sábado, 2 de agosto de 2014

Paulo Gomes, Bartender, no Portugal Boutique Hotel, Lisboa, FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal, acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


O quinto Finalista a ser apresentado é o Paulo Gomes, Bartender, no Portugal Boutique Hotel, Lisboa, FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal, um amigo que tenho vindo a acompanhar, o qual desde de sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Paulo Gomes qual o local de trabalho e que função desempenhas?

Trabalho no grupo Sotelmo, que detêm o Hotel Mundial e Portugal Boutique Hotel (Hotel Portugal), é neste último hotel que me encontro a trabalhar como bartender neste momento, num projecto muito diferente do anterior (Rooftop Bar – Hotel Mundial).


Como despertou o gosto pela profissão?

Tudo começou aos 6/7 anos (claro que não me passava pela cabeça ser barman), foi quando o meu pai comprou um restaurante e eu nessa altura já era fascinado por servir clientes e poder mexer numa máquina de café espresso, onde para conseguir tirar um, tinha de me por em cima de uma grade de bebidas para chegar aos manípulos.


Em toda a minha juventude e adolescência estive sempre em contacto com o mundo do bar, claro que de uma maneira simples, mas estava a adquirir a base de aprendizagem que hoje possuo.

Como todos os adolescentes, tive vários interesses antes de chegar ao começo profissional desta profissão, entre os quais fui jogador de basket, onde fui campeão de Lisboa, isto até chumbar dois anos seguidos e o meu pai me ter tirado, entretanto comecei a ter o bichinho da musica que me levou a ser DJ e aqui mais uma vez comecei a ter contacto com o mundo de bar mas de outra prespectiva, mas, mais uma vez estava a formar-me porque inconscientemente, comecei a ver vários barmen a fazer misturas, e ver todo o serviço desempenhado pelos vários profissionais com que me deparei, e ter aquele contacto com o público de que gosto muito.


 Em 1998, deixo de estudar e começo a trabalhar como manderete, e depois bagageiro no Hotel Mundial até ao ano de 2000 quando tive de ir para a tropa. Quando regressei, queria deixar a posição que estava, e em 2001 recebi um convite para fazer parte da equipa de bar, convite, esse que aceitei prontamente! A partir daqui foi quando comecei a construir a minha carreira como barman primeiro como estagiário de bar, Barman de 2ª, Barman de 1ª e Responsável, Isto tudo complementado com cursos e formações e a minha grande vontade e inquietude de apreender e de procurar a informação que queria e necessitava para poder desempenhar o meu cargo com a maior dignidade.


Qual o Barman que tem por referência?

Não tenho nem conseguia nomear apenas um, para além dos nomes indicarei o que mais me inspira...

Internacional:

Luca Cinalli: Técnica, sabedoria, paixão e criatividade.


Simone Carporale: Alegria, humor, comunicação e humildade.


Tony Conigliaro: Simplicidade, conhecimento, classe e dedicação.


Dennis Zoppi: Postura, criatividade, alegria e glamour.


Nacional:

David Palethorpe: Sabedoria, paixão, dedicação e simplicidade.


Alberto Pires: Empreendorismo, conhecimento, lutador e atitude.


No futuro serão muitos mais nacionais, porque faço parte duma juventude de barmen que está a evoluir e a desempenhar a sua profissão com uma maior e melhor atitude o que em poucos anos irá dar um saldo muito positivo.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final do Concurso Putting Pen To Shaker?

É muito positiva, visto que o desafio é interessante e puxa pela criatividade, e consegui o que pretendia.


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

Acho que para primeiro ano da competição em Portugal foi positivo!

Como atrás referi o desafio é muito interessante e à partida parece fácil, mas dependendo do livro, o mesmo pode dar algumas dores de cabeça.


É um tipo de concurso que puxa pela criatividade dos participantes e obriga-os a ter um conhecimento para poderem misturar as bebidas da marca com os ingredientes e estes conjugarem na perfeição com a inspiração literária.


Paulo Gomes em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

A minha Inspiração:
No Livro, o autor Miguel Esteves Cardoso, escreve crónicas sobre um Portugal tradicionalista, desconhecido e aventureiro, mas ao mesmo tempo de uma nova vaga, inconformista, tudo isto com um sentido critico e de crítica construtiva.

O ponto de inspiração para o meu cocktail é esta irreverência, tradição e aventura por caminhos desconhecidos bem ao jeito dos nossos descobridores, que me levaram para a criação do "Spring adventure", (Aventura de Primavera).


Esta inspiração levou-me a ir buscar ingredientes muito comuns (tradicionais), no nosso país mas que são estranhos (desconhecidos), em cocktail, e com um instinto provocador e contemporâneo que é tão característico do estilo de Miguel Esteves Cardoso, expressar a minha crónica sobre as minhas aventuras de primavera/verão nas muitas festas populares onde predominam os aromas de eucalipto, Sardinhas com pimentos assados, Frango com pirí-pirí e caracóis com orégãos, e na qual juntei o tradicionalismo da bebida mais conhecida em Portugal, o Vinho do Porto, mas aqui introduzi um lado desconhecido que é o Porto Branco com o lado aventureiro do pirí-pirí, flor de sal e mel que juntei com a contemporaneidade dos "boom" do gin em Portugal.


Nome: Spring Adventure by Paulo Gomes

Ingredientes:

 40ml Gin ISH
20ml AKA Vodka
15ml Porto Branco Doce com infusão de piri-piri
40ml Sumo de lima
30ml Mel de Eucalipto e Urze (syrup 1:1)
3 Colheres de bar de compota de pimentos vermelhos
Flor de sal de Tavira


Método de Preparação: Shaker com Double Strain

Decoração: Orégãos frescos, folhas de eucalipto frescas

Copo: Old Fashioned


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

A minha sugestão é: Black Forest Shrub


Ingredientes:

50ml Bulldog Gin
15ml Porto Ruby
40ml Black Forest Shrub*
20ml Sumo fresco de limão
Folhas de Mangericão

Método de Preparação: Shaker

Decoração: “Frutos negros”

 *Black Forest Shrub (amora negra, groselha preta, mirtilo, cássis), açúcar, vinagre e álcool. 

Copo: Lata



Obrigado Sr. Francisco Guerreiro, e continue nesta jornada de informação e dedicação a esta classe.

Sem comentários: