domingo, 15 de junho de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é André Pereira, Supervisor de F&B, Bela Vista Hotel & SPA, na Praia da Rocha, Portimão.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objetivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é André Pereira, Supervisor de F&B, do Bela Vista Hotel & SPA, na Praia da Rocha, Portimão.

Foi sem dúvida uma tarde bem passada no Bela Vista Hotel & SPA, na Praia da Rocha, Portimão, um cinco estrelas inserido no palacete que foi construído em 1918 e atualmente mantém os azulejos e as madeiras originais, no Bar Vista / Restaurante Vista respira-se qualidade e tranquilidade, que prima pela excelência.


O olhar perde-se no horizonte, mais precisamente no mar da Praia da Rocha, o seu ambiente e localização foram fontes inspiradoras para a arte do Bartending, da Mixologia, da partilha de saberes, do debate de ideias… Muito obrigado pelos momentos que me proporcionaram, André Pereira e sua equipa!


André Pereira é um estudioso do mundo do bar, da gastronomia e vinhos, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar / F&B. Patenteia uma vontade enorme de evoluir e implementar os seus conhecimentos acerca do vasto e complexo mundo do Bebidas e Comidas.


Ao longo da sua carreira vem desempenhando as suas funções, com um elevado grau de profissionalismo, tendo como meta prestar o melhor serviço aos clientes, com qualidade e excelência, com os quais cria uma verdadeira empatia fidelizando os mesmos aos locais onde tem trabalhado.

André Pereira o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

André Pereira qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Estou neste momento a trabalhar, no Bela Vista Hotel & SPA, na Praia da Rocha, onde desempenho a função de Supervisor de F&B. Sou responsável pelo Vista Restaurante e por 2 Bares, o Vista Bar e o Pool Bar. Tem sido uma experiência enriquecedora, a mesma permite colocar à prova os meus conhecimentos e competências, bem como, partilhar com a equipa de bar e restaurante.


Tenho como principal objetivo dotar a equipa de restaurante / Bar das ferramentas necessárias para um ótimo desempenho nas mais variadas valências do profissional de bar e restaurante, assim como, implementar os menus / carta de bar, no Vista Bar, no Vista Restaurante, proporcionando experiências únicas e inovadoras aos nossos clientes.


André Pereira descreve qual o tipo de serviço no Vista Bar?

O conceito do Vista Bar tem por base os cocktails clássicos, releituras dos mesmos, a utilização de frutos, legumes frescos e especiarias diversas, bem como, de xaropes e purés de autor, o que faz com que o estudo dos produtos seja constante para poder apresentar as bebidas simples ou compostas com qualidade, inovação e diversidade indo ao encontro da exigência e satisfação dos clientes.


Quando começou o gosto pela profissão?

Iniciei em 2002 a minha atividade profissional, no “Camponês Restaurante Bar Dancing”, nas Ferreiras, Algarve, famoso pela realização de bailes e muita animação. Neste espaço começou o gosto pelo mundo das bebidas e aí fui desenvolvendo os meus conhecimentos.
Nesse ano fiz os exames para dar entrada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, tendo obtido aprovação. Mas por incrível que pareça optei por um curso de Comercio, Formação Profissional de nível secundário e qualificação profissional de nível IV, na Escola Profissional de Alte. O curso foi uma mais-valia a todos os níveis, pessoal e profissionalmente, fiquei capacitado entre outros aspetos para a arte de nas empresas, organizar, comunicar, comercializar e vender os diversos produtos que hoje bastante me ajudam ao desempenho das minhas funções.


Durante a tua atividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhaste?

No ano de 2007, desempenhei a minha função como chefe de bar no Hotel Cerro Mar, em Albufeira. Como desafio, para além de prestar os serviços com padrões de qualidade, tive a oportunidade de implementar um conceito no bar, atrativo para os clientes de origem Nórdica. Aqui estive até ao ano de 2009.

Em 2009, a minha vertente de estudo na área de “Comercio” avivou-se e decidi criar a minha própria empresa, um “Sand Automóvel” passou a ser a minha atividade principal.


O gosto pelo mundo bar esteve sempre presente e no ano de 2011 novo desafio profissional me foi proposto. Colaborar na abertura do Hotel Bela Vista & Spa, na Praia da Rocha, com a posição de Sub chefe de Bar. Um trabalho aliciante, onde coloquei mais uma vez as minhas capacidades à prova. A Qualidade, A Diversidade, A Inovação passou a ser a palavra de ordem no meu dia-a-dia para poder satisfazer os clientes e fideliza-los, aumentando desta forma o volume de negócio.

Em 2012, fruto do trabalho desenvolvido fui promovido a Supervisor de Bares, responsabilidade acrescida, colaboração máximo no serviço do Vista Bar e Vista Restaurante Gourmet, um serviço exigente e diferenciado. Trabalho de equipa fundamental para atingir os objetivos, futuro “Estrela Michelin”.


No ano de 2013, as responsabilidades aumentaram, assim como, a minha percussão na carreira profissional, passei a desempenhar as funções de Supervisor de F&B. Trabalho atraente, elevado espirito de equipa. O objetivo continua patente a “Estrela Michelin” o estudo profundo das iguarias e das bebidas, marcar a diferença.


André Pereira faz-nos uma breve descrição acerca do tipo de serviço, no Vista Bar. Qual a tendência no Bela Vista Hotel & SPA, na Praia da Rocha, para 2014?

O Vista Bar oferece um serviço de excelência, recebemos e servimos os clientes com simpatia, dá-se extrema importância e atenção aos detalhes. Proporciona um requintado serviço de “cocktails”, dá destaque ao “perfect serve dos Gins”, seguindo as tendências.


Atualmente trabalho arduamente com o Chefe Rogério Calhau e restante Equipa de F&B liderada por Francisco Pereira, sob a supervisão de Gonçalo Narciso, Diretor de Operações do Bela Vista Hotel & SPA para proporcionar o serviço de qualidade e possibilitar-nos a obtenção da recompensa tão desejada…“Estrela Michelin”.


Qual a tua formação a nível de bar?

Em 2006, a vontade de adquirir mais conhecimentos acerca do mundo do bar, levou-me a juntar com um grupo de amigos, apaixonados pela arte do bartending e rumei até ao sul de Espanha, onde procurei desenvolver as minhas competências, tomando conhecimento de novas técnicas na preparação dos cocktails, bem como, do conceito aplicado num famoso bar. Foi uma experiencia muito relevante na minha carreira profissional.

Ao longo da minha carreira profissional frequentei varias especializações e masters classes sobre temas como os Gins, Rum, Vodkas, Cocktails, Mixologia e outras.

Momentos marcantes foram os Workshops que frequentei dos quais destaque o de sobre a Aguardente de Medronho, desde da apanha, fermentação e destilação, o que contribuiu para aumentar os meus conhecimentos acerca desta bebida especialmente produzida no barrocal Algarvio.

Outro Workshop que me completou pelo gosto que tenho acerca da temática “Vinhos” foi a participação na vindima e em todas a etapas de produção do vinho, como, a fermentação…e até à garrafa. Foi de extrema importância para o desempenho da minha função.

Recentemente frequentei o Curso de Vinhos / Sommelier ou Escanção, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, ministrado pelos formadores Luciano Rosa e Roberto Jorge, este possibilitou-me aumentar os meus conhecimentos acerca dos vinhos, tipos, relacionamento com as iguarias… entre outros, recomendo…


Ainda no ano de 2013, foi até França, mais propriamente ao RESTAURANT CHÂTEAU EZA, que apresenta “French e Mediterranean cuisine”, na Riviera Francesa, no Château Eza hotel, do Grupo Phoenix Hotel Management, onde realizei um estágio no famoso restaurante de “ 2 Estrelas Michelin”. Uma etapa marcante, onde adquiri mais competências, desenvolvi os meus conhecimentos, que por certo estão a contribuir para o melhor desempenho da minha função. Uma experiência inesquecível.


André Pereira o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.

Quais as tuas propostas?

É com enorme gosto que partilho aqui no Cocktails & Mistura Fina 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.

A minha primeira proposta é o Cocktail “Love Me or Leave Me” da minha autoria. Nesta composição procurei o equilíbrio entre Gengibre, os Coentros, a Maça Granny Smith e o Gin com um toque citrus e a frescura do sumo de maça.

Love Me or Leave Me By André Pereira


Ingredientes:

5 cls de Gin
2 cls Sumo maça fresh 100%
2,50 cls Sumo de Lima
1 Clara de ovo
Gengibre
Coentros
Maça Granny Smith


Método de preparação:

Macerar o Gengibre, a Maça Granny Smith, adicionar os restantes ingredientes, gelo consistente no Boston Shaker. Agitar vigorosamente.


Double Strain.

Serve-se na taça Martini


Decora-se com coentros.


A minha segunda proposta é a composição de bar “Johnnie” onde os ingredientes que utilizei são de alta qualidade. Apostei na simplicidade nas notas florais e frescura, assim como, no smoke agradável do Whisky Johnnie Walker Red Label, aqui fica…

Johnnie By André Pereira


Ingredientes:

5 cls de Whisky Johnnie Walker Black Label
1, 50 cls Licor Butterscotch Bols
1, 75 cls Licor Honey Bols
2.50 cls Sumo de Lima
Alecrim


Método de preparação:

No Boston Shaker picar ligeiramente o alecrim, adicionar o sumo de lima, os restantes ingredientes, gelo solido Q.B. Agitar vigorosamente.

Double Strain.

Serve-se no Old Faschioned Glass.

Decora-se com alecrim.


Para finalizar a minha proposta, vai para uma composição de que também é da minha autoria, resultado do estudo dos ingredientes, aplicando técnicas inovadoras da mixologia as quais permitiram obter ingredientes diferenciados, capazes de surpreender o cliente. O Ruby Rise.

Ruby Rise By André Pereira


Ingredientes:

Pera rocha picada
Puré de Beterraba
Granité de Champanhe
Champanhe

Método de preparação:


No flute a champanhe adicione, a Pera Rocha picada, a Puré de Beterraba, o Granité de Champanhe e por fim o Champanhe. Sirva sem mexer com uma colher e deixe o cliente terminar a composição de bar misturando-a.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu “cocktail” clássico preferido é o Long Island Iced Tea. ( Sem Tequila ). Tenho a minha própria versão desta composição de bar da qual gosto bastante e penso que seja mais apelativa para o cliente. 


Long Island Iced Tea – By André Pereira


Ingredientes:

1.5 cl Vodka
1.5 cl White Rum
1.5 cl Triple sec
1.5 cl Gin
2,5 cl de Sumo de limão 
1 cl de açúcar

 Cola


Método de preparação:

Serviço invertido. Coloca-se primeiro a cola e termina se com a mistura espirituosa.

No  “highball glass” colocar o  gelo e a cola. 

Adicionar os ingredientes espirituosos, o sumo de limão e o açúcar no mixing glass do boston, agitar.

Decorar com casca de limão .

Dar indicação ao cliente para Misturar levemente.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

São várias as composições de bar que gosto de preparar, amo muito a minha profissão e em tudo o que faço dedique todo o meu saber e profissionalismo. No entanto e por ser da minha autoria e fazer parte da carta de bar do Vista Bar a minha eleita é Bela Vista Cocktail.


Bela Vista Cocktail By André Pereira


Ingredientes:

3, 50 cls Gin Ish
2, 50 cls Gin Ish Limed
2, 50 cls Sumo maça fresh
1,5 cl de Sumo de Lima
Gengibre
Coentros

Método de preparação:

No Boston Shaker picar ligeiramente o gengibre, adicionar em seguida os restantes ingredientes, gelo, agitar vigorosamente.

Double strain.

Serve-se no copo old fashioned trabalhado ou estilo clássico.

Preenchido no top com xarope de hibiscus e Chá de rosas com hibiscos.

Stir.

Decora-se com pétala de rosa e folha de coentros.


André Pereira qual a tua bebida preferida?

Sou um apaixonado pelo Champanhe. A minha bebida preferida é sem dúvida o Champanhe se poder escolher o Billecart-Salmon Brut Reserve Champagne, obtido da mistura de 3 castas nobres, Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, de vinhos de três anos diferentes, provenientes das melhores partes da região de Champagne. No aroma destaque a frescura floral para este cuvée que respira aromas de frutas frescas e peras maduras. Santé.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

O Barman Português que admiro é o Rui Príncipe, considero um excelente profissional, fonte inspiradora, admiro em especial pela forma como utiliza as especiarias.


A nível internacional sou fã do Giuseppe Santamaria, atualmente em Barcelona, tenho vindo a acompanhar a sua carreira e sou admirador da forma como interpreta a arte do Bartending de excelência, criatividade e inovação.


André Pereira muito obrigado pela colaboração com o Cocktails & Mistura Fina. Votos de sucesso pessoal e profissional.


Um forte abraço.


Sem comentários: