terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Jorge Guilherme, Barman, Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Jorge Guilherme, Barman, Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha. Um estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com mestria tendo por finalidade proporcionar aos seus alunos um vasto leque de conhecimentos e competências, bem como, dotar os mesmos das ferramentas para um perfeito desempenho na área da restauração e bebidas.


Tenho o privilégio de acompanhar a actividade profissional de Jorge Guilherme o qual sempre demonstrou excelentes aptidões e profissionalismo, no desempenho da sua função, bem como, uma vontade enorme de evoluir e implementar os seus conhecimentos acerca do vasto e complexo mundo da Restauração e em especial do Bar.


Jorge Guilherme o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Jorge Guilherme qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Trabalho na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. A minha é função é a de Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas.


Quando começou o gosto pela profissão?

Iniciei a profissão a trabalhar num pequeno café/restaurante na minha terra natal (Alpiarça) desde os 16 anos e fui criando o gosto pela hotelaria com o passar do tempo, em particular estive quase sempre ligado à área do bar pelos sítios por onde passei, o gosto pela profissão de barman, acho que vem do facto de ser uma profissão onde se consegue desenvolver as relações humanas como em poucas outras e também porque sempre foi um espaço que podemos dar largas á criatividade e ver no imediato o reconhecimento do nosso trabalho, acho que foi por isso que fui ao longo do tempo ficando "apaixonado" pela profissão.


Jorge Guilherme o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.


Jorge Guilherme qual a tua primeira proposta?

A primeira proposta é um dos meus cocktails Before Dinner, The Zanny Spyce.

The Zanny Spyce by Jorge Guilherme


Ingredientes:

4 cls. de Vokka Absolut Peppar,
2 cls. de Sumo de Laranja Natural,
1 cls. de Xarope Monin Spyce ,

Método de Preparação - Shaker,

Decoração - Malagueta Vermelha,

Servido em Taça a Cocktail.

A minha segunda proposta Cocktail After Dinner é o Scat,


Scat by Jorge Guilherme

Ingredientes:

3 cls. de Vodka,
1.5 cls. De Creme de Menta Verde,
1.5 cls. de Creme de cacau Castanho,
1.5 cls. de Natas.

Método de Preparação: Shaker.

Decoração: Raspa de Lima, Noz-moscada, Pimenta Rosa, Hortelã.

Servido numa Taça a Cocktail.

A minha terceira proposta é o Long Drink, West:


West by Jorge Guilherme

Ingredientes:

4 Cls. Rum Branco,
2 Cls. Xarope de Morango Monin,
1 Cl. Bols Strawberry,
1 Cls. Sumo de Limão,

Método de Preparação: Shaker.

Preenchido com Refrigerante de Laranja/Maracujá,

Decoração: Cabeça de Nabo, Uvas, Hortelã.

Servido em Copo a Long Drink.


Jorge Guilherme fala-nos um pouco acerca do evento que se vai realizar na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha. O 1º Festival de Cocktails de Veteranos EHT Oeste.


No 1º Festival de Cocktails de Veteranos EHT Oeste, podem participar e/ou concorrer nestes festivais todos o que estejam interessados, sem qualquer limite de idade isto porque para além de um encontro de colegas já com alguma idade, pretendemos que este seja um encontro de várias gerações de barmen / barmaids e também a possibilidade de alunos das escolas de hotelaria e jovens barmen se encontrarem com profissionais mais experientes.


Na prática o que vai acontecer é que vai haver uma classificação para participantes acima dos 49 anos e uma outra para quem esteja abaixo dessa idade.


Neste sentido e aproveitando esta oportunidade apelo aos meus colegas formadores das escolas, que incentivem os alunos a participar e eles próprios participem também no festival.
Apelo aqui aos colegas que tenham os contactos de outros colegas que estiveram nas várias direções da A B P, que passem a mensagem deste evento, seria muito interessante reunir toda essa gente que foi e ainda é importante no desenvolvimento e na notoriedade da nossa profissão.


Penso que não será difícil de reunir na Escola de Hotelaria do Oeste um numero significativo de gente de muita qualidade e que vai ser fácil realizar-se uma jornada interessante de profissionais de grande mérito e ao qual se vão também juntar gente nova e com espirito de aprender e participar, o que deixa bastante contente com esse facto.


Queria agradecer desde já a todos os colegas que têm falado comigo, ao Joaquim Sabino que tem sido o grande impulsionador deste evento, aos meus colegas e alunos da Escola de Hotelaria que me tem ajudado a organizar o regulamento e a logística e ao Director Dr. Daniel Pinto, pela disponibilidade para receber o festival aqui na EHT Oeste.

Vamos até ao dia 10 de Fevereiro, continuando a receber as inscrições e para qualquer outra informação, contactem pessoalmente para o meu email: Jorge Guilherme.


ou para Joaquim Sabino


Para mais informações:

Sem comentários: