domingo, 6 de outubro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By João Pereira, Bartender / Mixologista.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido iniciamos hoje uma nova Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, vou apresentar regularmente um convidado o qual vai partilhar duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” e uma “Sugestão Cocktail (Martini) ”, as quais serão inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


É com um enorme prazer que vos apresento o convidado da primeira rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” o Bartender / Mixologista João Pereira. Um estudioso do mundo das bebidas simples ou compostas. Atendo às novas tendências procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.


João Pereira actualmente onde trabalhas e qual a função que desempenhas?

Actualmente trabalho na Sodicel / Nsdu lda, é uma empresa de distribuição de bebidas no mercado HORECA que pertence ao grupo Heineken, onde representa vários parceiros de bebidas espirituosas e vinhos. Está sediada em Leiria.

A minha função na empresa passa pela Venda / Bartender / Mixologista / Formador no Mercado Premium, em particular nos bares e discotecas. Como formador tenho por missão dotar as equipas de conhecimentos e técnicas de preparação e serviço dos nossos produtos, colaborando desta forma para o aumento do volume de negócio e um serviço de qualidade.


Qual foi a anterior experiência a nível profissional?

A minha anterior experiência a nível profissional foi em Inglaterra onde trabalhei no The Trooper Inn em Petersfield. A passagem por Inglaterra foi importante para desenvolver os meus conhecimentos e valorizar-me profissionalmente.

Quando iniciaste o contacto com profissão de Barman / Bartender?

O gosto pela profissão surgiu aos 14 anos quando existiu o primeiro contacto com a arte, o saber e exigência desta profissão. Trabalhei de Norte a Sul do país onde mais tarde emigrei para Inglaterra onde fiquei durante meio ano. Aprendi, continuo aprender e sinto me um privilegiado por ser pago para fazer o que gosto com paixão.


João Pereira, Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria.

Muito obrigado pelo convite e parabéns pela iniciativa. As minhas sugestões preparadas especialmente para momentos especiais são as seguintes:


Beefeater 24 Citric

Ingredientes:

5cl de Beefeater 24
1 Zest de lima
1 Zest de limão
1 Zest de laranja
3 Bagos de zimbro
20cl Tónica Schweppes Pimenta Rosa

Método de preparação:
Colocar gelo dentro de um copo de balão alto (copo de gin) e gelar o copo durante uns segundos, colocar o zest de limão, zest de lima, zest de laranja e os bagos de zimbro no seu interior, verter 5cl de Beefeater 24, adicionar gelo e verter vigorosamente com a ajuda de uma colher de bar 20cl de Tónica Schweppes Pimenta Rosa.


Beefeater 24 Citric foi criado de forma a encontrar um equilíbrio de sabores tornando o num Gin Tónico "guloso".


Caramelized Beefeater 24

Ingredientes:

5cl beefeater 24
3 framboesas
2 mirtilos
1 Morango
1 Colher Açúcar
20cl Água tónica 1724

Método de preparação:
Colocar as framboesas, mirtilos, morango e açúcar numa caneca em cobre e com um maçarico caramelizar as frutas. Colocar as frutas caramelizadas no interior do copo em balão de pé alto (copo de Gin) e com ajuda de uma pinça passar as frutas pelo seu interior de forma a aromatizar o copo. Adicionar o Beefeater 24, encher com gelo o copo e verter vigorosamente com a ajuda de uma colher de bar a Água tónica 1724.


Decoração um zest de laranja.


Caramelized Beefeater 24 é para um tipo de cliente que gosta de bebidas mais doces, foi inspirado numa sobremesa do Jamie Oliver.


João Pereira, qual a tua “Sugestão Cocktail (Martini) ” que deseja partilhar no Cocktails & Mistura Fina?

Vou partilhar o Smoked 24 uma criação minha que partilho com muito gosto.


Smoked 24

Ingredientes:

6cl Beefeater 24
2cl Absolut Elyx
2cl Saké
Beefeater 24 Japanese Sencha Tea
Beefeater 24 Honey & Ginger Tea
1 Colher Mel Rosmaninho
1/2 Lima
1 Pau Canela
1 Ramo Rosmaninho

Gelar uma Taça Cocktail

Método de preparação:
Colocar o Beefeater 24 Honey & Ginger Tea num infusor de chá dentro de um copo de mistura, verter o Beefeater 24, Absolut Elyx e o Saké para dentro do copo de mistura, diluir o chá durante uns segundos depois adiciona-se 1/2 lima espremida e uma colher de bar com mel rosmaninho, acrescenta-se gelo e mexe-se durante alguns segundos.


Num decanter colocar um ramo de rosmaninho e o pau de canela no seu interior e verter do copo de mistura para o decanter o cocktail. Por fim colocar o Beefeater 24 Japanese Sencha Tea numa Smoked Gun e perfumar o decanter, fechar o decanter durante 5 segundos e verter vigorosamente para a taça de cocktail.


Decorar com um ramo de Rosmaninho e casca de laranja presa no rebordo do copo.

Smoked 24 foi inspirado no Vesper Martini e na era da Lei Seca nos EUA, a combinação dos seus ingredientes provoca uma mistura de sabores na boca que o torna viciante.



Bons Gin Tónicos & Cocktails

Sem comentários: