segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Renato Costa, Bar Manager, do Casa Velha artbar, no Grande Hotel, Bom Jesus em Braga.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a quarta Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico” e uma “Sugestão Cocktail (Martini) ”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje viajamos até Braga, mais a norte, é com um enorme prazer que vos apresento o convidado da Quarta Rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Renato Costa, Bar Manager, do Casa Velha artbar, no Grande Hotel, Bom Jesus em Braga.


Renato Costa de auto didacta passou a ser um estudioso do mundo das bebidas simples ou compostas e um interessado nas novas tendências. Desta forma procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.

No início deste ano deu largas à sua imaginação e criatividade tendo criado uma decoração de assinatura para os seus “cocktails”.


Renato Costa onde trabalhas actualmente?

Actualmente trabalho no Casa Velha artbar no Grande Hotel, Bom Jesus em Braga.

Qual a função que desempenhas?

Sou Bar Manager mas acima de tudo sou gestor / Barman.


Faz uma breve descrição do Casa Velha artbar?

O Bar Casa Velha artbar e o Grande Hotel ficam localizados na zona mais nobre da cidade de Braga, o Bom Jesus, oferecemos um espaço acolhedor, confortável e familiar. A casa é dos inícios do século XIX na qual predomina uma decoração com muita influência romântica.


Qual o seu tipo de serviço no Casa Velha artbar?
No que se refere ao tipo serviço predomina os “Cocktails” que cada vez mais são apreciados pelos nossos clientes.

Renato Costa como se iniciou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou em 2010 quando a trabalhar, alguns clientes começaram a desafiar-me a fazer alguns cocktails. A partir daí, tornei-me auto didacta e, comecei a comprar bibliografia dos quais saliento o manual do barman e do escanção de J. Albano Marques e The Bartender's Companion to 750 Cocktails de Stuart Walton, Suzannah Olivier e Joanna Farrow.

Só no final de 2012 é que realizei o nível 1 de flair- bartending e após, diversas formações especificas sobre bebidas alcoólicas na qual saliento a Pernod Academy.


No início deste ano, criei uma decoração de assinatura que acrescento em todos os meus cocktails, sendo até já usado por colegas na Alemanha que educadamente me pediram para copiar. As gomas doces, tornaram-se numa atracção no meu estabelecimento. A brincadeira que se criou em torno da goma, criou embelezamento e interacção entre o cliente e a bebida.

Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria e uma “Sugestão Cocktail (Martini).


Agradeço o convite, os meus parabéns pela iniciativa. É com enorme satisfação que participo no Blogue Cocktails & Mistura Fina e partilho as minhas sugestões com os seguidores deste excelente Blogue que são as seguintes:

A minha primeira proposta surgiu numa noite em que a água tónica fresca esgotou e tinha um cliente habitual à espera do seu Gin. Conhecendo bem o cliente e, sabendo que apesar de gostar de Gin tónico, tinha preferência por gins e cocktails mais adocicados, servi-lhe esta receita que, após aprovação, continuei a servir, principalmente, para aqueles que não são amantes da água tónica.

Mandarin Beefeater By Renato Costa


Indredientes:

3cl de Gin Beefeater
2cl de Absolut Mandarin
20cl de Schweppes Ginger ale
½ Clementina
Goma doce
Gelo


Método de preparação: Colocar gelo dentro de um copo de balão alto (copo de gin) e gelar o copo durante uns segundos. De seguida, espremer a clementina, deixando um gomo para decoração e regar por fim com o Gin e a Vodka. Colocar o gelo e, terminar, colocando o Ginger ale servido cuidadosamente com a ajuda de uma colher de bar. Terminar, colocando a goma da clementina dentro do copo assim como a goma doce.


A minha segunda proposta: Esta mistura de minha autoria surgiu num dia em que estava a fazer as compras do bar para prepara o fim-de-semana e, ao passar na secção das frutas, reparei nuns vasos de plantas que estavam a vender. Na altura, já tinha plantação de algumas ervas aromáticas fora do comum, como por exemplo a hortelã chocolate mas, naquele dia, havia um aroma diferente no ar que me fez parar. Foi então que descobri o tomilho limão. 

Beefeater 24 Tomilho Limão By Renato Costa


Ingredientes:

5cl de Gin Beefeater 24
Pequeno ramo de tomilho limão
Casca de laranja
Gelo
Goma doce


Método de preparação: Colocar gelo dentro de um copo de balão alto (copo de gin) e gelar o copo durante uns segundos. De seguida, colocar a casca de laranja, a casca de limão e o ramo de tomilho limão regando por fim com o Gin. Colocar o gelo e, terminar, colocando a Água Tónica que deve ser servida vigorosa. Como em todos os meus cocktails, colocar uma goma doce no bordo do copo.


A minha sugestão é a seguinte: Este cocktail é um dos meus cocktails preferidos. Ele é da autoria do Brand Ambassador do “Bulldog Gin”, Nuno Côdea, que permitiu que apresenta-se aqui o seu cocktail como a minha sugestão para Taça Martini.

Nome do Cocktail : Maça de Outono By Renato Costa


Ingredientes:

3 cl de Gin
2cl de Triple Sec
2cl de Sumo de Limão Natural
1cl de Xarope de Açúcar
2,5cl de Clara de ovo
½ Maça verde
Gomo de maça
Goma doce
Gelo

Decoração: Noz-moscada qb.

Método de preparação: Num copo misturador colocar a maça aos cubos o sumo de limão e o açúcar. Macerar até ficarem apenas pequenos pedaços de maça. De seguida, acrescentar o Gin, a Clara de ovo e o Triple Sec. Acrescentar gelo e bater energicamente no shaker de forma a bater bem as claras para dar um toque cremoso.



Por fim, double strain para uma taça Martini previamente gelada e, terminar, raspando noz-moscada por cima da bebida e colocando um gomo de maça e goma doce no bordo do copo.


Sem comentários: