sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

André Peixe, Bar Manager, no Fox Trot bar – Cocktail bar, em Lisboa, classificou-se no Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, apresentamos mais um dos Bartenders do Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013.


Hoje convidamos mais um finalista André Peixe, Bar Manager, no Fox Trot bar – Cocktail bar, em Lisboa, que classificou-se no Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013 e participou na Final Nacional realizada no Urban Beach K, em Lisboa. A organização da responsabilidade da Pernod Ricard Portugal com o apoio da Liquid Consulting.


Neste espaço de divulgação de profissionais de bar e do mundo das bebidas simples e compostas apresentamos uma breve entrevista com André Peixe, assim como duas receitas de “Cocktails”.


André Peixe qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no Fox Trot bar – Cocktail bar, em Lisboa, desde Abril de 2008, onde desempenho a função de Chefe de Bar.


Faz uma breve descrição do Fox Trot bar – Cocktail bar?

O Bar Fox Trot é um dos mais antigos bares em Lisboa já conta com 35 anos de existência, é um cocktail bar, com uma carta de bar que visa os cocktails, com musica ambiente e com um serviço que é elogiado pelos seus clientes.



Tem por princípio chegar e inovar o gosto dos seus clientes, sendo que no bar está a sua maior competência, querendo em cada dia dar uma sugestão nova a cada cliente que me peça uma sugestão. No meio de cerca de uma centena e meia de garrafas, existe sempre no mínimo duas que componham e ajudem a elaborar o drink do cliente, sendo que a elaboração pode contar desde as mais diversas especiarias às verduras como é o exemplo da salsa, coentros, hortelã, pimentinhos padron, pimentinhos, tomilhos, manjericão, alecrim entre outras e uma panóplia imensa de frutas da época e exóticas, as decorações são para mim um desafio onde em cada cocktail tento sempre que cada um tenha a sua personalidade ou idealizado na personalidade do cliente. Um espaço com uma decoração anos 20, e uma mesa de snooker, onde na companhia de um cocktail, whisky, licores ou uma cerveja faz as delícias dos seus clientes.


André Peixe quais foram as tuas escolhas para participares na Final Beefeater 24 Competition Portugal 2013?

Os cocktails que escolhi para participar na Final Beefeater 24 Competition Portugal 2013 foram:
O primeiro foi DESMOND STRAWBERRY PAYNE e o segundo foi o ALCOBAÇA STAR, ambos da minha autoria.


Em que te inspiraste para a escolha do cocktail DESMOND STRAWBERRY PAYNE?

O DESMOND STRAWBERRY PAYNE, foi feita para homenagear um dos master distillers mais experientes do mundo, o master distiller da marca Beefeater, embora o fosse uma homenagem a este senhor, este cocktail foi criado a pensar no publico feminino, embora claro o publico masculino que procure um drink doce esta é uma opção mais que valida, pois pelos ingredientes logo se retira a conclusão que é um cocktail muito doce, mas convido todos que quiserem a experimentarem, tirando para isso a receita e respeitando-a, sendo que claro se pretenderem experimentarem-na feita por mim, é fazer uma visita ao Fox Trot e fazerem o pedido. Ai ficaram a saber que este não é um cocktail extra doce mas que é um doce agradável e para o público em geral.


DESMOND STRAWBERRY PAYNE By André Peixe

Ingredientes:

3cl de Gin Beefeater 24
2cl de Licor Batida coco
2cl de Creme Cacau Branco
2cl de Puré de Morango

Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker adicionar gelo, agitar energicamente e com o strainer coar para a Taça a cocktail/Martini previamente gelada.


Decoração: Rebordo do copo com puré de Morango e num palito grande colocar 1 morango fatiado.


A minha 2ª escolha foi o cocktail ALCOBAÇA STAR pensei em fazer algo com o produto português, onde então escolhi a Ginja de Alcobaça dando-lhe o aroma dum fruto de qualidade impar, que procurei adicionar também da mesma zona Oeste de Portugal a maça também ela das antigas terras Cistercienses, sendo que esta pela elevada percentagem em açúcar e por uma acidez também elevada, o que lhe confere um gosto agridoce particular e especifico e aroma intenso. Dar-lhe-á um acréscimo de aroma e sabor final sendo que o doce destes dois ingredientes a maçã e a Ginja lhe dou um pouco de sumo de limão para cortar um pouco o doce e chamar a si o Gin Beefeater 24 que por ultimo lhe acrescento 3 gotas de Angustura Bitter realçando o sabor dos ingredientes trazendo o melhor deles.


 ALCOBAÇA STAR By André Peixe

Ingredientes:

3cl de Gin Beefeater 24
1,5cl de Ginjinha
3cl de Sumo de uma maçã
1,5cl de Sumo de limão
3 Gotas de Angustura Bitter


Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no copo de bar/mistura, mexer e coar para o copo fazendo um double Strain para a Taça a cocktail/Martini previamente gelada.

Decoração: 2 ginjas, raspas de chocolate negro em cima.


Sem comentários: