quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner” By Humberto Saraiva Marques, Head Bartender, no 1105 Cocktail Bar, Copenhaga, Dinamarca.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com a quinta Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta nova rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na quinta “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner “ “viajamos” até Copenhaga para poder partilhar convosco mais um amante do mundo do bar, um Português a trabalhar na Dinamarca, Humberto Saraiva Marques, Head Bartender, no 1105 Cocktail Bar, Copenhaga.


Humberto Saraiva Marques fez a sua formação profissional na área de bar no Reino Unido onde cresceu, aprendeu e explorou mais acerca desta paixão que tem pela profissão. Tem já um percurso profissional irrepreensível, com passagem por vários países como Portugal, França, Reino Unido e actualmente a trabalhar na Dinamarca, dotado de competências pessoais e profissionais de assinável valor, com provas dadas nos locais onde desempenhou a sua actividade profissional.

É sem dúvida um grande apaixonado pelo mundo das bebidas simples ou compostas, tem vindo a implementar os seu conhecimentos e competências no sentido se valorizar e assim prestar um serviço de qualidade, provocando a satisfação do cliente.


Humberto Saraiva Marques recentemente desenvolveu um importante trabalho de pesquisa, estudo e criatividade tendo criado os seus próprios Xaropes os quais são comercializados em vários países do mundo. Também é um colecionador de peças VINTAGES relacionadas com o mundo do bar.


Humberto Saraiva Marques, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas e qual o tipo de serviço?


Actualmente trabalho no 1105 Cocktail Bar, em Copenhaga, na Dinamarca. Desempenho a função de “Head Bartender”.

Quanto ao tipo de Serviço:

O foco em 1105 são cocktails clássicos, mas com um toque moderno, trabalhando cada estacão do ano com os seus ingredientes sejam frutos, ervas ou outros produtos.


Como descreves o 1105 Cocktail Bar?

O nome “1105” tem a sua origem no código postal de onde se localiza. A sala do bar é escura, tem um longo bar com bancos e vários sofás, mesas-sofá verdes escuro combinam com cobre sendo únicos feitos exclusivamente para 1105. A clientela está na faixa dos 30 anos, bem vestidos e bem de vida, mas 1105 consegue manter uma boa atmosfera onde os clientes se divertem e pelo qual desfrutam bebidas de alta qualidade neste bar.1105 cocktail bar é nacionalmente e internacionalmente conhecido como um excelente cocktail bar, um destino sempre em Copenhaga.


Quando começou o gosto pela profissão?

 Aos 15 anos o gosto pela profissão começou após o meu irmão que hoje e a muitos anos é Chefe de Cozinha no Grupo Visabeira em Viseu e que frequentava o curso de Hotelaria & Turismo certo dia mostrou-me a preparação de um cocktail clássico o “ Golden Cadillac “ provei e gostei pois bem era um After Dinner docinho. Muitas vezes me recordo deste momento. Assim comecei a ler os manuais de bar onde ele estudava e comecei a interessar-me pelo mundo do bar.


Nessa altura eu ainda estudava e no mesmo ano nas férias com 15 anos fui fazer 3 meses a trabalhar num bar em S. Pedro de Muel, em Leiria, o meu patrão tinha alguns livros de bar e eu comecei a ver receitas e no mesmo encontro um cocktail chamado Negroni (fiz como dizia e provei foi uma experiência diferente pois era amargo e forte não ia muito com o meu paladar. Pois aqui durante 2 verões trabalhei e fui fazendo uns cocktails clássicos.


Trabalhando mais tarde em Hotéis de 4 estrelas e 5 estrelas e frequentando os cursos de bar intensivos (3meses). Uma passagem pelo sul de França num cruzeiro como barman e eventualmente acabando para ir até à Escócia e trabalhar no conhecido e famoso o Internacional Hotel “Gleneagles Hotel”. E acabaria por trabalhar em Edinburgo após o Gleneagles nos melhores cocktail bares da cidade e do país. Entre varias funções, barman, como chefe de bar durante 7 anos e também embaixador para a companhia Whisky Ancnoc e Global Brands. Mas foi no Reino Unido em que cresci, aprendi e explorei mais acerca desta paixão que tenho pela minha profissão.


Humberto Saraiva Marques Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.

Humberto Saraiva Marques, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?

“Antes de mais o meu agradecimento pelo convite para participar nesta Rubrica. Para mim é um prazer partilhar os meus cocktails com os seguidores do Cocktails & Mistura fina e amantes dos “Cocktails””.

 A minha sugestão na modalidade de Before Dinner é:


Nome do Cocktail: “Robin Wood”

Ingredientes:


5cl de Famous Black Grouse
2cl de Aperol
1.5cl de Madeira Wine (H&H finest full rich)
2 Gotas de Peychaud’s Bitters
2 Gotas de Orange Bitters


Método: Mexer no copo de misturas (no meu caso eu uso o Rapid Copo de misturas 1930)

Decoração: Passas de uva

Na modalidade de Cocktail After Dinner, qual a tua proposta?

A minha proposta na modalidade de After Dinner é:


Nome do Cocktail: “Gone with the Wind”

Acerca do nome: Durante o calor de verão, as mulheres vitorianas colocavam a erva limonete em seus lenços para inalar e refrescar-se, de acordo com Possum Creek Herb Farm. Elas também usavam as folhas para perfumar a água fingerbowls durante elaborados vários jantares vitorianos. Lemon Verbena - Erva limonete é mencionada pela mãe de Scarlet O'Hara (Ellen Robillard O'Hara) no filme "Gone with the Wind" - 1939 como sua planta favorita.


Ingredientes:

6cl de Tanqueray Gin
4 Ramos de limonete
1cl de Sumo de limão
3cl de Puré de alperce
1cl de Lillet blanc
3cl de Mel de erva-doce (infusão)

Método: shake; Usar o shaker e agitar fortemente e depois passar por um passador para a taça a cocktail.


Decoração: raminho de limonete

Qual a tua sugestão na “Modalidade de Long Drink”?

A minha sugestão na Modalidade de Long Drink é:


Nome do Cocktail: “Mohawk Gin Fizz”

Ingredientes:

6cl de Tanqueray Gin
1cl de Cointreau
1cl de Lillet blanc
3cl de Sumo de lima
3cl de Xarope de pinha verde (receita caseira)
1 Clara de ovo
Acabar de preencher com agua gaseificada


Método: Fazer um xarope de pinha verde (1 litro de agua, 1kg de açúcar, deixar ferver adicionar uma pinha verde cortada aos pedaços)

Shake; usar o shaker e agitar fortemente sem gelo primeiro (shake seco), depois juntar gelo e agitar fortemente, servir num copo a long drink


Decoração: pedaço de pinha verde no topo da bebida.




Artisanal syrups for cocktails & dainty drinks.

Sem comentários: