sábado, 1 de fevereiro de 2014

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, By João Severino, Barman / Mixologist, Aladin Cocktail Bar, na Vila Vita Parc, Porches, Algarve.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico”, bem como, uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” e um “Tiki”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje voltamos até à excelência da Vila Vita Parc, Porches, Algarve, para partilhar nesta rubrica mais um apaixonado do universo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, desenvolvendo as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade.


Foi sem dúvida uma tarde bem passada nesta unidade hoteleira, que prima pela excelência. O seu ambiente e localização foram fontes inspiradoras para a arte do Bartending, da Mixologia, da partilha de saberes, do debate de ideias… Muito obrigado pelos momentos que me proporcionaram! Convosco, João Severino, Barman / Mixologist, Aladin Cocktail Bar, na Vila Vita Parc, Porches, Algarve.


João Severino o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


João Severino quando começou o gosto pela profissão? Qual a tua formação a nível de bar?

O gosto pela profissão começou por volta dos meus 16 anos, quando trabalhei durante as férias de verão no Hotel Auramar, em Albufeira.

Este meu início fez com que decidisse iniciar a minha formação na área de Bar/Restaurante na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, onde recebi ensinamentos de extrema utilidade pelos brilhantes Formadores Chefe Luís Bragança e Jorge Miguel, bem como, as ferramentas que me proporcionaram abraçar esta profissão.

Os estágios nos Hotéis Viking, em Armação de Pera e Montechorro, em Albufeira, permitiram aplicar os meus conhecimentos e competências, assim como, o meu desenvolvimento pessoal, profissional e gosto pela profissão de Barman.

Para um cabal desempenho das minhas funções tenho vindo a frequentar vários cursos complementares, especializações na preparação de “Cocktails”, Perfect serve de Gins, Workshops, palestras, entre outras, o que me permitem desempenhar a minha função com elevado profissionalismo.


Durante a tua actividade profissional quais outros locais onde desenvolves-te a tua profissão?

Tive o privilégio de ser convidado para ser Monitor Assistente na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, faro, no ano de 1997.

No mesmo ano ingressei na Vila Vita Parc pela primeira vez.

Tive a oportunidade de trabalhar ainda a bordo dos navios de cruzeiro, onde fiz também uma excelente aprendizagem e adquiri mais conhecimentos.

Desde do ano 2000 trabalho no Resort Vila Vita Parc.

Trabalhar na Vila Vita Parc para mim é uma verdadeira paixão.


João Severino qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Actualmente sou o principal Barman / Mixologist, no Aladin Cocktail Bar, no Resort Vila Vita Parc, onde ingressei pela 3ª vez no ano 2000.

Tenho por função preparar, servir, as mais diversas bebidas, simples ou compostas, com qualidade e um serviço de excelência, seguindo os padrões desta unidade hoteleira. Inovar e criar uma oferta diferenciada, indo ao encontro da satisfação do cliente, promover novos “cocktails”, produtos e marcas.


Francisco quero salientar o apoio condicional da empresa Vila Vita Parc, do Bar Manager, Joaquim Veras, o que incentiva e motiva para desenvolver a minha arte na Mixologia, a busca do conhecimento, ter o objetivo de fazer mais e melhor.

A sua confiança, a atribuição de funções, facilitam o trabalho, assim como, todas as ferramentas necessárias que temos à disposição, as quais proporcionam um perfeito desempenho e verdadeiras experiências de vida atrás do bar.


João Severino faz-nos uma breve descrição acerca do tipo de serviço, no Aladin Cocktail Bar e quais as tendências na Vila Vita Parc, para 2014?

O Aladin Cocktail Bar oferece um serviço de excelência, recebemos e servimos os clientes com simpatia, dá-se extrema importância e atenção aos detalhes. Proporciona um requintado serviço de “cocktails”, dá destaque ao “perfect serve dos Gins”, seguindo as tendências.

O ambiente fica completo com musica para dançar, com Dj ou Live Music, uma esplanada com uma vista espectacular sobre o oceano o que permite oferecer um inesquecível “full moon Party”.

As tendências para este ano na Vila Vita Parc vão-se focar na criação das nossas próprias bebidas, com rótulos e imagem própria, como (gin, xaropes, etc) apostando na inovação, diversidade e qualidade.

Também apostamos nos “Cocktails Assinatura” um conceito que permite uma inovação constante. Continuar a desenvolver o “Gin Perfect Serve”, contamos com 21 marcas de Gin Premium. É muito agradável verificar que tipo de bebidas são muito solicitados pelos nossos clientes, isso significa também o reconhecimento pelo nosso trabalho de Barman / Mixologist, o criador.

Como tenho á disposição uma grande diversidade de produtos de qualidade, um vasto leque de xaropes, compotas caseiras ou de autor, bebidas regionais, irei fazer jus às minhas competências como “Cocktail Connaisseur” e dar largas à minha criatividade, respeitando a qualidade, o padrão, surpreendendo os nossos clientes com “Cocktails” apelativos, com novos sabores, texturas e aromas.


O Cocktails & Mistura Fina agradece pelo facto de compartilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” bem como, uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” e um “Tiki”, as quais são inéditas ou de autor.

A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico é com G’Vine Nouaison


June’s Nouaison By João Severino, Vila Vita Parc.

Ingredientes:

50 ml de G’Vine Nouaison
10 ml de Esprit of June Liqueur
Gotas Bittermens Chamomile & Citrus
2 Bagos de uvas tintas
2 Kumquats
Schweppes, Premium Tonic Water

Modo de preparação:

Gelar muito bem o copo largo e retirar o excesso de água.


Adicionar os 2 bagos de uvas tintas e os 2 kumquats cortados às rodelas, mexer levemente e retirar o excesso da água.


Adicionar 50 ml de G’Vine Nouaison,10 ml de Esprit of June Liqueur, gotas Bittermens Chamomile & Citrus.



Completar cuidadosamente com Schweppes, Premium Tonic Water vertendo sobre uma colher de bar.

Mexer levemente.


Servir com uma taça de uvas à parte.

A minha segunda proposta de Perfect Gin Tónico é com Ish Gin:


I. By João Severino, Vila Vita Parc.

Ingredientes:

50 ml de Ish Gin
1 Cacho de Grenadines
1 Espiral de lima
Fever-tree, Premium Tonic Water

Modo de preparação:

Gelar o copo e retirar o excesso de água.


No copo adicionar 1 cacho de grenadines e 1 espiral de lima, mexer levemente, retirar o excesso de água.

Adicionar 50 ml de Ish Gin e acrescentar gelo.


Completar cuidadosamente com Fever-tree, Premium Tonic Water vertendo sobre uma colher de bar.


Mexer levemente.


A minha sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” é a seguinte:


My Perfect Weekend By João Severino, Vila Vita Parc

Ingredientes:

35 ml de Vodka Grey Gouse
20 ml de Lillet Blanc
20 ml de St Germain Elderflower Liqueur
10 ml de Fresh lime juice
3 Cardamoms
Drops of Orange Bitter

Modo de preparação:


Preparado no Shaker.

Macerar levemente os 3 Cardamoms.



Adicionar no shaker, 10 ml de Fresh lime juice, 20 ml de Lillet Blanc, 20 ml de St Germain Elderflower Liqueur, 35 ml de Vodka Grey Gouse e gelo.



Agitar vigorosamente.

Com técnica Double Strain.


Servir na taça a cocktail dupla previamente arrefecida. Adicionar Drops of Orange Bitter.
Decorar com uma estrelícia e casca de lima.


A minha sugestão na Modalidade de “Tiki” é a seguinte:


Overnight in Havaii By João Severino, Vila Vita Parc

Ingredientes:

30 ml de Rhum Captain Morgan Spiced
20 ml de Passoa Liqueur
10 ml de Fresh lime juice
60 ml de Fresh Pineapple  juice
60 ml de Fresh Passion Fruit Juice

Modo de preparação:



Preparado no Shaker.



Adicionar todos os ingredientes no shaker, agitar vigorosamente e verter para o copo TiKi
Serve-se no copo Tiki sobre gelo moído.


Decora-se com ananas, hortelã e ½ maracujá com Cointreau a flambear.





João Severino muito obrigado pela colaboração com o Cocktails & Mistura Fina. Votos de sucesso pessoal e profissional.


Um forte abraço.

Sem comentários: