domingo, 22 de dezembro de 2013

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Emanuel Minêz, Owner & Manager do Restaurante Cocktail-bar, Cais da Praia e do Bar de Praia 7ª Vaga, na Foz do Arelho.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Emanuel Minêz, Owner & Manager do Restaurante Cocktail-bar, Cais da Praia e do Bar de Praia 7ª Vaga, na Foz do Arelho.


Já algum tempo que acompanho a actividade profissional de Emanuel Minêz. Notei que sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras. Licenciado em Restauração e Catering faz jus à sua formação na gestão dos espaços sob sua gerência.


Emanuel Minêz é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… ao longo do percurso profissional tem vindo a contribuir verdadeiramente para a evolução do bar em Portugal, dignificado a profissão, procurando sempre partilhar os seus conhecimentos com seus pares. Muito obrigado por aceitar partilhar momentos da sua vida com os seguidores deste Blogue.


Emanuel Minêz qual o local de trabalho e que função que desempenha?

Antes de avançar com esta rubrica, quero-lhe agradecer este convite e retribuir um convite a visitar-me e almoçar comigo aqui na Foz do Arelho no começo do Ano assim que seja oportuno para si. Conheci-o pessoalmente não faz muito tempo, e quero-lhe dizer que me impressionou pela positiva, com a sua atitude bem disposta e frontal perante colegas da actividade. Considero que o Francisco tem sido um elo bastante importante na partilha de acontecimentos para todos nós, os meus sinceros parabéns pelo seu trabalho.


Actualmente sou Owner & Manager de um Restaurante Cocktail-bar, chamado Cais da Praia na Foz do Arelho, e um Bar de Praia chamado 7ªVaga.


Qual a sua formação a nível de bar ou restauração e bebidas?

No que se refere à minha formação nível de bar ou restauração e bebidas frequentei vários cursos tendo por objectivo desenvolver os meus conhecimentos e competências, entre os quais realço:


Cursos Cocktail Academy nível I e II, fiz masterclass de hotdrinks, masterclass de Gin, Masterclass de Freestyle bartending, implementei a minha formação na New York Bartending School, também fiz um curso de serviços especiais de bar, e sou Licenciado em Restauração e Catering.


Durante a sua actividade profissional em que outros locais desenvolveu o seu trabalho e qual a função que desempenhou?

Em termos de trabalho, sempre estive ligado praticamente às mesmas casas.
1995 a 1999 iniciei como barback até Bartender, no Solar da Paz, na Foz do Arelho.
1999 a 2001 estive no início da 7ªVaga como Bartender, na Foz do Arelho
2002 Fui Freelancer como Freestyle Bartender em Discotecas (Mito the Club, Green Hill)
2002 a 2004 - volto ao Solar da Paz como Head Bartender e acabo com funções de Manager
2004 a 2006 volto ao 7ª Vaga como Manager e Head Bartender.
2006 Abri o Cais da Praia, Foz do Arelho
2007 Abri a Esplanada "O Castigo", em Óbidos
2011 Exploro o "Foz Beach Lounge"na Melhor Festa Branca do País.
2013 Revitalizei a 7ª Vaga como explorador.


Desde 2006 a 2013 tenho exploração de bares de Praia nas Festas do "Foz Beach Lounge".
Tive participações em eventos com Cocktail Academy do Master Paulo Ramos, e mais frequentemente tenho algumas parcerias com a Mojito Bar Catering de Alberto Pires.


Desde 2006 sou proprietário e desempenho todo o trabalho de organização e gestão de F&B do Cais da Praia, e 7ªVaga. Neste momento a desenvolver um projecto de uma aplicação de back-office de gestão de Bares e Restaurantes chamada de F&B Manager. Ao fim de semana faço questão de estar ligado à minha paixão de misturar e criar uns cocktails no Cais da Praia.


Como vê a presença dos Bartender’s Portugueses pelo mundo?

Uma das grandes motivações que utilizo e incentivo aos meus colaboradores, é exactamente o facto de esta profissão permitir trabalhar em qualquer parte do mundo, tendo exemplos de amigos neste sector com enorme sucesso em várias partes do mundo.

Penso que os resultados que tem surgido dos nossos colegas portugueses dignificam o enorme valor desta profissão, sendo difícil em Portugal mas a seu tempo vão surgir afirmações até porque é uma área em constante evolução.

Procuro também visitar sempre alguns colegas nos países que visito.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

A profissão tem uma dificuldade enorme no nosso País, porque o nosso consumidor ainda é muito fechado para consumir Cocktails.

Agora com esta moda do Gin parece que se multiplicaram os barman's o que é positivo.

Posso dizer que desde 2001 que insisto na venda de Cocktails, e um dos meus espaços afirmo como Restaurante-Cocktail bar, acho que é muito importante oferecer aos consumidores o nosso conhecimento permitindo que consumam coisas diferentes do tradicional consumo.


Grande parte dos bartender's procuram trabalho fora do país porque a remuneração em Portugal é muito reduzida ainda, e pouco reconhecida e sem procura.


Diga algo sobre a vertente da Mixologia.

A vertente da Mixologia é de facto uma arte sem fim, já se fazia muita coisa a nível de misturas e criações, mas com o surgimento da gastronomia molecular passamos a ter criações e inovações Open Mind. Com o aparecimento da mixologia molecular torna-se uma área ainda mais fascinante, que em Janeiro de 2010 o Alberto Pires da Mojito Bar Catering marcou uma formação com o Chef Baiena na qual estive a oportunidade de estar presente, em que propusemos as nossas necessidades e devolvemos coisas muito engraçadas.


Já efectuei alguns trabalhos nesta parte para eventos como o Peixe em Lisboa, com um trabalho específico das caipirinhas e suas variações, como o deste ano no Laboratório do Festival do Chocolate em Óbidos, em que os Cocktails deixam de ter a forma líquida, e passam a ter texturas e outras transformações futuristas.


Diga algo sobre o Flair Bartending?

O Flair Bartending é uma área fascinante que actualmente estou de fora, pela falta de disponibilidade para treinar, ainda cheguei a participar em concursos organizados pela Cocktail Academy.

A parte do Exhibition Flair obriga a muita dedicação e disponibilidade para se treinar e com o aumento de responsabilidades e obrigações deixa de ser possível: criar rotinas, evoluir nos movimentos, insistir as repetições, etc.

Agora o Working Flair nunca se esquece e intuitivo no nosso dia-a-dia.

Considero que em Portugal o Paulo Ramos teve um papel muito importante no desenvolvimento destas duas ferramentas de venda, porque ambas tem direcções e aplicações diferentes.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Classificações?

Já participei nalguns concursos de Flair Bartending, exemplo o "Bols Cocktail Academy 2007" foi sem dúvida o melhor, que não obtive classificação nenhuma interessante, participei sempre em concursos regionais na qual esses venci sempre tudo e as categorias todas. Ao nível de concursos clássicos nunca tive muito interesse em participar devido a não estar muito para ai virado até há bem pouco tempo.



Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Shazerac

Receita:

5cl de Cognac
1cl de Absinto
1 Cubo de açúcar
2 Dashes Peychaud's Bitter's


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

O cocktail que mais gosto de preparar é Long Island Ice Tea, devido á dinâmica e velocidade que o preparo.

Receita:

1.5cl de Gin
1.5cl de Vodka
1.5cl de Rum
1,5cl de Triple Sec
6cl de Sweet&sour
Top up Cola

Método de Preparação:

A preparação é feita logo no próprio copo double rock, porque basta apenas colocar o gelo, e faz-se com o Boston Shaker facilitando o Shake.

Verte-se em simultâneo duas bebidas, Gin, A Vodka, Rum, Triple sec, e coloca-se o Sweet&Sour mix.

Agita-se bem de modo a gelar as bebidas, verte-se para o copo directamente, preenche-se com coca-cola.

Decoração: Por fim a decorar coloca-se um gomo de lima espremido.


Qual a bebida preferida?

Se dissesse a Ginja de Óbidos estava a ser caseiro, mas também gosto de um bom Moscatel, mas preferida é um bom Islay Whisky porque adoro o cheiro do fumado.


O Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasse 1 receita de "Cocktail" da sua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

É um "Cocktail de Autor" de nome: Gínimez

Receita:

3cl de Genever
2cl de Monin Basil
1cl de Bols Triple Sec
6cl de Limão Natural
1cl de Xarope de Açúcar
6cl de Schweppes Tónica

Método de Preparação:

A preparação é no Callabrese Cocktail Shaker, devido a ser um Shaker que facilita mais rápido arrefecimento das bebidas.

Verte-se o Genever, em seguida o Monin Basil, Bols Triple Sec e o Sweet&sour mix, polvilha-se com sal q.b. Agita-se com bastante energia para quebrar bem o gelo, verte-se para uma caneca de cocktail de cerâmica do Bordalo Pinheiro previamente gelada, verte-se a Schweppes tónica e acrescenta-se com gelo picado de forma a permitir a decoração.

Por fim para decorar coloca-se um Kumquat desidratado cortado ao meio e uma haste de manjericão, polvilha-se no final com açúcar em pó e sal.


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Em termos de admiração é sem dúvida Mr. Dalle Deegrof. Os que são referência tento acompanhar o trabalho da dupla Alex Kratena e da Simone Carporalle.



Diga algo acerca o seu percurso como Formador na área de bar?

Eu na área de bar nunca dei formação em nenhuma instituição, a não ser workshops de Mixologia Molecular na Universidade, e workshops de team building.


Qual a opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

A minha opinião sobre a formação profissional actual, deixa-me alguma tristeza, porque as pessoas que leccionam só conhecem o percurso académico, e contam histórias de coisas que se houve falar, e que leram nos livros, nunca estiveram nas situações e não tem o conhecimento nem know-how necessário para os cargos que ocupam, e nesta parte falo daquilo que já presenciei no meu percurso académico.



Outros assuntos de interesse que o Emanuel Minez queira partilhar com os seguidores do Blogue Cocktails & Mistura Fina.

Sou um apaixonado por este mundo das bebidas, gosto muito de viajar e quase todas as minhas viagens complementam-se com a ida a muitos bares, destilarias, feiras e formações.

Tenho ido a eventos internacionais muito interessantes do nosso sector como: Berlim Bar Convent 2009; Berlim Oktober Fest 2009; Berlim Bar Convent 2010; London Bar Show 2010; Madrid Fusion 2010; London Rum Fest 2013; London Cocktail Week 2013; The 50th World Best Bar 2013.


Sem comentários: