cocktail

Ingredientes:
5 cl Cachaça
Half fresh lime cut into 4 wedges
2 teaspoon sugar
Place lime and suger in old fashion glass and muddle.
Fill glass with ice and Cachaça


O que me levou a escrever este post foi o facto de desejar louvar o encontro de profissionais de bar reunidos para debater e trocar ideias sobre um cocktail, o Dry Martini, denominada por DRY DAY - HISTÓRIAS E MITOS DO DRY MARTINI uma brilhante iniciativa do grande Zeca Meirelles da ProDrinks, São Paulo, singular instituição sempre pronta a promover eventos que visem a valorização pessoal e profissional dos Barmen, bem como, da promoção das marcas e dos produtos.



Para tal a ProDrinks, convidou figuras de renome no mundo bar a participar de uma história inédita da evolução do Dry Martini no século XIX até hoje e as futuras tendências.



O DRY DAY conseguiu reunir dois mestres do mundo do bar Derivan Ferreira de Souza, Kascão Oliveira Lima o rei dos Dry Martinis e um estudioso das matérias relacionados com o bar Rafael Mariachi a falar e a apresentar o perfeito serviço do Dry Martini Cocktail e suas derivações para uma plateia entusiasta e desejosa de implementar as suas aprendizagens.
Um exemplo a seguir, partilhando os conhecimentos, troca de ideias, em prol da valorização pessoal e profissional dos Barmen.



Parabéns pelo vosso percurso e pela vossa iniciativa.


Como gostaria de ter partilhado esse momento. 

Um forte abraço de Portugal!!!

Sem comentários: