sábado, 13 de setembro de 2014

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, By Carlos Santiago, Bartender, no Pub Bonaparte, na Foz do Douro, Porto.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico”, as quais são inéditas ou de autor e uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”.


Conforme tenho afirmado em Rubricas anteriores há muito tempo que se bebe o Gin Tónico em Portugal e pelos quatro cantos do mundo no entanto a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje continuamos a “viajar” pelo norte do país até à Foz do Douro, Porto, para partilhar convosco mais um apaixonado pelo universo do bar, o qual já colaborou anteriormente com o Cocktails & Mistura Fina, o Carlos Santiago, Bartender, no Pub Bonaparte.


Carlos Santiago qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no Pub Bonaparte, situado na Foz do Douro, Porto, a função que desempenho é de Bartender.


Apresenta-nos o Pub Bonaparte?

Este mítico pub da cidade do Porto, tipo irlandês, pertencia a um alemão, KlausTeicgräber. Fica situado na Foz do Douro em frente ao mar, entre o castelo do Queijo e o castelo da Foz. O "Bona", como é conhecido pelos clientes habituais, conta 37 anos, com o espírito alternativo a manter-se ao longo das décadas. Quem por cá passa acaba por voltar, quer pela decoração, quer pela música ou por ser um dos locais onde se podem degustar diversas cervejas, whiskies, cocktails ou um bom vinho.


Qual o tipo de serviço no Pub Bonaparte?

Neste Pub não desempenho apenas funções de bartender (Behind the Bar), o atendimento é realizado à mesa, com contacto directo com o cliente. É um local que é procurado pela grande variedade de cervejas que disponibiliza, no entanto existe espaço para alguma criatividade na elaboração de cocktails, sendo que esta vertente ainda está em desenvolvimento no norte do país, pois não existe ainda a cultura da saída para degustar um cocktail, como podemos constatar em Lisboa (Cinco Lounge) e em Faro (Columbus), por exemplo.


Quando começou o gosto pela profissão?

Acerca do gosto pela profissão tudo começou por uma brincadeira na realização do curso de Introdução ao Flair Bartending e Elaboração de Cocktails com o Hugo Silva da Cocktail Team, em 2010. Após esta formação descobri que esta seria a área na qual iria apostar fazer carreira.


Logo após esta formação iniciei o meu trabalho no Bonaparte e durante estes 4 anos tenho realizado diversas formações, sendo que a última efectuei no início deste ano, o Balance Course no Cinco Lounge, com o Luís Domingos, o Dave Palethorpe e o José Robertson. Este incremento aos meus conhecimentos elevou ainda mais a fasquia na vontade de crescer, revelando-se uma experiência fantástica. Este, ainda curto, percurso atingiu o apogeu com a minha qualificação para a final europeia do concurso Putting Pen to Shaker, onde irei representar Portugal, juntamente com o Honório Oliveira e o João Severino.


O Cocktails & Mistura Fina agradece pelo facto de compartilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico”, as quais são inéditas ou de autor e uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini”.


Quais as tuas propostas / sugestões?

A minha primeira sugestão para o Perfect Gin Tónico é: ISH Tónico

O seu estilo tradicional, com um puch extra de zimbro, faz dele um autêntico gin British. É elegante no nariz e bem estruturado no palato com notas cítricas doces, no olfacto denota-se o intenso aroma a zimbro e coentro, com notas de citrinos.

A Tónica Fever-Tree não sendo demasiado amarga, acaba por ter um aroma transversal a todos os gostos, realizando o sabor do gin.

ISH Tónico by Carlos Santiago, Pub Bonaparte, Porto


Ingredientes:

5cl de ISH
20cl de Fever-treeTonic
Zest de lima
Edge de toranja

Modo de preparação:
- Gelar o copo e retirar o excesso de água;

- Aromatizar o gelo e o copo com a zest de lima e a edge de toranja;

- Adicionar 5cl de Gin ISH;

- Adicionar lentamente a tónica.

Como segunda sugestão para o Perfect Gin Tónico apresento: Tanqueray Ten

O facto de utilizar frutas frescas na destilação faz com que este gin obtenha um sabor mais fresco e natural, notando-se de qualquer forma a personalidade bem vincada do Tanqueray, com as suas notas de zimbro bem presentes.

Servido com a Fever-Tree Mediterrânica, realçamos toda a frescura deste gin, sendo uma excelente bebida de fim de tarde.

Tanqueray Ten by Carlos Santiago, Pub Bonaparte, Porto


Ingredientes:

5cl Tanqueray Tem
20cl Fever-Tree Mediterrânica
Rodelas de maçã
Zest lima

Modo de preparação:

- Gelar o copo e retirar o excesso de água;

- Aromatizar o gelo e o copo com a zest de lima e a rodela de maçã;

- Adicionar 5cl de Tanqueray Ten;

- Adicionar lentamente a tónica.

Para um cocktail “Tipo Martini” sugiro o seguinte: Porto Martini


A criação deste cocktail surgiu da minha necessidade de utilizar a bebida mais famosa da minha cidade, o Porto. Na base da criação esteve a pergunta: “Se o James Bond entrasse no meu bar o que serviria?” A resposta foi: Um Porto Martini.

A ideia foi desconstruir o Dry Martini e substituir o Dry Vermute pelo néctar da minha cidade, o Porto, para este cocktail o branco. Apesar das notas ligeiramente doces do Porto Branco, torna-se uma junção bastante agradável, não deixando de dar um carácter forte a este cocktail.

Porto Martini by Carlos Santiago, Pub Bonaparte, Porto


Ingredientes:

6cl Tanqueray
1cl Porto Branco
Zest limão

Modo de preparação:

- Juntar os ingredientes num mixing glass.

- Adicionar gelo e mexer até diluir;

- Coar para a taça de cocktail;

- Espremer a zest e soltá-la na taça.


Cocktails & Mistura Fina faz votos para que continues a ter o maior sucesso pessoal e profissional!!!

Sem comentários: