sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Álvaro Andrade, F&B Manager / Formador na área de Bar, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Álvaro Andrade, F&B Manager / Formador na área de Bar, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Tive o privilégio de acompanhar a actividade profissional e Associativo de Álvaro Andrade, Membro dos Corpos Gerentes da Associação Barmen de Portugal desde 1978 até 2000. Sempre patenteou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências.


Álvaro Andrade é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… no teu percurso profissional tens vindo a contribuir muito para a evolução do bar em Portugal, em especial como Formador na área de Bar, função que desempenhas desde 1989. Tens honrado os profissionais de bar portugueses em Portugal e além-fronteiras, bem como, dignificado a profissão. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Álvaro Andrade qual o local de trabalho e que função que desempenhas?

O meu local de trabalho é na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde comecei o meu percurso enquanto Formador na área de Bar em 1989 na altura Núcleo Escolar de Setúbal e onde ainda me encontro a exercer esta tão digna profissão.


Álvaro Andrade qual a tua formação a nível de bar ou restauração e bebidas?

Ao longo da minha vida sempre tentei estar actualizado acerca das matérias necessárias para leccionar, assim como, para a minha valorização pessoal, cultural e profissional. Tendo por objectivo adquirir mais conhecimentos e competências para o cabal desempenho da minha função, frequentei várias acções de formação, cursos, workshops, dos quais destaque:

2011 – Frequência no Short Training em Vinho do Porto e Espumantes promovido pela E.H.T. Lamego - Frequência na Acção de Formação “Vinho a Copo” promovido pela ViniPortugal – Frequência na Acção de Formação em Winrest realizada na E.H.T.L.
Frequência na Acção de Formação em Excel promovida pelo Turismo de Portugal.
2009 – Participação na Formação pedagógica de formadores (QLF - qualified learning facilitator level I) leccionado pela Ecole Hôtelière de Lausanne – Frequência nas Jornadas
Técnicas param Formadores - AICC - Ass. Industrial e Comercial de Café.
2008 - Frequência no Seminário “Segurança Alimentar: Uma exigência do consumidor” organizado pela Apcer.
 2006 – Frequência na Acção Profissional “Avaliação na Formação” “Boas Práticas de Higiene na Restauração”.
2004 – Frequência na Visita de Estudo às Destilarias de Whisky – Keith Home of Chivas Regal, Escócia.
2003 – Participação na 16th Annual Conference of the European Hotel and Tourism Schools Associatioon – Copenhagen.
 2002 – Frequência na Acção de Formação “Regiões Vinícolas” - Frequência no “Projecto
Mobitur – Mobilidade e Inovação no Turismo” através de um estágio realizado na Escola Hotelaria e Turismo de Valência, Espanha - Curso de Formação Profissional “Como Dinamizar
Grupos” e Curso de Formação Profissional “Fazer Apresentações que Captem a Atenção”.
2000 - Curso de “A Internet ao Serviço do Turismo”; Participação no Seminário “A Requalificação dos Recursos Humanos no Sector do Turismo”.
1999 -Frequência na Acção de Formação “Técnicas de Provas de Vinhos” e Curso de Operador em Ambiente Windows.
1998-Participação no Seminário “A formação Jurística e Hoteleira face às rápidas mutações do Jurismo Internacional”.
1997-Participação no Seminário “Mercado de Emprego no Espaço Comunitário: Uma Oportunidade para os Profissionais de Turismo?”.
1988 – Curso de Formação de Formadores.
1985/86 – Curso de Chefe de Bar.
1978 – Curso de Aperfeiçoamento para Barman de 2ª.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Desde que iniciei a minha actividade profissional procurei desempenhar a mesma com profissionalismo, dedicação e trabalho, o que me permitiu uma evolução em termos de categoria profissional. Este foi o meu percurso profissional como Barman tendo atingindo a função de Director de F&B.

Restaurante, Snack e Bar “Amadeus Parque”, Península de Setúbal Parque do Bonfim, Setúbal.

De 1976/79 a minha função foi de Estagiário de Bar.
De 1979/80, desempenhei a função de Barman de 2ª.
De 1980/82, desempenhei a função de Barman de 1ª.
De 1982/94 desempenhei a função de Gerente e Chefe de Bar.
De 1994/95 desempenhei a função de Supervisor e Chefe de Bar
1996 – Chefe de Pessoal e Director de Restauração e Bebidas.


Álvaro Andrade fala-nos um pouco acerca do teu vasto percurso como formador na área de bar?

Desde 2010 que sou Orientador Educacional de Turma nos Curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas Nível IV e Nível V.

De 1989 até 2009, desempenhei a função de Formador Chefe de Bar nos Cursos de Restaurante/Bar de Nível III e II e nos Cursos de Formação de Activos para Barmen de 1ª na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Turismo de Portugal (TP) e Instituto de Formação Turística (Inftur).
Em 2009, passei a ser o Formador Chefe de Bar (Professor de Restauração e Bebidas) nos Cursos de Nível IV e V - Técnicas de Cozinha/Pastelaria, Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal – Turismo de Portugal (TP).


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid?

Penso que a profissão de Barman/Barmaid é tão digna como qualquer outra. No entanto, as mutações que foram acontecendo ao longo destes últimos anos evidenciam um decréscimo de qualidade relativamente à prestação do serviço.

Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Ultimamente não tenho acompanhado o trabalho desenvolvido pelos Barmen Portugueses no estrangeiro. Logo, não tenho uma percepção pormenorizada acerca do trabalho dos nossos Barmen no estrangeiro.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

Relativamente à vertente da Mixologia, acho que é uma moda. No entanto, penso que o estudo ou a ciência das misturas é algo que se devia aprofundar muito mais no ensino da arte da profissão de Braman/Barmaid. Não como moda, mas sim como uma aprendizagem sobre o efeito das diversas misturas de forma a que cada profissional tivesse consciência das composições que prepara e serve.


Diz algo sobre o Free Style Bartending?

O Flair Bartending é uma moda! Em minha opinião o mais importante no serviço de Bar, é qualidade de serviço mesmo. No entanto, reconheço que esta técnica actualmente é a mais preferida dos jovens aprendizes da profissão de Barman/Barmaid.


Álvaro Andrade como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Quais as classificações?

A minha experiência enquanto participante nos Concursos de Cocktails, foi muito enriquecedora. Na altura tinha como objectivo para além de concorrer evoluir enquanto profissional. Via na participação nos Concursos de Cocktails uma forma de obter um maior conhecimento sobre esta linda profissão. Outros tempo...!!! Relativamente às classificações que obtive enquanto concorrente foram todas boas. Pois, como referi atrás o meu principal objectivo era enriquecer o meu conhecimento sobre a profissão.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu Cocktail Clássico preferido é o Negroni.

Ingredientes:

2 cl de Gin,
2 cl de Vermute tinto,
2 cl de Campari Bitter
e 1/2 Rodela de Laranja.

Método de Preparação: Preparado no copo de misturas ou no próprio copo quando solicitado com gelo.

Tipo de Copo: Taça a cocktail ou On - The - Rocks ou Old Fashioned.

Decoração: Casca de laranja ou ½ Rodela de Laranja.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Actualmente ensino a preparar e não preparo. No entanto, a composição que mais gosto de confeccionar quando o tenho de o fazer é o Dry Martini.

DRY MARTINI By IBA - Official Cocktails

Before Dinner Cocktail

Ingredients:

6 cl Gin
1 cl Dry Vermouth
Pour all ingredients into mixing glass with ice cubes.
Stir well.
Strain in chilled martini glass.
Squeeze oil from lemon peel onto the drink, or garnish with olive.


Álvaro Andrade o Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.


Aqui ficam com todo o prazer as três receitas da minha autoria onde predomina produtos da região de Setúbal, como o Moscatel as quais partilho com os seguidores do excelente Blogue Cocktails & Mistura Fina:

"Moscatinha" By Álvaro Andrade

Ingredientes:

4 cl de Vinho Moscatel de Setúbal,
2 cl de Sumo de Laranja Natural de Setúbal,
5 g de Açúcar,
1/2 Lima
e Gelo Moído.

Método de Preparação: Directamente no Copo.

Tipo de Copo: On - The - Rocks ou Old Fashioned.

Decoração: Rodela de Laranja de Setúbal, 1/2 Uva e 2 Folhas de Hortelã.


"Golfinho do Sado" By Álvaro Andrade

Ingredientes:

2 cl de Vinho Moscatel de Setúbal,
2 cl de Blue Curaçao,
1 cl de Malibú,
1 cl de Natas
e preenchido com Trinananás.

Método de Preparação: Batido no Shaker.

Tipo de Copo: Tumbler Grande.

Decoração: Nabo, Laranja, Limão e Cereja Vermelha.


 "Dry Moscatel” By Álvaro Andrade

Ingredientes:

3 cl de Gin,
1,5 de Vinho Moscatel de Setúbal,
1,5 de Creme de Cassis.

Método de Preparação: Mexido no Copo de Misturas.

Tipo de Copo: Taça a Cocktail.

Decoração: Zeste de Laranja de Setúbal e Azeitona Verde.


Qual a tua bebida favorita?

A minha bebida preferida é o Vinho Tinto mas que seja bom e da casta Castelão vulgo "Piriquita".


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

O Barman que mais admirei e que para mim continua a ser uma referência é saudoso Jorge de Carvalho.


Álvaro Andrade qual a opinião acerca da formação profissional actualmente ministrada nas Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal na área de Bar?

Actualmente a formação que se ministra nas Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal na área de Bar não tem o protagonismo que merece. As Escolas de Hotelaria dão importância demais à formação de Cozinha. Por outro lado, não existe autonomia em termos de curso relativamente à área de Bar. Hoje os cursos designam - se por Restauração e Bebidas e não Restaurante ou Bar. É uma pena, mas todos nós temos aquilo que merecemos...


O Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade na partilha de momentos de vida e termina com uma das  facetas de Álvaro Andrade para a poesia com:


A NOBREZA DE ENSINAR

Transmitir é dar
Aquilo que nos foi dado
É ensinar o conhecimento
Que outrora nos foi passado

É tão nobre o ensinamento
Como a arte de leccionar
Só quem ama esta nobreza
Sente a emoção de formar

Não forma quem quer
Mas sim quem tem devoção
É preciso ter sensibilidade
Para poder dar instrução

Este gosto de sensibilizar
E de apelar a perceber
Deve estar presente nos que ensinam
E dos que incentivam a aprender

Autor: Álvaro Andrade

(29.11.2013)

Sem comentários: