sábado, 28 de dezembro de 2013

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Nina Rodrigues, Formadora, Mixologista, Barista, Owner - Manager da MyDrinkRocks, em São Paulo, Brasil.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Nina Rodrigues, Formadora, Mixologista, Barista, Owner - Manager da MyDrinkRocks, em São Paulo, Brasil.

O texto nesta Rubrica grande parte está em Português do Brasil.

É sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica com… Nina Rodrigues, Formadora, Mixologista, Barista, Owner - Manager da MyDrinkRocks, em São Paulo, Brasil. Depois de 12 anos no mercado de São Paulo, resolveu levar para o consumidor um novo formato de atendimento o qual designou por: o intimista!

Tem colocado os seus saberes à disposição de um cliente de cada vez, com todas as técnicas, sabores, aromas e serviço de excelência que aprendeu e desenvolveu ao longo dos anos.


Nina Rodrigues tem contribuído para a evolução do bar no Brasil, bem como, tem dignificado a profissão. Formadora de novos talentos no mundo do bar. Reconhecida pelos seus pares pelo profissionalismo que evidencia, assim como, pelas suas capacidades técnicas e criatividade na elaboração das bebidas simples ou dos seus “cocktails”.

A sua história é simples: é apreciadora dos “martinis” e amante dos cafés!

Nina Rodrigues, muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Qual a tua formação a nível de bar?

Estudei na ABB (Associação Brasileira de Barmen) de São Paulo que me permitiu adquirir as bases do conhecimento acerca do mundo das bebidas. Frequentei também cursos de formação nas vertentes da Mixologia Molecular, Barista e outros relacionados com alimentação e bebidas. Sempre que possível participei em Workshops e palestras para me manter a mais actualizada possível.


Nina Rodrigues, qual o teu local de trabalho?

Depois de alguns anos trabalhando em Bares de São Paulo, comecei meu próprio negócio, MYDRINKROCKS, uma consultoria na área de Bebidas que auxilia tanto os donos dos Bares e Restaurantes como os Barmans, aplicando cursos e workshops para o contínuo aprimoramento das habilidades.

Fazer disso minha profissão foi natural, trabalhar com algo que se ama é o segredo do sucesso e de ter uma carreira bem-sucedida.

Tenho agora a oportunidade também de oferecer meu conhecimento como mixóloga e barista de uma só vez! Em cada evento posso construir um Universo de encantamento com cocktails alcoólicos, com café, posso oferecer harmonizações e experiências gastronômicas com a desconstrução de líquidos nos coquetéis moleculares.


Qual a função que desempenha actualmente?

Atualmente sou Mixologista da minha empresa, presto assessoria a alguns estabelecimentos e em 2014 começo um novo projeto de aulas e workshop com meu mestre Humberto Ferreira em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhaste?

Fui supervisora de bar e depois gerente de atendimento do AT NINE COCKTAIL BAR, local aberto em 2010 pela Bar chef Talita Simões. Trabalhei no Hotel Jequitimar em 2009 como barmaid e no Restaurante Gabriel em 2008, onde conheci Talita Simões uma referência do Bar no Brasil.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Comecei a acompanhar o trabalho dos bartenders portugueses depois de nos conhecermos pela rede social. Foi muito bom saber que existem profissionais preocupados com a formação de novos barmans, que incentivam tanto a coquetelaria como profissão, e que valorizam os ingredientes nacionais como você, Francisco!


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

É com muita satisfação que venho acompanhando a evolução da nossa profissão nos últimos 5 anos. Os profissionais têm procurado mais conhecimentos técnicos, aprimorando as finalizações dos cocktails estudando perfil sensorial e de sabor, e vejo uma grande evolução na categoria quando comparado com o nível de conhecimento de 12 anos atrás quando comecei...isso me deixa muito feliz.


 Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

Acredito que despertamos uma terminologia existente desde que Jerry Thomas desenvolveu o primeiro guia para bartender, e isso diz muito sobre o quanto os profissionais vem estudando o que se fez no passado. Estamos recriando o que já foi desenvolvido há muitos anos, só que com novas cabeças executando! Tenho uma publicação de 1834 ensinando a preparar seus próprios bitters e xaropes! Então vejo a Mixologia como uma excelente contribuição para o profissional de mostrar para a mídia e para os clientes, que estão ávidos por novas experiências sensoriais, de sabores e texturas. A meu ver, a cadeia toda envolvida saiu ganhando.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Na minha opinião o Flair Bartender colaborou para gerar curiosidade sobre nossa profissão nos anos 90, tudo é importante se a contribuição for benéfica para a profissão no final.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Que classificações?

Apesar de 12 anos de actividade profissional a minha opção tem sido o de adquirir mais conhecimentos e solidificar as aprendizagens não tenho participado em concursos. Nos meus planos participarei no meu primeiro campeonato em Março/Abril de 2014 aqui no Brasil, chamado COFFEE IN GOOD SPIRIT, campeonato de drinks a base de café, que é a vertente que tenho-me dedicado a estudar e difundir nos últimos dois anos.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Sou fã dos cocktails preparados com whiskies, Scotch ou Bourbon.

Meu preferido é o Old Fashioned...ingredientes simples na combinação perfeita de forma que transformaram um “drink” num mito.

Gosto com:

Ingredientes:

1 Torrão de açúcar
2 Dashes de Angustura bitter
2 oz de Bourbon do Kentucky
1 Rodela de laranja para guarnecer
1 Iceball de gelo (para não diluir a bebida tão rápido durante a degustação)


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Se eu entendi a pergunta rsrs, vou dizer que gosto de preparar praças de cocktails clássicos...com um toque de criatividade ou um ingrediente revisitado!


Nina Rodrigues o Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasse 3 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

Tenho muito prazer em partilhar as minhas criações de sucesso com os seguidores do Blogue Cocktails & Mistura Fina.

LE MOUSSE ROUGE By Nina Rodrigues


Ingredientes :

2 Dashes de bitter de chocolate
60 ml de Saquê
30 ml de Suco de cramberrie
20 ml de  Xarope de frutas vermelhas
40 ml de Café colombiano (perfil de acidez e notas de frutas vermelhas)
Cobrir o drinks com espuma de frutas vermelhas (feita no sifão com gelatina em pó e mix de várias frutas vermelhas)

Modo de Preparo:

Em um copo baixo, colocar o bitter no fundo do copo depois acrescentar 3 pedras de gelo grandes.

Em uma coqueteleira, juntar todos os outros ingredientes com gelo e agitar até gelar o conteúdo.

Transferir para o copo e cobrir com a espuma de frutas vermelhas.

Finalizar com um espeto, uma amora e uma framboesa.

FRAGOLLA CAFÉ By Nina Rodrigues


Ingredientes:

40 ml de Café
100 ml de Leite vaporizado com Jameson
20 g de Geleia de merlot

Modo de Preparo:

Colocar a geleia no fundo da taça.

Vaporizar o leite com 40 ml de Jameson em uma máquina de café expresso.

Adicionar o leite com o auxílio de uma colher para ficar bifásico.

Por último, extraia o expresso e delicadamente despeje na taça.

TAMBORA By Nina Rodrigues


Ingredientes:

Esfera de café (3 g de lactato de cálcio, 1 g de goma xantana)
2,5 g Alginato de sódio para 500 ml de água
20 ml de xarope de amêndoa
Espuma de leite de coco (com gelatina em pó)
Coco tostato em fita
Lascas de chocolate amargo

Modo de Preparo:

Preparar a esfera com café (como xarope de amêndoa e lactato de cálcio e goma xantana) e reservar.

No sifão, colocar 200 ml de leite de coco, 200 ml de leite integral, 4 g de gelatina em pó e uma carga de gás.

Levar o sifão à geladeira e depois de 1h está pronta a espuma.

Finalizar a apresentação em um prato colocando a esfera de café, no meio a espuma de leite de coco, salpicada pelo chocolate em raspas e ao lado, duas fitas de coco queimado.

Qual a tua bebida preferida?

De momento sou uma apaixonada dos Bourbons.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Aqui no Brasil tenho uma grande admiração pelo Marcelo Serrano, que há mais de 5 anos vem apresentando ao público cocktails que reproduzem seus intensos estudos na busca de sabores e texturas inovadoras.


Me inspiro, nesse momento em Jamie Boudreau, host do programa Raising the Bar na internet. Ele adora bitters e whisky, e abriu um bar (Cannon Emporium & Whisky) que valoriza muito esses dois elementos. Como dou aulas, aprecio a didática que ele tem e como ele consegue ser claro para explicar as receitas de seus cocktails.


Diz algo acerca o teu percurso como Formadora na área de bar?

Sempre tive um lado meio “professora” com quem trabalhei. Sou muito curiosa, insatisfeita por natureza com meus resultados, e acabava explicando sobre as minhas criações e perguntando para os colegas o que eles achavam. Quando ouvi de um deles que, “sua dedicação aos estudos, simplicidade e humildade em passar o que você aprendeu me fez querer conhecer mais”, foi como um chamado pra mim, e descobri que era isso que eu gostava de fazer.


Qual a opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

Acho que você não pode ser considerado um profissional de bar depois de um curso de uma semana, temos um grande caminho a ser trilhado ainda no sentido acadêmico, mas é uma base para despertar a curiosidade para aprofundar os conhecimentos. Acredito que só o tempo de balcão, muito estudo, muitas experiências, troca de conhecimento com outros profissionais vai - te fazer ser um profissional conceituado.


Outros assuntos de interesse.


Me interesso muito por gastronomia. Fiz dois cursos básicos de culinária e eles mudaram minha vida! Não cozinhava nem ovo antes...rsrsrs



Sem comentários: