quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Breve entrevista com Nelson Antunes, Head Bartender do Corinthia Hotel Lisbon, o vencedor da 1ª edição do Schweppes Challenge 2013, com o seu cocktail GVine Divine.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa recebeu a Final Nacional do Schweppes Challenge 2013.


Organizado pelas Edições do Gosto, superiormente dirigidas pelo Dr. Paulo Amado grande impulsionador de eventos relacionados com a gastronomia em Portugal, o Schweppes Challenge 2013 decorreu em paralelo com o prestigiado evento “Chefe Cozinheiro do Ano”, da qual a marca é produto oficial e promete tornar-se numa referência nacional no panorama da “cockteleria”.


Foi mais um momento importante para os Barmen a realização da Final Nacional, em Lisboa, do Schweppes Challenge 2013.


Miguel Cardoso, Brand Manager da Schweppes Portugal, na Masterclass.

A iniciativa permitiu a troca de conhecimentos acerca do vasto mundo das bebidas, assim como, de novas técnicas de preparação dos “Cocktails”, bem como, do “ Perfect Serve Gin Tónico”.


Participaram na Final André Oliveira, Restaurante Estrela da Mó, João Severino, Vila Vita Parc, José Guerreiro, Yellow Alvor Garden e Yellow Meia, Praia Luís Wahnon, Casino Estoril, Miguel Gião, Columbus Cocktail & Wine Bar Faro, Nélson Antunes, Corinthia Hotel Lisbon, Nuno Teixeira, Gin Club e Sérgio Caldeira, Alentejo Marmòris Hotel & Spa.


O júri do Schweppes Challenge 2013 foi constituído por Paulo Amado, Miguel Cardoso, Luís Domingos, Fernando Magalhães e Virgílio Évora.



O Cocktails & Mistura Fina acompanhou as várias fases do Concurso e afirma-se como um espaço de divulgação para os profissionais de bar e do mundo das bebidas simples e compostas, bem como, para os seguidores deste Blogue. Assim apresentamos uma breve entrevista com Nelson Antunes, Head Bartender do Corinthia Hotel Lisbon, o vencedor da 1ª edição do Schweppes Challenge 2013, com o seu cocktail GVine Divine.


G´Vine Divine By Nelson Antunes


Perfect serve:

5 cl de Gin  G`Vine Floraision

20 cl de água tónica Schweppes Gengibre e Cardamomo

Zeste de lima e 3 bagas de Zimbro dentro do copo

Para acompanhar: 3 Uvas com espuma de Gin/Tónico


Nelson Antunes como foi a experiência em participar no Schweppes Challenge?

É sempre gratificante poder participar nestes tipo de desafios na nossa carreira, foi uma oportunidade de demonstrar o meu valor, pessoal e profissional, é com este tipo de competições que nos faz crescer e desenvolver nas novas técnicas de bar, elaboração e inovação, apresentação, combinações perfeitas. Para mim o mais importante era participar dar o meu melhor e demonstrar o meu valor como profissional de Bar.


Qual a opinião sobre a organização do Concurso?


Eu já tive a oportunidade de participar em alguns concursos pela associação de Bar de Lisboa e Estoril anteriormente a fusão, são organismos com uma vasta experiência na organização de concurso, não comparando este tipo de evento achei bem organizado, com uma organização simples. PARABÉNS 


Como avalias a troca de conhecimentos e técnicas com os participantes do evento?

É uma das mais-valias deste tipo de eventos, é sempre motivante receber e partilhar conhecimentos, experiência, trocar ideias e métodos de serviço, inovações.
Faz falta a Portugal uma organização que possa ajudar a unir os barmans para podermos cada vez mais fazer a troca de conhecimentos.


Nelson Antunes na tua opinião que importância tem para os profissionais de bar a realização deste tipo de concursos?


Infelizmente em Portugal ainda existe poucos concursos deste géneros e entre outros, deveria haver mais, no meu ver os concursos fazem-nos crescer, pensar, puxar pela nossa imaginação, faz-nos consultar outros barmans amigos.
Mesmo que não consiga-mos ganhar, ganhamos sempre qual quer coisa, experiência que é o mais importante, levamos novas ideias para o futuro, dá-nos algumas alegrias, reconhecimento do nosso trabalho, que por vezes só nestas competições é valorizado.


O que representa para o Nelson Antunes vencer o Schweppes Challenge?

Como sabe foi o primeiro concurso Schweppes Challenge, é sempre bom quando se ganha, foi com uma enorme alegria que recebi este prémio, é sinal que o meu trabalho e as minhas capacidades estão a ser reconhecidos, não só pelo júri, mas também pelas pessoas com quem trabalho, que me apoiaram a 100%, os meus directores estiveram sempre comigo, isso é bom profissionalmente para mim e para o local onde trabalho.
Estou empenhado em preparar-me para novos desafios que poderão vir pela frente, é esse o meu caminho.


Faço uma atenção para os próximos concorrentes da Schweppes Challenge: na minha opinião, não é necessário entrarmos em grandes malabarismos ao criarmos os nossos cocktail ou composições, por vezes o mais simples torna-se o melhor, digo isto porque? 


Tive oportunidade de ver alguns barmans a preparar nomeadamente Gin/Tónicos que por vezes querem fazer tanta coisa ao mesmo tempo que acabam por estragar o que não realidade interessa é a preparação de um Gin/Tónico. Um Perfect Serve para aquele Gin com a combinação da água tónica, ora se o gin já é uma bebida cheia de aromas, sabores dos botânicos, com a combinação da água tónica que também já por si é boa e nos oferece mais aromas e sabores, não vejo a necessidade de acrescentar ao gin mais botânicos, por vezes vejo autenticas salada de frutas nos copos de gin. Isso não é, digno de uma boa imagem para a nossa profissão.


É o que eu penso.

Ao Cocktails & Mistura Fina muito obrigado pela oportunidade!!!



http://www.egosto.com/docs/index.php?news=20&idNews=325&idConteudo=603

Sem comentários: