sábado, 16 de novembro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Pedro Arantes, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a quarta Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico” e uma “Sugestão Cocktail (Martini) ”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na Sexta Rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By …“ “viajamos” até Vilamoura, Algarve, para poder partilhar convosco mais um amante do mundo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional implementando as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Também abraçou a missão de transmitir os seus conhecimentos aos interessados a evoluir na profissão de Bartender. Convosco, Pedro Arantes, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, inserido no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve.


Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, um espaço inserido no Vila Sol Golf Resort *****, em Vilamoura, onde desempenho a função de Chefe de Bar.


Faz uma breve descrição do Moon Ristorante Italiano Bar Lounge?

Moon Ristorante Italiano Bar Lounge… o Moon está inserido no Vila Sol Golf Resort *****, em Vilamoura. Verdadeiramente inovador, espaço de rigor estético, com pinceladas "vintage", o Moon apresenta-se aos seus clientes e parceiros, como alternativa no bom gosto e saber receber, transformando e divulgando a imagem do "Glamour" aos seus clientes.
Dividido por espaços tão distintos, mas enquadrados no rigor estético, o Moon tem capacidade para (X) lugares sentados, espaços reservados, para jantares e serviço personalizado de mesas.

No seu exterior, repleto por verdadeira paisagem "glamorosa" onde impera o verde da sua relva, com palco e serviço de bar, preenchido por uma esplanada "confort".


O Moon, apresenta-se ao público como um espaço tradicionalmente referenciado por um target bastante exigente, nasceu de um conceito inovador dentro da indústria hoteleira, com o rigor do tradicionalismo da escola Americana, é hoje já uma referencia Nacional de bom gosto e lugar preferencial da Elite Social, nacional e estrangeira em Portugal.


O Moon veste-se tradicionalmente de dia, e reencontra-se ao final da tarde com o seu maravilhoso por do sol, observado entre a vegetação que preenche os campos de golfe da "Vila Sol".


Uma experiência única, um design inovador, um serviço tradicional, Glamour, a gastronomia Italiana no seu expoente criador, são os nossos valores que partilhamos com os nossos clientes diariamente, aqui no universo "Moon".

Qual o tipo de serviço?

Restaurante Fine dining com serviço ultra personalizado com espaço lounge ao dispor dos seus clientes. Serviço de Vinhos; Portos; Cocktails e Charutos.


Quando se iniciou o gosto pela profissão?

Desde a adolescência o bar sempre exerceu um fascínio especial em mim. Com as primeiras “noitadas” surgiu a possibilidade de passar para dentro do balcão e o “bichinho” por esta arte não mais parou de crescer. Complementando a frequência da Universidade do Algarve com a aprendizagem na noite algarvia quando chegou a altura de decidir o verdadeiro caminho a seguir, a opção foi óbvio… o bar!


Pedro Arantes fala-nos acerca do teu percurso profissional?

Com cargos de chefia na maior parte dos espaços por onde passei, alguns ícones da noite algarvia, e tendo já trabalhado nas cidades mais animadas do país como Porto, Lisboa e Coimbra, foi no Algarve que a vida e o bar se juntaram em pleno.


Destaco espaços como Kadoc disco; Diesel bar; King II ou O Castelo Cidade Velha Bar como espaços que ajudei a abrir e a afirmarem-se como ícones da noite algarvia, passagens por Hotéis como o Monte da Quinta Suites enquanto chefe de bar, deu-me a possibilidade de crescer a outros níveis. A percepção da gestão, da vertente humana e dos ratios cada vez mais importantes para o sucesso das nossas casas e satisfação dos nossos clientes.


Cocktails & Mistura Fina sabe que fazes parte de projecto escola [+] BAR, em Faro. Fala-nos acerca do mesmo?

Com a criação da escola [+] BAR do grande mestre Ricardo Encarnação, do Marketeer André Fialho e á qual orgulhosamente dou o meu contributo na perspectiva de colmatar a lacuna existente na acessibilidade ao ensino desta arte nesta parte do Algarve… Além de Consultoria e Bar Catering, promovemos master classes e workshops relacionados com o bar e o serviço de bar para tornarmos os novos barmen cada vez mais profissionais e efectivos nesta nobre profissão.


Pedro Arantes o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria e uma “Sugestão Cocktail (Martini).


Eu é que agradeço o convite, sou assíduo seguidor do trabalho realizado pelo Francisco Guerreiro na divulgação de assuntos relacionados com o mundo bar e dos Barmen. Obrigado e parabéns pela iniciativa. É com enorme prazer que participo no Blogue Cocktails & Mistura Fina e partilho as minhas sugestões com os seguidores deste excelente Blogue que são as seguintes:

A minha primeira proposta para “Perfect Gin tónico” é:


Moon Monkey By Pedro Arantes

Ingredientes:

5cl de Monkey 47 gin
20 cl de Fever Tree Indian Tonic
1 Zest Laranja
1 Vagem Baunilha


Método de Preparação: Num Copo balão, gelar o copo com gelo e dispensar o excesso de água. Adicionar o Monkey 47, torcer a zest de laranja, libertando os seus óleos, passar pelo rebordo do copo e deixa-la cair no gelo. Abrir a vagem de baunilha ao meio, torcê-la ligeiramente passando no rebordo do copo e deita-la em cima do gelo. Usando uma colher de bar, deitar suavemente a tónica tendo o cuidado de que tenha sempre contacto com a vagem de baunilha. Servir de imediato.


A minha segunda proposta para “Perfect Gin tónico” é:

Perfume By Pedro Arantes


Ingredientes:

5cl de Botanic Ultra premium gin
20cl de Água Tónica Schewepps Pimenta Rosa
6 Amendoas torradas e laminadas
4 spray de Botanic Mão de Buda


Método de Preparação: Num Copo balão, gelar o copo com gelo e dispensar o excesso de água. Adicionar o Botanic gin. Colocar as amêndoas laminadas no copo e esperar uns dois minutos para deixa-las absorver e “infusionar” o gin. Usando uma colher de bar, deitar suavemente a tónica e mexer uma vez. Usar o spray para perfumar o topo do copo e servir de imediato.



A minha sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” é a seguinte:

Aquando da apresentação nacional da vodka Beluga, acontecimento em simultâneo no Conrad Hotel e Moon Lounge surge a ideia deste cocktail:


Moon Passion Pepper By Pedro Arantes

Ingredientes:

5cl de Vodka Beluga Transatlantic Racing
1cl de Monin Hot Spicy Syrop
1,5cl de Le Purée de Monin Peach
1cl de Monin Passion Fruit Syrop
2cl de Fresh Lime juice
1 Passion fruit


Método de Preparação: No Boston shaker: adicionar o recheio de metade de um maracujá, 3cl de vodka, o Puré de pêssego o xarope de maracujá e o sumo de lima, macerar, adicionar gelo e bater vigorosamente.

Numa taça dupla a cocktail previamente gelada, adicionar o recheio de metade de um maracujá, e double strain todo o conteúdo do shaker.



Como decoração, colocar metade de um maracujá limpo, inserir 1cl de Monin spicy e 2 cl de Beluga Vodka. Usando um maçarico deitar-lhe fogo e servir de imediato… Se gostar de bebidas condimentadas, afundar o maracujá caso contrário serve apenas como decor.


Sem comentários: