domingo, 27 de julho de 2014

Daniel Carvalho, Head Bartender, no Forte S. João, Vila do Conde, Porto., FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


O terceiro Finalista a ser apresentado é o Head Bartender, Daniel Carvalho, um amigo recente, mas desde logo evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Daniel Carvalho qual o Local de trabalho e que função desempenhas?

Neste momento desempenho a função de Head-Bartender no Forte S. João, Vila do Conde, Porto.


A estrutura do forte insere-se na tipologia utilizada na arquitectura militar do século XVII.
Depois de 1834, o Forte de São João Baptista deixou de ter guarnição, sendo a partir de então utilizado para o registo de entrada e saída de embarcações da barra do Rio Ave.


Praticamente ao abandono no século XX, foi recuperado na década de 90 através do aproveitamento do espaço para a edificação de uma unidade hoteleira, tendo-se tornado nos dias de hoje em um dos espaços de Hotelaria, Restauração e Diversão de renome nacional sendo conotado como um dos melhores espaços de diversão nocturna de Verão a Norte do País.


Daniel Carvalho como despertou o gosto pela profissão?

O início do prazer nesta profissão remonta à época de 1995, pelo trabalho ainda na minha juventude em bares e discotecas de renome da noite Portuense.


Por efeitos dessa paixão, recebi formação em Técnicas de Bar Americano por Paulo Ramos Cocktail Academy, e rapidamente iniciei esta aventura mais “séria e profissional” em 2013.


Fruto do incentivo dos meus colegas de bar, clientes e amigos, procurei a especialização, realizando diversos workshops e Masterclass. A partilha de informação entre profissionais de bar também é um factor determinante na minha evolução.

Na minha opinião, estar preparado e acompanhar sempre as inovações e tendências de épocas é estritamente necessário para um Bartender.


Qual o Barman que tens por referência?



Barman de referência tenho alguns, entre tantos enormes nacionais e internacionais, sou cativado pelo fantástico trabalho do amigo Francisco Guerreiro - Fundador & Presidente da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, Pablo Melian – Gin And Twitts (um grande amigo pessoal que é enorme na arte da elaboração de Gin Tónico), Marian Beke & Luca Cinalli – Nightjar London e Diego Ferrari – Cocktail Art.



Por alturas da grande final do “Barman do Ano”, não queria deixar uma palavra de incentivo a todos os 10 enormes Bartenders Nacionais. Todos são vencedores por estarem já em tão ilustre final.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final Nacional do Concurso Putting Pen To Shaker?

Excelente. Foi o meu primeiro concurso, e como tal a expectativa e desconhecimento do que iria encontrar foi enorme, contudo a abordagem da Organização foi excepcional o que serviu para acalmar os ânimos. Conheci pessoas fantásticas entre os restantes participantes, membros da organização e amigos que entretanto apareceram no local para dar o seu apoio.


As apresentações dos restantes participantes foram fortíssimas e de enorme qualidade, o que traduz o elevado grau de competência e seriedade do Putting Pen To Shaker.

Considero que para mim a grande vitória foi estar presente entre alguns dos melhores Bartenders Nacionais, e assim ter adquirido um vasto leque de aprendizagem neste tipo de concursos.


Relembro a sempre agradável companhia da minha companheira e do Amigo Daniel Carvalho, da Gin Lovers, Portugal, como o meu grande apoio neste evento. Também ao fantástico Sandro Pimenta que é de uma abordagem e facilidade de amizade extrema, foi um prazer enorme o ter conhecido pessoalmente e ter trocado breves impressões.


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

A organização foi fantástica. O trabalho de apresentação do Mestre Francisco Guerreiro revela o excelente profissional que é, e o júri demonstrou ter não só um elevado profissionalismo e conhecimento do que pretendiam, como um cuidado especial em falar individualmente com os concorrentes dos aspectos negativos e positivos de cada apresentação.


Parabéns aos vencedores nacionais, João Severino, Honório Oliveira e Carlos Santiago.


Daniel Carvalho em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

Eis a minha descrição do Cocktail Chocolate Wish.

A escolha do nome para o cocktail, foi inspirado no livro de “Trisha Ashley” (Bestseller do Sunday Times), de seu nome “Desejos de Chocolate”.


Na perfeita aldeia de Sticklepond, Lancashire, Cloe faz e vende chocolates deliciosos e inspiradores, que contem uma frase encorajadora para cada ciente. Cloe revive amores passados com o homem que lhe destroçou o coração. Uma heroína simpática que faz chocolates, e uma aldeia cheia de personagens excêntricas e adoráveis são os ingredientes deste encantador romance de Trisha Ashley.


Um cocktail arrojado e equilibrado, com ingredientes intensos e sabores de caramelo chocolate e baunilha.

Nome do Cocktail: “Chocolate Wish” by Daniel Carvalho


Ingredientes:

- 3 Cl Ish Gin
- 3 Cl Aka Vodka
- 1,5 Cl Mozart White Chocolate Cream
- 1,5 Cl Frangelico Liqueur
- 3 Cl Sumo fresco de laranja do algarve
- 1,5 Cl Homemade Xarope Açúcar
- 1 Saqueta de chá Lipton Baunilha/Caramelo

Método de Preparação: Em um copo á parte infusionar a frio Ish Gin com o Chá Baunilha/Caramelo durante 2 minutos.


No Boston Shaker adicionar os restantes elementos, juntamente com 3 pedras de gelo grandes. Refrescar todos os ingredientes iniciais com a ajuda de uma colher de bar durante cerca de 10 segundos para uma perfeita harmonia e assim dissolver o creme de chocolate branco Mozart.

Acrescentar mais 3 pedras de gelo grandes e adicionar o Ish Gin infusionado.

Tapar o Boston Shaker e agitar fortemente cerca de 10 seg.

Servir numa taça de cocktail dupla, tipo Martini pelo método “double strain”.


Decorar o interior do copo com calda de chocolate (15 minutos no frio antes de servir), acabar com raspa de Noz-Moscada no topo.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

A minha sugestão é o cocktail Pink Lake, espero que gostem.


Nome do Cocktail: Pink Lake – Signature Cocktail by Daniel Carvalho

Ingredientes:

- 4,5 Cl Bulldog Gin
- 1,5 Cl Bols licor natural de iogurte
- 1 Cl Xarope de Framboesa
- 1,5 Cl Sumo fresco de Lima
- 1,5 Cl Sumo fresco de limão-pera espanhola
- 1 Colher de Bar de Compota Doce Extra Cereja – Produtos do Museu
- Framboesas e Mirtilos

Método de Preparação: Em um Boston Shaker, adicionar a lima, 1 framboesa, limão-pera, Xarope de Framboesa, Compota de Cereja e o Licor de iogurte juntamente com 3 pedras de gelo. Refrescar o licor de iogurte e misturar os ingredientes iniciais com a ajuda de uma colher de bar durante cerca de 10 segundos.

Acrescentar mais 3 pedras de gelo e adicionar o Gin Bulldog.

Tapar o Boston Shaker e agitar durante cerca de 10 segundos.

Servir numa taça de cocktail dupla, tipo Martini pelo método “Double Strain”.

Decorar com 1 framboesa e 2 mirtilos em palito embebido em sumo de lima, pulverizados com açúcar de baunilha.

Um cocktail arrojado com ingredientes distintos, de seu sabor cítrico e toque a frutos silvestres.


Sabor equilibrado pela doçura da cereja e acidez da não usual escolha de limão-pêra fazem deste cocktail uma total experiência de sabores e beleza com a sua límpida coloração.


Obrigado Mestre Francisco Guerreiro por mais uma oportunidade de nova rubrica no seu ilustre Blog Mixologia – Cocktails & Mistura Fina.

Votos de continuidade do excelente trabalho. Grande abraço.

Daniel Carvalho

Sem comentários: