quarta-feira, 16 de julho de 2014

Flávio Prospero, Bartender no Sky Lounge, Doubletree by Hilton Tower of London, Londres, posicionou-se no top 10, da UKBG National Cocktail Competition London Heat.

O Cocktails & Mistura Fina continua a observar o que vai acontecendo com os profissionais de bar, em Portugal e além-fronteiras. No meu último post apresentei Tiago Mira, Head Bartender no One Aldwych Hotel, Londres, o qual se destacou no UKBG National Cocktail Competition London Heat, tendo sido apurado para a Grande Final a realizar a 20 de outubro.


Hoje estou de volta com mais um grande profissional do mundo do Bar, Flávio Prospero, Bartender no Sky Lounge, Doubletree by Hilton Tower of London, Londres, que também se posicionou no top 10 da UKBG National Cocktail Competition London Heat e assim, também apurado para a Grande Final a realizar a 20 de outubro.


O Cocktails & Mistura Fina procurou saber junto de Flávio Prospero, como criou o cocktail The Diamond Tot, o qual fez com que cativa-se o exigente painel de jurados e partilhar com os amantes do Bartending.


Flávio Prospero em que te baseaste para elaborar o The Diamond Tot?

O conceito deste cocktail surge inspirado na invasão de Napoleão a Portugal, quando este tenta tomar Lisboa, a Corte portuguesa pede auxilio á armada Inglesa para transportar a realeza para o Brasil, durante esta viagem havia o risco de doenças, enquanto a tripulação recebia uma quota diária de rum, o Tot, foi criada uma bebida requintada para a realeza, juntando os melhores ingredientes a bordo, começando pelo Rum, um Navy Rum destilado na Guyana na Diamond Distillery, O Brandymel de Portugal, a tangerina e a lima para providenciar frescura e vitamina, o manjericão para o aroma e a clara de ovo para cremosidade e proteção estomacal, uma bebida requintada com propriedades medicinais contra a gripe, apresentada numa arca do tesouro com um diamante em forma de mapa-mundo.
E assim surge o The Diamond Tot, uma ode aos marinheiros e descobridores do novo mundo.


The Diamond Tot by Flávio Prospero

40ml Woods 100
25ml Brandymel Honey Liqueur
15ml Fresh lime
40ml Fresh mandarine juice
6 Basil leafs
20 ml Egg white


Metodo de preparação: Dry shake, then shake and double strain.

Serve-se no Coupette

Decoração: Basil leaf.


Flávio Prospero o que destacas da tua participação na UKBG National Cocktail Competition London Heat?

Este cocktail valeu-me a passagem á final com a segunda melhor pontuação do dia, a final terá lugar no dia 20 de outubro no bar do Salvatore Calabrese o Playboy Club. Nesta prova tive ainda o prazer de ter á minha frente como júri Peter Dorelli.


Agradecer o apoio, mais uma vez, dos colegas e amigos, Pedro Paulo e Tiago Mira que também estiveram presentes no dia, tendo o prazer de disputar a final com o Tiago.


Estar na final para mim significa um sonho e objetivo pessoal para este ano, espero ter uma boa prestação na final e obter um bom resultado, seria extremamente importante para mim.


Desde já agradeço ao amigo Francisco pelo apoio e divulgação do trabalho dos bartenders portugueses. Um bem-haja.


Flávio Prospero Cocktails & Mistura Fina sabe do teu dinamismo e procura constante do conhecimento, bem como, da partilha dos mais diversos temas sobre o bar e a formação. Quais os próximos projetos?


Entretanto tenho outra receita em competição, desta vez para a Luxardo e possivelmente participarei em mais alguma. Enquanto isso tenho estado a aprofundar os conhecimentos na categoria do rum com o Blog Rum Portugal e mais uma certificação pela associação do autêntico rum caribenho e estou a preparar uma Masterclass para setembro no Algarve, com o projeto cocktailmed, sobre sabores mediterrânicos.


Informações aqui:

Sem comentários: