quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner” By Eusébio Silva actualmente Chefe de Bar no Hotel Regency Palace, na Madeira.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com a segunda Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta nova rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


É com um enorme alegria que vos apresento o convidado da segunda “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner “ Eusébio Silva actualmente Chefe de Bar no Hotel Regency Palace, na Madeira.


Eusébio Silva muito cedo tornou-se um grande adepto do mundo das bebidas simples ou compostas, e por prestar o melhor serviço, sempre com qualidade e profissionalismo. Atendo às novas tendências procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.
Um verdadeiro embaixador dos Barmen Portugueses, dotado de elevado grau de profissionalismo, da excelência na arte de preparar e servir as bebidas simples ou compostas, um ídolo para muitos e tem a minha admiração.


Eusébio Silva, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, as funções que desempenhas e tipo de serviço?

Primeiramente gostaria de referir que me sinto prezado pelo convite de participar nesta nova rúbrica e sinto que devo elogiar o profissional Francisco Guerreiro pela forma como criou e mantém este espaço “Cocktails & Mistura Fina” que se assume como um site de excelência na forma como trata e divulga o universo dos Cocktails, dos profissionais, competições, concursos e eventos ligados a esta área.  


Actualmente exerço as funções de Chefe de Bar no Hotel Regency Palace, localizado no Funchal. A Ilha da Madeira é, por excelência, um região totalmente direccionada para o turismo e na nossa unidade hoteleira procuramos corresponder da melhor forma às exigências de um grande número de clientes que chega à procura de um tratamento personalizado e superior. O hotel possui instalações que produzem um ambiente de luxo, estilo palaciano, que com a equipa se torna simultaneamente descontraído e cortês. O ambiente natural tem também grande presença, em especial através do sofisticado jardim exterior que combina flora exótica e elementos paisagísticos diversos como cursos de água e peixes tropicais. A equipa de trabalho procura maximizar todos estes recursos, porque sabemos que fora das nossas instalações as maravilhas da Madeira e a habitual hospitalidade dos madeirenses conseguiram garantir ao cliente tudo o resto.


Faz uma breve descrição do Bar onde trabalhas. Como defines o tipo de serviço praticado no Hotel Regency Palace, na Madeira?

Tenho a meu cargo no Hotel Regency Palace quatro bares com ambientes bem distintos e que exigem, por esta contingência, uma grande versatilidade. Esse é também um dos factores que mais me preenchem profissionalmente.


O bar Terrantez, o principal bar, é mais formal e tem um design clássico. É onde estão localizados as bebidas e stocks de maior valor. Possui uma carta com um vasto número de Cocktails clássicos e especiais. Está equipado com um mobiliário apropriado e um piano de cauda, onde actua com frequência o nosso músico. É aqui onde apresento a maior parte das minhas criações.


O Bar Ilhéus é o bar da maior piscina exterior e tem a particularidade de possibilitar o serviço aos clientes no exterior e interior da piscina.


O Vintage Bar (Museu) é outro espaço e constitui por si só um dos grandes atractivos da nossa unidade hoteleira. Este bar acompanha uma exposição com vários carros clássicos que cativam sempre grandes atenções por parte dos nossos clientes.


A meu cargo está também o Yatch Bar Praia, um espaço no exterior do hotel, a poucos metros da nossa unidade, na praia que mais abaixo se estende por vários quilómetros – a praia Formosa. Aqui os clientes têm a oportunidade de digerir bebidas leves e ingerir snacks diversos.


Quando começou o gosto pela profissão? Faz um breve historial do teu percurso profissional.

A minha apetência pela profissão foi-me transmitida pelo meu irmão Alberto, actual presidente da Associação de Barmans da Madeira. Ele convidou-me para trabalhar no emblemático espaço “Joe’s Bar” e incentivou-me, mais tarde, a trabalhar no hotel Gorgulho, onde já exercia funções. Nesse hotel faziam-se cocktails com muita regularidade, daí o meu interesse pela modalidade, mas o facto de conviver com pessoas de diversas personalidades e diferentes culturas foram também de forte influência para ter escolhido esta profissão. O curso de Barmen que tirei na ABP com aproveitamento foi para mim muito importante e constitui a rampa de lançamento para o lugar que ocupo. Começaria a criar os meus cocktails alguns anos mais tarde com o propósito de concorrer nos eventos da autoria da Associação de Barmans da Madeira, tirando partido de uma escolha de produtos de muita qualidade e de preferência madeirenses.


Os resultados nos concursos de Cocktails organizados na Madeira começariam então a se mostrar favoráveis, mas só em 2006 chegaria aos grandes palcos com a vitória no Concurso Nacional de Cocktails que me permitiu ir representar Portugal no Concurso Mundial da Iba-World, na Grécia. Após outras muitas vitórias nos Concursos Regionais organizados pela ABM, em 2010 voltaria a me sagrar campeão Nacional. Desta vez o destino foi Singapura, onde consegui alcançar a posição de finalista e me colocar entre os oito melhores concorrentes, entre os 55 países participantes.


Depois de ter tido a sorte de participar nos Mundiais de Cocktails, faltava-me a experiência de participar num Europeu. O momento chegaria após a vitória no concurso organizado pela Rose’s, no denominado Rose’e Cup. Conjuntamente com uma equipa de outros 2 elementos portugueses, desloquei-me a Copenhaga, Dinamarca, onde participamos num evento com outras equipas formadas por profissionais europeus oriundos de outros países.


As experiências de representar Portugal nesta modalidade constituem, para mim, as melhores recordações da minha história profissional, e os contactos travados com elementos internacionais desta nossa classe é, seguramente, o que de mais proveitoso retenho de todos estes eventos. Para além de trocar conhecimentos com todos eles, insisto na divulgação do que de melhor de faz em Portugal e sobretudo na minha região, a Madeira.
Para o futuro deixo o meu desejo de continuar a dar o meu melhor para representar e promover a nossa classe, aqui dentro e lá fora.


Portugal é um país de excelência na arte de bem-servir, porque os profissionais que aqui exercem as suas funções com paixão são também eles excepcionais. Os nossos resultados nos congressos internacionais de Cocktails ilustram este facto e comprovam que nenhum de nós está em inferioridade no que respeita ao que de melhor se faz além-fronteiras.


Cocktails & Mistura Fina é conhecedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.

Eusébio Silva, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?

A minha sugestão na modalidade de Before Dinner é:

Nome do Cocktail: Eusébio’s Special

Ingredientes:

2 cl de Vodka Citron;
2 cl de Martini Dry;
1 cl de Pisang-ambom;
2cl de sumo de laranja;

Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker e após o processo de mistura verter numa taça de cocktail previamente arrefecida;

Decoração: Rosa em beterraba no pé da taça, uma tira de laranja, três pétalas de ananás e uma vagem de baunilha.


Na modalidade de Cocktail Before Dinner, qual a tua proposta?

A minha sugestão na modalidade de After Dinner é:

Nome do Cocktail: Evening Pleasures


Ingredientes:

2 cl de Rum;
2 cl de Licor de Morango;
1 cl de Monin de Manga;
2cl de sumo de maracujá;

Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker e após o processo de mistura verter numa taça de cocktail previamente arrefecida;

Decoração: Rosas em cenoura e nabo no pé da taça, uma tira de laranja, um galho de hortelã e uma vagem de baunilha.


Qual a tua proposta na “Modalidade de Long Drink”?

A minha sugestão na Modalidade de Long Drink é:

Nome do Cocktail: Regency Palace


Ingredientes:

2 cl de Gin;
2 cl de Licor de Maracujá;
1 cl de Monin de Manga;
1cl Licor de Morango
 Preenchimento com limonada;

Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker, excepto a 7up, e após o processo de mistura verter para um copo Long Drink. Preencher com limonada.


Decoração: Rosa em nabo, flor em pepino, espiral de lima;


Sem comentários: