quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Joao Severino, Bartender, no Aladin Bar, no Resort Vila Vita Parc Hotel & Spa, em Alporchinhos, Algarve, VENCEDOR, da Fase Algarve do Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal, acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O sétimo Finalista a ser apresentado é João Severino, principal Bartender, no Aladin Bar, no Resort Vila Vita Parc Hotel & Spa, em Alporchinhos, Algarve, VENCEDOR, da Fase Algarve do Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.


Mais um amigo que tenho vindo a acompanhar, o qual tem evidenciado elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais, bem como, o maior sucesso na participação na EUROPEAN BARTENDER COMPETITION - PUTTING PEN TO SHAKER 2014, a realizar em Londres dia 4 de Novembro.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que possibilitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


João Severino qual o local de trabalho e que função desempenhas?

Gostaria de começar por agradecer, por uma vez mais ser convidado para uma participação no seu Blog. É para mim um prazer.

Eu exerço a minha atividade como principal Bartender, no Aladin bar, situado no Resort Vila Vita Parc Hotel & Spa, em Alporchinhos, Algarve.


Como despertou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão apareceu como por acaso, ao começar por trabalhar nos meses de verão durante as férias escolares. Foi esse o meu primeiro contato com a indústria hoteleira, essa ligação, nunca mais foi quebrada.


Qual o Barman que tens por referência?

As minhas referências são diversificadas, pois fui aprendendo com todos os grandes profissionais que tive e tenho a sorte de ter conhecido. Mas acho que seria justo destacar nomes como o chefe Luis Bragança e Jorge Miguel, meus monitores da escola hoteleira que me incutiram o gosto, conhecimentos e a tão necessária disciplina por esta atividade. Depois destes tenho que mencionar o meu Bar Manager Joaquim Veras, cuja paixão, profissionalismo e dedicação há profissão contagiam quem, como eu, com ele trabalham diariamente. Tem, sem dúvida, uma importância enorme no meu crescimento como profissional. Não posso também esquecer os meus colegas Domingos Silva, António Encarnação, Samuel Sequeira e Vítor Leote como grandes exemplos a seguir.



Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Putting Pen To Shaker?

O concurso Putting Pen to Shaker despertou a minha atenção por ser uma competição onde nos é pedido não só para apresentar um cocktail de assinatura, mas também relacionar esse com uma história seja ela proveniente de um livro, de um filme, etç. Digamos que a fasquia foi elevada, o apelo á criatividade evidenciado, tornando o desafio mais aliciante.


Sobre a minha participação na final posso dizer que estou muito entusiasmado e também um pouco ansioso. Trata-se de algo grande para mim e vou dar o meu melhor para que possa apresentar um bom trabalho.

Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

Para a organização do concurso só tenho elogios. São os próprios proprietários da marca a receber os concorrentes algo que é de enaltecer, tiveram o cuidado de promover uma masterclass em que foi dado a conhecer aos potenciais concorrentes toda a orgânica da competição e um conhecimento mais aprofundado sobre os seus produtos. Depois, foi feita parceira com a Associação Barman Barlavento Arade, que fez a ligação com os profissionais portugueses. Trata-se, sem dúvida, de uma organização cuidada.


João Severino em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

Esta composição é inspirada no livro "Message in a bottle" de Nicholas Sparks.
Nesta minha assinatura vou recriar as cartas de amor e toda a ligação ao mar presentes no livro que mais tarde passou também para o grande ecrã.


Toda a decoração circundante ao cocktail em si terá como motivação principal o mar, fator em grande evidência na obra de Nicholas Sparks.


LOVE LETTER by Joao Severino, do Resort Vila Vita Parc Hotel & Spa


Ingredientes:

40 ml rum Virgin Gorda
20 ml Ish Limão gin
20 ml Bols Blue Curaçau
20 ml Clara de ovo pasteurizada
10 ml Xarope de ruibarbo caseiro
¼ Fatia de ananás
4 Cardamomos
3 Gotas Bittermens Boston camomila e laranja


Método de preparação: Colocar no shaker a clara de ovo pasteurizada e bater no shaker sem gelo.

Adicionar o ananas e os cardamomos e macerar.

Adicionar os restantes ingredientes e bater no shaker.


Double strain para taça a cocktail dupla.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

SUMMER DAY by Joao Severino, do Resort Vila Vita Parc Hotel & Spa


Ingredientes:

40 ml Martin Miller`s gin
15 ml Cointreau
20 ml Clara de ovo pasteurizada
10 ml Monin xarope de açúcar
10 ml Sumo de lima natural
4 Unidades. Framboesas
Zeste laranja


Método de preparação: No shaker colocar a clara de ovo pasteurizada e bater sem gelo (dry shake). Seguidamente adicionar as framboesas e esmagar.

Adicionar depois os restantes ingredientes de bater vigorosamente.

Double strain para taça a cocktail dupla.

Polvilhar com óleo da casca de laranja e descartar a mesma.

Decorar com pétala de rosa vermelha.


Uma vez mais, grato pelo convite e um até breve.
Melhores comprimentos.

João Severino.


Sem comentários: