terça-feira, 22 de outubro de 2013

O brilhante vencedor do BEEFEATER 24 COMPETITION PORTUGAL 2013 foi MIGUEL BELO, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

No dia 16 de Outubro realizou-se em Lisboa no Urban Beach a final da competição Portuguesa. Participaram no Concurso 10 concorrentes previamente seleccionados pela organização.


O brilhante vencedor do BEEFEATER 24 COMPETITION PORTUGAL 2013 foi MIGUEL BELO, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e membro da Associação Barmen do Estoril vai agora representar Portugal na Final Global Beefeater24 em Londres, entre os dias 5 e 8 de Novembro.


Cocktails & Mistura Fina deseja o maior sucesso a Miguel Belo na Final Global em Londres e apresenta uma breve entrevista.


Miguel Belo qual a tua formação a nível de bar?

Estou no Curso de Teoria e Serviço de Restauração e Bebidas da escola de Hotelaria e Turismo do Estoril no 3º ano.

Entretanto para desenvolver os meus conhecimentos e competências na área do bar frequentei um curso com o Master Paulo Ramos, da escola Cocktail Academy na vertente de Flair Curso Bartender Nivel 1. 

Outra vertente do bar que despertou a minha atenção foi a mixologia molecular por isso decidi implementar os meus conhecimentos e frequentei na escola Cocktail Team de Hugo Silva o curso de Introdução à Mixologia Molecular ministrado pelo Mestre / Formador Fernando Brito, Mixologia Molecular nível 1.


Quais as experiências a nível profissional que já tiveste?

Desde de cedo tenho um interesse muito especial pelo mundo do bar e animação. Sempre que oportuno procuro actividades relacionadas com o serviço de bebidas e comidas. Já fui Promotor / Relações Públicas de várias discotecas.


Este verão tive o privilégio de estagiar no Hilton Hotel em Vilamoura, o que me permitiu aplicar os conhecimentos adquirido no Curso de Teoria e Serviço de Restauração e Bebidas da escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, assim como, adquiri mais competências resultado da aprendizagem feita no hotel ao longo do estágio. Foi uma óptima experiência e gratificante.


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Acho que a profissão ainda tem muito que crescer e tem tudo para tal em Portugal. Penso que estamos num bom caminho, e quero fazer parte de alguma maneira desta valorização. Um bom Barman / Barmaid é muito mais do que uma pessoa que está atrás de um bar de uma discoteca a servir mal e porcamente bebidas simples. Noto cada vez mais que na minha geração este pensamento está a mudar, vejo as pessoas mais interessadas nesta área e a quererem apreciar uma boa bebida.


Sei que já participaste em Concursos de Cocktails. Como foi a experiência? Quais? Que Classificações?

Este não foi o meu primeiro concurso, mas foi a minha melhor classificação o primeiro lugar e a oportunidade de participar na final de Londres do Concurso Beefeater 24. Estou muito contente pela forma como decorreu a minha prova. Foi muito gratificante para mim.

O primeiro concurso que participei foi a nível nacional através da Associação Barmen de Portugal onde fiquei em 16º lugar e o segundo em que participei foi o da Prime Fruits no Estoril.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu Cocktail clássico preferido talvez seja o Long Island Ice Tea.


LONG ISLAND ICED TEA By IBA Official Cocktails

Longdrink

Ingredientes:

1.5 cl Tequila
1.5 cl Vodka
1.5 cl White Rum
1.5 cl Triple sec
1.5 cl Gin
2.5 cl Lemon juice, fresh
3.0 cl Gomme syrup
1 dash of Cola

Adicione todos os ingredientes no copo alto cheio de gelo.

Mexa levemente. Decore com uma espiral de limão. Sirva com palhinhas.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Não tenho nenhum que prefira preparar em particular.


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

O Fernando Brito há muito que é uma referência para mim, mas tenho vindo a conhecer outros excelentes profissionais com quem tenho aprendido bastante.


Como foi a experiência de participar nos Concurso Beefeater 24?

A experiência de participar no Concurso Beefeater24 foi muito gratificante, tive oportunidades de conhecer alguns dos "grandes" no ramo, de aprender e de me dar a conhecer.


Quais as receitas que apresentas-te a concurso? Receita clássica e receita criatividade?

Como clássico optei pelo White Lady, com rim de açúcar.

WHITE LADY By IBA Official Cocktails


All Day Cocktail

Ingredientes:

4 cl Gin
3 cl Triple Sec
2 cl Fresh lemon juice

Adicione todos os ingredientes no Shaker de seguida adicione o gelo.

Agitar vigorosamente. Verter na taça dupla (com bordura de açúcar)

Receita criatividade:


Ingredientes:

(Gelo que previamente tinha infusionado com chá verde),
Chá em folhas,
Xarope de Romã fraco em açúcar,
Uma gota de aroma de amêndoa,
Zestes de laranja,
2 Kumquats,
Uma saqueta de chá verde,
1 cl de Cointreau,
5cl de Beefeater24,

Amêndoas secas, para acompanhar.


A receita de criatividade foi bastante interessante, pois tive muitas ideias, alterei bastantes vezes incluindo mesmo na prova onde tive o problema de o gelo que previamente tinha infusionado com chá verde já não estar em condições e tive que optar por o chá em folhas directamente no shaker, não dando o mesmo resultado. Baseei-me muito no Gin Beefeater 24, no designe, querendo apresentar o copo com o fundo vermelho onde usei a romã, fazendo um xarope fraco em açúcar, nas características e nas botânicas. Foquei-me em acentuar algumas botânicas e manter o fim seco no paladar como é característico do Gin.


Usei, aroma de amêndoa (apenas uma gota). Para lhe dar o toque cítrico, coloquei umas gestes de laranja e macerei no 2 kumquats também para dar alguma acidez ao cocktail. Juntei uma saqueta de chá verde, 1 cl de Cointreau e 5cl de Beefeater24. Como apresentação foi tudo muito simples, numa pedra preta lisa coloquei o copo numa ponta e na outra, meia casca de romã desenhada com amêndoas secas para acompanhar, no meio espalhei algumas folhas de chá verde.


Quais os teus objectivos para a Final do Concurso Beefeater24 em Londres?

O meu objectivo em Londres é tentar representar bem o meu país, aperfeiçoar tanto as minhas receitas como técnicas e aprender.


Sem comentários: