segunda-feira, 11 de agosto de 2014

José Guerreiro, Bar Manager, no Yellow Alvor Garden, Portimão, Algarve, FINALISTA. no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal, acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O sexto Finalista a ser apresentado é José Guerreiro, Bar Manager, no Yellow Alvor Garden, Portimão, Algarve, FINALISTA, no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, um amigo que tenho vindo a acompanhar, o qual desde de sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


José Guerreiro qual o local de trabalho e que função desempenhas?

Trabalho no Grupo Yellow Hotels. Atualmente sou Bar Manager, no hotel Yellow Alvor Garden, em Portimão, Algarve.


Como despertou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão surgiu por acaso quando procurava trabalho nas férias de verão no longínquo ano de 1990, a partir desse ano a procura e necessidade e aprender, aperfeiçoar e me formar profissionalmente surgiu naturalmente e assim o fiz acertadamente.


Qual o Barman que tens por referência?

Como referência no mundo do bar, não tenho um nome em concreto, apenas assimilo um pouco de todas as referências nacionais e mundiais e tento estar actualizado o mais possível.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Putting Pen To Shaker?

É uma opinião positiva, há sempre coisas novas a surgir e apresentadas por outros concorrentes.


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

Foi um concurso interessante com uma vertente nova (literatura) é sempre bom haver desafios diferentes para sair da rutina clássica. Espero que seja para durar.


José Guerreiro em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

Tema (livro) de inspiração: MOULIN ROUGE

Descrição breve:
Moulin Rouge, é segundo alguns críticos e especialistas o local onde nasceu a dança mundialmente conhecida como "CAN CAN" e o conceituado CABARÈT, é uma sala de espetáculos situada na zona de Pigalle (Boulevard de Clichy) em Paris, é atualmente ponto de visita obrigatório para qualquer turista. Moulin Rouge foi construído em 1889 por Josep Oller e distingue se pelo grande moinho vermelho situado no tecto do edifício, é sem dúvida um dos maiores símbolos ligado á Boémia da Parisiense onde oferece atualmente grande variedade de espetáculos e é seguido e imitado por muitos clubes de entretenimento musical em todo o mundo.


Ficou cinematograficamente conhecido pelo filme (2001) com o mesmo nome onde participaram grandes nomes da actualidade musical e cinematográfica.

Actualmente existem várias obras editadas em livro onde é descrevido todo o ambiente e conceito em redor deste magnífico local de entretenimento que também funciona como discoteca.


Assim nasceu o meu cocktail para participar no Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal.


Nome: The Love of My Life by Jose Guerreiro

Ingredientes:

2.5cl Rum Virgin Gorda
2.5cl Aka Vodka (com infusão de framboesas canela e erva doce)
1.5cl Licor de Avelã (Frangelico)
1.0cl Licor de Baunilha &Especiarias (Galiano)
1.0cl Mel de Rosmaninho e flores de Alecrim (caseiro)
3.0cl Puré de Pera, Maçã e Limão (mix caseiro:3 partes de pêra,1 parte de maçã e 1 parte de limão natural)
1.0cl Sumo de Cereja Natural


Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no shaker sem gelo, agitar vigorosamente (dry shake), adicionar gelo e agitar novamente, verter & coar (strain) para a taça, decorar e servir.

Decoração: Nabo, beterraba.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Vou recomendar um dos cocktails que está no meu muito restrito grupo de cocktails favoritos é o MINT JULIP;


Ingredientes:

Whiskey Bourbon,
Hortelã,
Açúcar,
Água Gaseificada
Gelo Moído



Método de preparação: Num copo tipo old fashion macerar a hortelã e o açúcar ligeiramente, adicionar um pouco de agua se necessário, adicionar o whiskey, gelo moído e acrescentar agua gaseificada, decorar com um ramo de hortelã fresco.


Sem comentários: