sábado, 19 de outubro de 2013

Cocktail & Mistura Fina na rubrica com…é Vasco Martins, actualmente a desempenhar a função de Barman responsável pelo Bar no Bairro Alto Hotel, em Lisboa.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Vasco Martins, um estudioso do mundo do bar, sempre com meta de prestar o melhor serviço aos clientes, com os quais cria uma verdadeira sintonia fidelizando os mesmos aos locais onde tem trabalhado. De reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Actualmente a desempenhar a função de Barman responsável pelo Bar no Bairro Alto Hotel, em Lisboa.


Vasco Martins tem vindo a se afirmar ao longo dos anos assim:

“Ficou indeciso entre a opção do coração e da cabeça, tendo escolhido aquela que o permitia dar asas à loucura e à imaginação… a escola de hotelaria.”

“Ao fim de 3 anos bem intensivos de estudo e decadência (decente), decide mudar-se para a “capetal” Lisboa, mas ainda se manteve alguns anos intoxicando muito boa gente com preparados alquimistas a boa gente de todas as partes do mundo.”


“A mudança grande só se dá quando se muda para Barcelona em 2009 e sente que não é o único e rejubila de excitação gastronómica e destilada!”


“Ainda em Barcelona apura o seu gosto pelo mundo TIKI e pelo Rum e perde-se num mundo elegante de Cocktails, Rock n’Roll e anos 50′s.”


“Ao voltar a Lisboa tenta quebrar o estereótipo de Barman de Hotel mantendo o seu look de Rocker de cabelo em tuppé e tatuagens no corpo e o Elvis no coração deixa ver que um hotel de 5 Estrelas pode ter alguém louco mas que sabe o que faz à frente do seu bar!”


“Actualmente, é responsável do Bar B.A. do Bairro Alto Hotel e minhas senhoras e meus senhores….a loucura continua!!!”

Vasco Martins qual a tua formação a nível de bar?

Iniciei a minha formação profissional em bar/restaurante na EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, da formação de 2000/03 o que me deu as ferramentas e competências para desenvolver a minha actividade profissional em especial como Bartender.


Quando fui trabalhar para Barcelona tendo por objectivo desenvolver as minhas capacidades frequentei cursos de bar relacionados as temáticas TIKI Cocktail and Culture, que adoro e pelas quais me apaixonei em Barcelona,


Qual o actual local de trabalho? Que função que desempenhas?

Neste momento estou no Bairro Alto Hotel em Lisboa como responsável de Bar, há cerca de 1 ano ou seja desde que voltei de Barcelona. Um novo desafio na minha carreira e que estou a adorar.


Qual foi o local de trabalho em Barcelona? Que Experiência?

Em Barcelona trabalhei num Cocktail Bar chamado Negroni, cocktail bar sem carta de cocktails e que eramos nós os Bartenders que proponhamos aquilo que os clientes lhes apeteciam beber, trabalhávamos à base de cocktails clássicos com receitas clássicas.
Depois com mesmo patrão fui para a Cocteleria Tahiti, onde nos cocktails TIKIS eram os amos e senhores do bar...também com receitas o mais clássicos possível, foi uma experiencia fantástica que me permitiu crescer imenso enquanto Barman e pessoa, Barcelona é uma das grandes mecas da cultura de Cocktails,


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Creio que a profissão de Barman em Portugal esta de novo a ser criada no sentido que volta a ser cada vez mais respeitada e com a ajuda dos fantásticos Bartenders Portugueses que temos em Portugal e espalhados pelo mundo a criarem coisas fantásticas e darem nome a Portugal voltamos um pouco de novo ao glamour e respeito que se tinha pelos profissionais de bar nos anos 50/60.


Como observas a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Creio que os Barmen Portugueses estão muito bem cotados no mundo, cada vez são melhor vistos como profissionais e trabalhadores, para não falar de sermos cada vez mais inventivos, basta-nos abrirmos um pouco os nossos horizontes.


Qual a tua opinião sobre o Flair Bartending?

Com respeito ao Flair bartending, não sou grande fã, sou muito clássico embora goste de incorporar um pouco de working flair no meu método de trabalho, dou todo o crédito a quem o faz, mas eu nunca tive jeito para atirar coisas ao ar sem ter que ir busca-las ao chão desfeitas em mil pedaços heheheh!!!


Qual a tua opinião sobre a vertente da Mixologia?

A Mixologia é uma vertente cada vez mais abraçada pelo mundo Bartending, mas realmente para que não se transforme numa moda passageira (embora eu creia que não) como o flair bartending temos, digo temos todos os Barmen de trata-la com respeito e não exagerar no seu uso só porque sim...no entanto...eu considero-me um Bartender / Barman que usa algo de mixologia tal como o Max La Rocca e o Giuseppe Santamaria o faziam no Hotel Boutique Ohla o refazer / transformar/ desconstruir os clássicos sem ser demasiado exagerado e sem sentido, não um Mixologista, respeito perfeitamente, mas...para mim primeiro está o cliente e os seus desejos.


Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?

Aquela que me da mais prazer e gosto de preparar terá de ser um Cocktail Tiki clássico o Mai Tai (embora eu seja maior fã do Don the Beachcomber que do Trader Vic).

Mai Tai

Ingredientes:

Rum de Demerara
Rum da martinica
Sumo de lima fresca,
2 Dashes de Red Curaçao
Xarope Orgeat (caseiro)

Preparado num copo on-the-rocks com gelo moído.

Decorado com triângulo de ananás espetada com uma cereja vermelha e 1 olho de hortelã!


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido? 

Quanto ao meu cocktail clássico preferido que tomo sempre que posso é o Durty Martini… em especial quando vou a um cocktail bar...é o Dry Martinis… dry as possible and just a bit durty!!!

Aqui vai, tenho 2 formas de fazê-lo:

1ª Forma:

Durty Martini

Ingredientes:

Vermute seco.
Plymouth Gin.
Bar spoon de "água" das azeitonas.
Twist de limão.
2 Azeitonas.

Preparar no Mixing Glass.

Serve-se na taça a cocktail.

Decoração: 2 azeitonas espetadas por um palito de cocktail

Método de preparação:

Menos seco, mais aromático; aromatizar a taça a cocktail com o vermute depois de gela-la, refrescar o Gin de preferência Plymouth atirando-o de um Mixing Glass para o outro de modo a arejar o gin e não fazer derreter o gelo depois de "atirar" o gin umas 4/5 vezes deitar uma bar spoon de "agua" das azeitonas mexer suavemente, fazer um twist de limão na taça colocar 2 azeitonas espetadas por um palito de cocktail (o mais tiki possível) e verter o gin na taça e claro... bebe-lo!!!


2ª Forma:

Durty Martini

Ingredientes:

Plymouth Gin.
Bar spoon de "água" das azeitonas.
Twist de limão.
2 Azeitonas.

Preparar no Mixing Glass.

Serve-se na taça a cocktail.

Decoração: 2 azeitonas espetadas por um palito de cocktail

Método de preparação:

O 2º e um pouco mais seco é exactamente como o 1º mas sem aromatizar a taça a cocktail com o vermute. Depois de tudo preparado e servido sem o vermute abrir a garrafa, e antes de dar o 1º gole no cocktail cheirar fortemente o vermute na garrafa (o aroma mantem-se no nariz e sempre que se beba e respiremos sentiremos o aroma do vermute)...esse é o meu Durty Martini feito em casa para mim!!! hahahahahah!


“Por isso, se quiserem um bom e forte cocktail para engatar seja quem for o “Dry Martini” é a vossa bebida, mas…AI DE VOCÊS QUE PEÇAM”SHAKED NOT STIRRED” para imitar o Tio Bond ele pode, mas vocês…NÃO!!!!!!!!”


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais?


A experiência de concursos têm sido fantástica com novas experiências e troca de ideias e técnicas é sempre bastante enriquecedor. Quanto às classificações para mim e mesmo sendo cliché são o menos importante, embora o ano passado tenha conseguido um bom posto no Beefeater 24 Competition. Tenho tentado participar em quase tudo desde que voltei de Barcelona para entrar de novo em contacto com o meio e com os Barman portugueses. As últimas competições que entrei foram na Beefeater 24 Competition e na Shoot-Tail da Jameson!




Cocktails e Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os seguidores do nosso Blogue e amantes dos Cocktails.

O gosto é todo meu. Muito obrigado pela possibilidade que me dás para divulgar a minha criatividade e arte na preparação e decoração dos “cocktails”. Aqui ficam as minhas propostas. Espero que gostem.

"Smoky Skull Martini" By Vasco Martins

Ingredientes:

10 cl de Beefeater24 Gin
Cohiba nº3
Chá Sensha do Japão
5cl de Noilly Prat dry
1colher de café de Lecitina de soja
1/2 Vagem de citronela
Uma lâmina de azeitona verde (das grandes)

Serve-se na taça a cocktail.

Decora-se com uma lâmina de azeitona verde.

Método de preparação:

Colocar 10 cl de beefeater24 num Mixing Glass preenche-lo com gelo, com outro mixing glass atirar o liquido 6 vezes, de modo a refrescar o Gin sem derreter o gelo, quando bem refrescado passar o gin para uma garrafa em forma de caveira (cristal head limpa e lavada) com o gin lá dentro fazer uma mistura de 3/1 de cohiba nº3 e chá Sensha do Japão e colocar numa smoking gunn, acender e encher a garrafa com o fumo dessa mistura, enquanto o gin recebe o fumo prepara num outro mixing glass com 5cl de Noilly Prat dry e 1colher de café de Lecitina de soja adicionar 1/2 vagem de citronela e com a ajuda de um mini-batedora fazer uma boa dose de espuma, verter para uma taça a cocktail o gin já fumado deixando cair um pouco do fumo até cobrir o copo e por fim adicionar uma nos de espuma de vermute no topo, terminar com uma lamina de azeitona verde (das grandes) no bordo do copo e está pronto a servir. 


"Nui Mahana" (Grande sol em Tahitiano) By Vasvo Martins

Ingredientes:

1cl de Sumo lima natural,
1cl de Sumo limão natural,
1cl de Sumo laranja natural,
1,5cl de Xarope de maracujá,
0,5cl de Orgeat,
1,5cl de Rum da Martinica,
1,5cl de Rum da Jamaica

Serve-se no TIKI MUG

Método de preparação:

No shaker cheio de gelo, partir 9/10 cubos de gelo encher uma TIKI MUG com eles e verter o líquido para a TIKI MUG fazer um Float de rum overproof.

Decoração: 1olho de hortelã, 1 gomo de lima, 1 cereja e acender o Rum overproof e está pronto a servir.
  

"Morning After" By Vasvo Martins

Ingredientes:

1/2 Talo de Aipo
3cl Sumo de Tomate
2 Dash de Angustura Bitter
1cl Sumo de Toranja
4cl de Rum Spiced

Preparado no Boston Shaker

Serve-se no copo on-the-rocks.

Decoração: 1 rodela de pepino no bordo do copo. 
  
Método de preparação:

Esmagar 1/2 talo de aipo num miging glass, adicionar 3cl Sumo de tomate, 2dash de Angustura bitter, 1cl Sumo de toranja e 4cl de Rum spiced e gelo, agitar muito bem e verter para um copo on-the-rocks cheio de gelo.
Decorar com 1 rodela de pepino no bordo!  



 Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Para mim aquele Barman que é um top dos tops é o Italiano Max la Rocca, tive a oportunidade de vê-lo trabalhar, de beber algumas criações suas e falar um pouco com ele quando ele ainda estava no Hotel Ohla em Barcelona, além de profissional de se lhe tirar o chapéu é uma pessoa fantástica! Ele para mim é o verdadeiro conceito de Mixologista, elegante a trabalhar e nos movimentos com um toque de Working Flair e sem medo de usar novas técnicas e produtos que até agora seriam impensáveis ou somente culinários.


Vasco Martins aproveito para agradecer a disponibilidade em partilhares momentos da tua vida profissional, desejar as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional.






Sem comentários: