sábado, 19 de julho de 2014

Carlos Santiago, Bartender, no Pub Bonaparte, na Foz, Porto, FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, 2º Classificado.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, foi um desafio lançado pela “The Poshmakers” liderado pelo Fran Ameijeiras e Ellie Baker, bem como, por Rual Riba D’Ave da Direct Wine importador dos produtos “The Poshmakers” á Associação Barmen Barlavento Arade, dando a possibilidade aos Barmen Portugueses darem largas á sua imaginação, criatividade, profissionalismo e técnica na preparação e decoração das composições de bar. Ao mesmo tempo os participantes tinham que relacionar os seus cocktails a uma obra literária, de ficção, cómica, ou filme… a inovação, diversidade, qualidade e excelência primou nas propostas apresentadas pelos concorrentes.


Cocktails & Mistura Fina acompanhou de perto o Concurso Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, cuja final realizou-se no El Corte Inglês, em Lisboa, no passado dia 7 de julho, onde todos os participantes demonstraram elevado grau de profissionalismo e técnica, tendo os mesmos evoluído perante o distinto Júri e publico presente, com arte mestria no Bartending.
A partir de hoje passo a divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O primeiro finalista a ser apresentado é o Bartender, Carlos Santiago, ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades para A EUROPEAN BARTENDER COMPETITION - PUTTING PEN TO SHAKER 2014, a realizar em Londres dia 4 de Novembro.


Carlos Santiago qual o teu local de trabalho e qual a função que desempenhas?

Trabalho no Pub Bonaparte, na Foz, Porto. A minha função é de Bartender.


Como despertou o gosto pela profissão?

Não sendo a minha área de formação, sempre foi um hobbie e um interesse muito pessoal, todo o mundo do Bartending.


Em 2010 resolvi fazer a minha primeira formação de bar, nomeadamente, o introdução ao Flair Bartending e Elaboração de Cocktails ministrada na Cocktail Team. Após o curso comecei a trabalhar no Bonaparte e a aumentar cada vez mais o interesse e paixão por esta área.

Comecei então a explorar várias temáticas sobre a área, desde materiais, ingredientes, histórias, etc e comecei a colocar diariamente essa informação na minha página pessoal, partilhando esse conhecimento com família e amigos, hoje esse círculo alargou e tenho já associadas à página diversas pessoas que conhecem o meu trabalho.


No início deste ano realizei a formação que mudou toda a minha visão e me abriu os horizontes, foi o Balance Course da Black Pepper and Basil. Aqui tenho de agradecer ao Dave, Luis e José pela dedicação e paixão que introduzem no curso. A partir daí comecei a explorar muitas possibilidades e começaram a surgir os cocktails de assinatura, que no final são aqueles que nos definem enquanto bartenders.


Qual o Barman que tem por referência?

Como referências portuguesas tenho o Nelson Bernardes que é verdadeiramente inspirador e uma pessoa genuína e generosa na partilha do conhecimento.


O Fábio Alves, João Rodrigues, Hugo Bernardo e Miguel Gião do Columbus bar, pela fantástica equipa que formam e grande qualidade individual de cada um dos bartenders, para além de excelentes profissionais são grandes amigos.

A nível internacional aprecio muito o trabalho do David Rios e do Jamie Boudreau.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Putting Pen To Shaker?

A participação no concurso foi uma estreia para mim e, como em qualquer estreia, não sabia o que iria encontrar, acreditava na qualidade do meu cocktail mas faltava a experiência nos pormenores técnicos e mesmo o à vontade neste tipo de eventos.


O envolvimento com a marca foi importante, pois deram todo o apoio necessário. Foi muito interessante ver a apresentação dos outros participantes, pois permitiu-me assistir a diferentes formas e técnicas de trabalho. Todo o ambiente do concurso com as diferentes figuras portuguesas de renome na área a marcarem presença, demonstrou a importância o mesmo.


Foi excelente conseguir ganhar um prémio na primeira participação, agora o objetivo passa por aprimorar a apresentação para representar Portugal ao mais alto nível em Londres.


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

A organização do concurso foi excelente, sempre presente e em constante apoio. Apesar de ser do Porto e a distância física ser grande em relação ao centro de operações do concurso, senti-me sempre apoiado e informado sobre todas as etapas.


Os moldes do concurso inspiram e permitem trabalhar bastante a imaginação e criatividade. O facto do cocktail se apoiar numa obra literária dá todo um enredo ao mesmo, o que o torna mais interessante na criação, bem como na apresentação.

Carlos Santiago, em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

A minha Inspiração teve por base a vida de um jornalista que viaja de Nova Iorque para Puerto Rico para trabalhar num jornal, mas que rapidamente absorve a febre e a paixão dos locais pelo Rum. O livro retrata a vida de Paul Kemp na sua louca jornada, envolvido em álcool, calor, pecado e paixão. Com este cocktail pretendi transportar todas as vivências do personagem, transportando para a bebida o calor de Puerto Rico.


Nome: Dellirium.
Obra Literária: Rum Diary (Diário a Rum) de Hunter S. Thompson


Nome do cocktail: Dellirium by Carlos Santiago


Ingredientes:

•5cl de Rum Virgin Gorda
•3cl de Gin Ish
•1cl de Mozart chocolate negro
•4cl de sumo de limão
•2cl de xarope picante (receita caseira)
•3cl de clara de ovo


Método de preparação: Dry Shake prévio / Shake

Tipo de copo: Cálice vintage pé baixo.


Decoração: Rebordo de mix de especiarias e malagueta vermelha.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Recomendaria um outro cocktail de assinatura, este com um cariz mais fresco, ideal para uma tarde/noite de verão.

Nome: Shameless by Carlos Santiago


Ingredientes:

• 6cl Gin Bulldog
• 3cl Sumo de lima
• 3cl Xarope de alfazema
• 8 Folhas de coentros
• 8 Pontas de alecrim
• 3cl de clara de ovo
• zest de lima

Método de preparação: Dry Shake prévio / Shake

Tipo de Copo: Taça Martini

Decoração: Ramo Alecrim


Francisco Guerreiro, obrigado pelo convite para participar no Cocktails & Mistura Fina. É um prazer colaborar consigo.

Informações aqui:

Sem comentários: